1.21.2016

Empadão de Salmão e brócolos

Esta semana temos mais uma receita de aproveitamentos, desta vez, deste puré de batata. Mas, mesmo que não tenham sobras de puré, façam de propósito para este empadão... sim, é assim tão bom e aconchegante. Uma refeição perfeita para o Inverno!




Ingredientes
1 chalota
1 dente de alho
100ml de leite

1 folha de louro
2
filetes de salmão
1 chávena de brócolos fatiados
1 fio de azeite

1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de amido de milho
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
2 chávenas de puré de batata (usei sobras deste


Confeção
Coloque a chalota cortada em 4 e o dente de alho numa panela larga, juntamente com o leite e o louro e leve a ferver. Baixe o lume, mergulhe os filetes de salmão e os brócolos fatiados e deixe cozinhar por 3-4 minutos; não importa se o peixe fique um pouco mal passada nesta fase. Retire o peixe e os brócolos, coe o liquido e reserve ambos.
Derreta a manteiga na panela, juntamente com o azeite. Misture o amido de milho e cozinhe, mexendo sempre, por alguns segundos. Aos poucos, junte o leite de cozimento do salmão reservado e deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar e obter uma consistência de molho. Tempere bem com sal e pimenta a gosto.
 
Pré-aqueça o forno a 180°. Lasque o peixe em pedaços médios, adicione ao molho, assim como os brócolos e envolva. Deite numa assadeira (eu usei umas individuais) e cubra com colheradas do puré de batata. Asse no forno por 15 minutos, até dourar. 
 
Bom Apetite!
Tempo de preparação: 30 minutos;  Dificuldademédio; VegetarianoNão; Para crianças: SimIngrediente principal: salmão;  N.º de porções: 2; Prato: prato principal

9 comentários:

  1. Refeição perfeita e confortante. Gosto.
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. De salmão nunca fiz , este tem muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  3. boa sugestão para aproveitamento....também não gosto de desperdício.Vou guardar para fazer. obrigada pela sugestão.bjk
    Raquel : http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que combinação tão deliciosa Ma. João!
    Adoro salmão com verdes em empadões e lasanhas e por isso, não podia ficar indiferente a esta maravilha.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Duas coisas que adoro e que como quase todos os dias broculos e salmão, h dois anos fiz uma cirurgia e durante dois meses uma das únicas proteinas que eu conseguia comer era salmão felizmente eu adoro e não sou de enjoar porque comia literalmente todos os dias... cru ou cozinhado hoje continuo a adorar e esta semana mesmo vou fazer esta receita :D

    ResponderEliminar
  6. Belo empadão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/gaspacho-aromatico.html

    ResponderEliminar
  7. Adoro empadão de salmão, tenho uma receita no blog e é uma maravilha. Aliás, salmão é dos meus peixes preferidos e quando é usado nestes pratinhos de forno que tão bem fazem à alma, upa, upa! Excelente sugestão amiga! :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Amo brócolis e quando dá incluo nas refeições. Combinação perfeita.
    Aproveito e fico com você aqui.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar