5.13.2016

Quadrados húmidos de coco e limão

Assim, de repente, já chegámos a outro fim de semana... tenho a sensação de que tudo anda a passar demasiado depressa, as semanas, o trabalho, o tempo para amigos e família, tudo fica "curto" e acabo invariavelmente com a sensação de que estou em falta! Chegámos a outro fim de semana e eu, como tem vindo a hábito, acabo por "empurrar" muito do que não consigo fazer durante a semana, para o fim de semana... Ainda assim, não pode faltar (porque até ajuda a suportar o excesso de trabalho) um bolinho! 




Ingredientes
2 limões (raspa e sumo)
200g de açúcar 
4 ovos
100g de margarina
1 chávena de coco ralado, mais um pouco para polvilhar
2 chávenas de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
1 chávena de leite de coco
 
para a calda:
casca e sumo de 1 limão 
75g de açúcar
50 ml de água
 
Confeção
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve ao lume ou ao microondas o leite de coco e a margarina até esta derreter. Deixe arrefecer. 
 
Bimby:
Corte a casca dos 2 limões e coloque-as no copo. Adicione o açúcar e programe 10 seg/vel 9. Coloque a borboleta, junte os ovos e programe 5 min/vel 4. Junte junte o coco, a farinha e o fermento e misture 10 seg/vel 4. Junte depois o leite de coco e a margarina e o sumo de limão e misture 10 seg/vel 4.
Deite a massa do bolo numa forma retangular de 20x30cm previamente untada, salpique com coco ralado e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou o bolo estar cozido.

Enquanto o bolo coze, prepare a calda, colocando no copo lavado, o açúcar, a água e casca do limão. Programe 10 min/Varoma/vel 1. Junte o sumo do limão no final e reserve.

Tradicional:
Misture o açúcar com as raspas dos 2 limões e misture com as mãos, para libertar os óleos do limão. Passe este açúcar aromatizado para uma taça juntamente com os ovos e bata por cerca de 5 min com a batedeira. Junte o coco, a farinha e o fermento e misture, sem bater demasiado. Junte depois o leite de coco e a margarina, bem como o sumo de limão e misture.
Deite a massa do bolo numa forma retangular de 20x30cm previamente untada, salpique com coco ralado e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou o bolo estar cozido.

Enquanto o bolo coze, prepare a calda: leve um tachinho ao lume com o açúcar, a água e as cascas de limão. Deixe ferver cerca de 10 minutos, até engrossar sem escurecer, junte o sumo de limão, apague e reserve.
 
Retire o bolo do forno e, com o bolo ainda quente, espalhe a calda por cima. Deixe arrefecer completamente antes de cortar em quadrados.


Bom apetite!


Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: coco, limão; N.º de porções: 20; Prato: Bolo

11 comentários:

  1. São uns quadradinhos cheios de sabor certamente! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É um mal comum.. Os fins de semanas e as férias então passam a correr, porque empurramos para lá tudo que não conseguimos fazer no dia a dia!
    Claro que este bolinho, que parece tão fácil de fazer só pode ajudar XD

    Beijinhos é bom fim-de-semana,
    Tiago e Catarina

    ResponderEliminar
  3. Que delicia! Deve saber tão bem com um chá! :) Beijinho

    ResponderEliminar
  4. acabei de ver a receita e vim logo espreitar! eu sei que o trabalho se acumula no fim de semana, mas pensa assim: vem aí o bom tempo!!! e fora uma boa sexta feira, sei que há poucas coisas que te animem tanto como um céu azul e com sol. ;) beijinho

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto bem saboroso.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adoro bolos com coco e este parece-me bem delicioso
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. E a par de um bolinho dos teus, se vier o sol de volta, acho que ficamos bem felizes!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Que delícia, devem ser tão bons!

    ResponderEliminar
  9. Um bolinho ajuda a empurrar tudo. O trabalho, a chuva, a depressão e, depois, cria outra depressão, a da balança, lol!!
    Olha querida, se apetece bolo, há que fazer e comer bolo e ser feliz, pois isso sim, é importante!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. Um bolinho melhora sempre tudo! Especialmente ao fim-de-semana! E então simples, assim como este, é mesmo reconfortante! :)

    beijinho,
    Ana
    https://cookiesandfriends.wordpress.com/

    ResponderEliminar