5.11.2016

Scones de buttermilk (e framboesa)

Esta não está a ser uma semana fácil. O tempo não ajuda, o trânsito fica um caos e o humor (o meu pelo menos) pior ainda! Já é um lugar comum queixarmo-nos da chuva, mas há uma razão para isso: é que já é demais, caramba! Chove, venta e troveja quando deveríamos estar a ter os primeiros dias de calor. Para ajudar a passar o mau humor, eu tenho uma terapia nada amiga da dieta: enfio-me na cozinha... e faço bolos e scones e outras gordices, claro. Portanto, se a minha nutricionista perguntar: a culpa é da chuva, ok? 

Uma nota: para scones mesmo deliciosos, a não ser que sejam vegetarianos, usem manteiga "a sério"... faz TODA a diferença! 



Ingredientes 

2 chávenas e meia de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
1/2 chávena de butermilk*
2 ovos
150g de manteiga sem sal
algumas framboesas (opcional)
açúcar amarelo q.b. para salpicar 

* para fazer o butermilk, junte umas gotas de limão a 1/2 chávena de leite e deixe repousar 10 min à temperatura ambiente.


Confeção 

Pré-aqueça o forno a 180º.
Bimby:
Coloque no copo a farinha, o açúcar, o sal e o fermento e misture 15 seg/vel 4. Junte a manteiga bem fria cortada em cubos e programe 20 seg/vel 5. Adicione os ovos batidos e o butermilk e programe 0,5 min/vel espiga. 

Tradicional:
Misture numa taça a a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Junte a manteiga bem fria cortada em cubos e misture com as mãos até obter uma mistura tipo areia. Adicione os ovos batidos e o butermilk e misture com uma colher de pau. 

Nesta fase, pode adicionar passas, pedaços de chocolate, raspas de limão ou outro sabor que gostem!

Numa bancada bem enfarinhada, deite a massa e espalme-a, com as mãos também enfarinhadas num círculo com cerca de 2 com de altura. Corte os scones em triângulo e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Salpique com um pouco de açúcar amarelo, coloque umas framboesas por cima e leve ao forno por cerca de 15 min.

Nota: podem dobrar a receita e congelar os scones antes de os colocar no forno. Para os fazer, basta colocarem no forno pré-aquecido os scones congelados e deixá-los cerca de 25 minutos.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: butermilkN.º de porções: 8Prato: Bolinhos, snacks

8 comentários:

  1. Estes sconnes são maravilhosos para acompanhar um belo chá Domingueiro


    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. A manteiga em certas receitas faz mesmo toda a diferença! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. HUuummm!! que bom, têm um aspeto maravilhoso!!! bjs

    ResponderEliminar
  4. Sabes que eu adoro scones :) e já ando fartinha da chuva.
    Mesmo cheia de trabalho e sem dias livres uma pessoa quer solinho para animar! Os scones podem vir com chuva ou sem chuva, adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Manteiga a sério faz toda a diferença! Estes scones têm um aspecto divinal! Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha! Comia tudo ihih Como te compreendo, com esta chuva só nos apetece comer.. eu sou igual! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu amo scones. Seja com chuva, frio ou sol e calor, adoro simplesmente!!
    Manteiguinha da boa? Claro!!! Sempre!!!
    Ficaram lindos querida e adoro os sabores e acho que scones com buttermilk ou iogurte ficam sempre mais leves e menos densos.
    Daqui a uns meses ainda vos vou ouvir a reclamar do calor insuportável e das saudades das botas e roupas de Inverno e da comida de conforto..., lol.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar