6.01.2016

Pastéis de massa tenra

Gosto de pensar que sou uma pessoa de ideias bem formadas e muito pouco manipulável. Não que seja intransigente, nada disso... mas confesso que se acendem todos os alarmes e se levantam todas as barreiras quando percebo que estão a tentar manipular-me! Isto tudo cai completamente por terra quando se trata do meu filho me fazer pedidos especiais do que lhe apetece comer... é só o meu aborrecente chegar ao pé de mim todo carinhoso, com o seu sorriso lindo e pronto! Não há cansaço que resista! 

Eu que não gosto nada de fazer fritos, que estava cansada e que nem me apetecia passar muito tempo na cozinha, acabei a fazer Pastéis de massa tenra...


Ingredientes
Massa tenra:
50g de manteig
30ml de azeite
100ml de água
270g farinha de trigo 
1 pitada de sal by Necton 
 
Recheio:
1 fio de azeite
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
400 g carne de vaca, p/ estufar, cortada em cubo
1dl vinho branco
100 ml de água
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
4 rodelas de chouriço
1 colher de chá de Pimentão doce fumado (usei Margão)
Óleo p/ fritar, q.b.
 
Confeção
Bimby:
Coloque no copo a manteiga e o azeite e derreta 2 min/100°C/vel 2. Adicione a água, a farinha e o sal e misture 20 seg/vel 6. Retire e deixe descansar enquanto prepara o recheio.
 
Deite no copo a cebola, a cenoura e o dente de alho e programe 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 4 min/vel 2. Junte os restantes ingredientes e programe 40 min/100º/vel colher inversa. No final, programe 30 seg/vel 5 inversa para desfiar.
 
Tradicional:
Aqueça a manteiga e o azeite até começar a levantar fervura. Junte a farinha, a água e o sal e misture até a massa formar uma bola. Deixe descansar enquanto faz o recheio.

Pique a cebola, o dente de alho e a cebola e refogue num tacho com azeite. Quando os legumes amolecerem, junte os restantes ingredientes, tape o tacho e deixe cozinhar em lume médio por cerca de 40 min. Mexa de vez em quando. Desfie a carne com dois garfos ou passe no passe vite. 

Estenda uma porção de massa bem fina, recheie com 1 colher de carne e feche bem. Proceda da mesma até acabar a carne e a massa. 



Frite os pastéis em óleo. Para a massa "inchar", um truque é, com uma colher, ir deitando óleo quente em cima dos pastéis e fritar poucos de cada vez.

Sirva com arroz de cenoura e salada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne; N.º de porções: 10; Prato: prato principal, entrada, petiscos

7 comentários:

  1. Love mini pies... best for snack at work ;)

    https://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  2. Esses pastelinhos estão fenomenais! Dá vontade de comer um montão deles! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Sou um bocado preguiçosa para fazer massas , por isso uso de compra.
    Esse pasteis tem um aspecto delicioso, seriam bem vindos para acompanhar a minha salada.

    ResponderEliminar
  4. gosto tanto de pasteis de massa tenra aqui ao pé do meu trabalho tem um cafézinho que faz e de vez em quando lá vai um, ficaram com muito bom aspeto esses.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Quando eles vem com aquela carinha linda, fica impossível negar qualquer coisa. Amo pastel e feito em casa é maravilhoso. Estou levando a receita, nunca fiz massa de pastel.
    Bjos tenha uma ótimo dia.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida,
    Já "conversámos" sobre essa forma que os nossos filhos têm de nos levar à certa, lol...
    Mas pronto, dito isto, ainda bem que satisfizeste a vontade ao teu filho, pois eu amo de paixão pastéis de massa tenra e nunca fiz, pois tenho sempre receio que não saiam bem e, também, porque, tal como tu, não gosto de dizer fritos, e então a minha mãe, quando cá vem, faz e deixa congelados e eu depois frito quando me apetece, mas agora, com esta tua receita, vou mesmo experimentar fazê-los eu...
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    eu adoro mas confesso que nunca fiz em casa. Com esta massa posso fazê-los no forno?
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar