1.19.2016

Charutos Marroquinos de carne e quinoa

Já não é novidade para ninguém que eu não gosto de desperdiçar comida... e que os meus rapazes não gostam nada de comer comida requentada. Ora, esta combinação "obriga-me" a estar sempre a inventar reciclar as sobras. Esta receita, inspirada nas "Pastillas marroquinas de borrego" do livro Poupe com o Jamie, foram feitas com sobras deste Lombinho de porco desfiado e foram aprovadíssimas pelos homens da casa!



Ingredientes
100g de quinoa
2 cebolas
4 dentes de alho
60g de sultanas 
azeite q.b.
1 colher de chá de cúrcuma em pó Margão
1/2 colher de chá de sementes de cominho
1/2 colher de chá de canela Margão
250g de sobras de  carne de porco cozinhada
70g de queijo feta 
1 pitada de sal by Necton
4 folhas de massa filo
1 colher de sopa de sementes de gergelim
1 colher de chá de açúcar em pó

Confeção
Coza a quinoa em água com sal por cerca de 15 minutos. Escorra e reserve.
Descasque e pique finamente a cebola e o alho, e leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite,  juntamente com as sultanas. Junte o açafrão, a canela  e as sementes de cominho. Cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até que a cebola esteja amolecida, mexendo ocasionalmente. Desfie finamente a carne, adicione à frigideira e cozinhe por mais 5 minutos, em seguida, retire do lume. Junte a quinoa, o queijo feta em pedaços e envolva tudo.

Pré-aqueça o forno a 180º. Corte cada folha de filo a meio no sentido da altura, de modo a ficar com 2 "tiras" longas. Coloque cada tira sobre uma superfície de trabalho limpa e pincele-a com azeite. Coloque umas 3 colheres de sopa da mistura de carne e quinoa no topo da tira e enrole dobrando os lados para dentro, como grandes charutos. Coloque-os numa assadeira antiaderente, pincele com um pouco de azeite e polvilhe com as sementes de gergelim. Peneire por cima o açúcar em pó e leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até dourar.





Bom apetite!


Tempo de preparação: 30minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: lombinho de porcoN.º de porções: 6Prato: Prato principal

7 comentários:

  1. Ficou uma refeição bem interessante! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amei esta receita! Vou ter de fazer.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão e imagino o cheirinho a sair do forno...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que apetitosas ficaram Mª João!!
    Eu também não desperdiço nada. Nem que seja uma colher de arroz. Há um dia por semana cá em casa que é o "jantar dos restos" e tudo se come e aproveita!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. They look so yummy!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  6. Que catitas que ficaram esses charutos! E com um aspecto irresistível. Cá em casa também se aplica o desperdício "zero" e tudo o que sobra é transformado noutra receita de aproveitamento, o que dá imenso gozo porque dá-me liberdade para inventar. Gostei muito desta ideia, vou levar a receita. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...