3.01.2016

Dia Um... Na Cozinha! e uma Empada de Camarão, abóbora e leite de coco

Nesta cozinha fazem-se bastantes empadas, grandes ou pequenas, como já devem ter percebido! São uma refeição de conforto e permitem uma imensidão de combinações de sabores. 
Para mim, que adoro ir construindo a receita conforme vou cozinhando, o recheio de uma empada é a desculpa perfeita para fazer isso... Por isso, assim que vi o tema deste mês do Dia Um... Na Cozinha! percebi que não podia mesmo faltar ao desfile de março!




Ingredientes 
Para a massa: 50g de água
50g de azeite
50g de vinho branco
100g de banha
1 colher de chá de sal by Necton  
1 ovo
1 colher de sopa de ervas de provence
450g de farinha

Para o recheio:
1 cebola
1 cenoura
1 colher de sopa de molho de tomate
1 dente de alho
1 fio de azeite
1 chávena de abóbora em pedaços pequenos
400g camarão, com casca 
250 ml de leite de coco 
250 ml de leite
Sal by Necton q.b. 
Pimenta Margão q.b.
1 pitada de noz moscada Margão 
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de amido de milho
1 erva príncipe
1 malagueta

Confeção  
Bimby: 
Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve.  
No copo, coloque a cebola, o dente de alho, a cenoura, a malagueta e a erva príncipe (só a parte branca). Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite, o molho de tomate e a abóbora, tempere com uma pitada de sal e refogue 5 min / varoma / vel colher inversa. Retire e reserve. 
Coloque o leite, sal, pimenta e os camarões no copo e programe 6 min/varoma/ vel colher inversa. Retire os camarões, descasque-os, devolva as cascas e cabeças ao copo e programe 1 min/varoma/vel 5. Coe as cascas com o cesto. Coloque o leite coado, o leite de coco, a margarina e o amido de milho no copo e programe 6 min/90ºC/vel 4. Junte os camarões cortados em pedaços e os legumes, retifique os temperos de sal e pimenta, junte a noz moscada e programe mais 2 min/ 90ºC/vel colher inversa. Deixe arrefecer.
 
Tradicional:


Coloque a farinha com o sal e as ervas numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.


Num tacho com azeite, refogue a cebola e o alho picados, a cenoura ralada, a malagueta picada e a erva príncipe (só a parte branca) fatiada finamente. Junte a abóbora e o molho de tomate, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar mais uns minutos. Reserve. 

Coza o camarão no leite com sal e pimenta. Retire assim que o camarão ficar rosado, descasque e volte a colocar as cabeças no leite. Passe as cabeças com a trituradora. Passe o leite por um passador e reserve.


Num tachinho, derreta a margarina e junte o amido de milho, deixando cozinhar um pouco. Junte o leite e o leite de coco a pouco e pouco, mexendo com uma vara de arames até terminar o leite. Junte os camarões cortados em pedaços e os legumes, retifique os temperos de sal e pimenta, junte a noz moscada e deixe cozinhar mais um pouco, para incorporar os sabores. Deixe arrefecer.



Pré-aqueça o forno a 180º. 
Unte uma forma com azeite. 
Divida a massa em 2 e abra um deles em círculo. Forre a forma - fundo e laterais. Deite o recheio e cubra com a restante massa. Neste caso, fiz um entrançado à volta e usei um cortador de bolacha em coração para o topo.


Leve ao forno por cerca de 40 min. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 90 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Camarão, abóbora, leite de coco; N.º de porções: 5; Prato: prato principal

8 comentários:

  1. Original! Gosto desta mistura de sabores. E a massa também é diferente do habitual.
    Beijinho. Susana
    http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Uma empada que deve ser uma delícia e ficou tão amorosa com os corações espalhados.
    Fantástica!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou linda!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Querida Maria João,

    Muito obrigada pela tua visita, é sempre um enorme prazer "ver-te" pela minha cozinha ! :)
    Adoro esta tua empada em formato XL, com um recheio inusitado e decerto irresistível a que não ficaria indiferente ! E ficou linda, linda !
    Muito obrigada também pela tua presença no desfile, sabes o quanto gostamos ter-te connosco sempre que possas !
    Um beijinho grande :)

    ResponderEliminar
  5. Esta empada tem ar de quero mais :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro empadas e não faço tantas vezes quantas as que gostaria, mas coincidência, ainda hoje estava a ver a receita de uma empada gigante que me deixou a salivar e brevemente não me escapará.
    Amei esta tua combinação e o aspecto não engana.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da sugestão. Diferente mas com um aspecto deliciso :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Adorei a tua empada!
    Uma mistura de sabores muito apetecível. ;)
    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar