8.04.2016

Zoodles com molho pesto muito mentiroso (e muito light)

Depois de voltar de férias e passado o meu aniversário, entrei em dieta. Mais uma vez. Mas desta vez, optei por uma dieta mais rigorosa, para ver se é desta, com acompanhamento de uma nutricionista. Nas primeiras semanas, como essencialmente proteínas e alguns legumes. Passou pouco mais de uma semana e tem sido um desafio à imaginação variar os sabores e não cair em tentação! 

Como me dizia uma amiga: as curgetes e os cogumelos são agora os meus melhores amigos! São versáteis, conseguimos alterar os sabores com facilidade e são permitidíssimos no meu novo regime alimentar! O esparguete de curgete (ou zoodles, i.e. "Zucchini noodles") é excelente para enganar tanto os olhos como o palato. E já sabem que eu adoro molho pesto. O problema é que, dos ingredientes do molho pesto, só posso comer mesmo o manjericão... por isso, inventei esta versão muito mentirosa e muito low carb do molho pesto! Com brócolos, manjericão e alho. E ficou tão bom! 



Ingredientes
1 curgete
Sal by Necton q.b.
1 dente alho
3 floretes de brócolos
1 chávena de folhas de manjericão
1 colher de sopa de azeite
cerca de 3 colheres do caldo de cozer os brócolos
Parmesão ralado para servir (opcional)
 
Confeção
Prepare a curgete: retire a casca com o descascador e, com a ajuda de um cortador de legumes em juliana (eu uso este amarelo, da tupperware), corte tiras no sentido longitudinal. Como opção, se tiver, use um espiralizador de legumes.
Coza os floretes de brócolos em água com sal por cerca de 3 min. Retire e reserve o caldo. Num robot de cozinha ou liquidificadora, coloque os brócolos, o manjericão e o dente de alho e bata tudo. Junte o caldo suficiente para criar uma consistência de molho (usei cerca de 3 colheres de sopa).
Envolva os zoodles com o azeite e, numa fridigeira salteie-os uns segundos. Misture depois o molho e sirva salpicado com o queijo.    






Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Curgete, manjericão; N.º de porções: 1; Prato: prato principal

5 comentários:

  1. não resisto a uma bela massa como essa, excelente.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com água na boca :) acho que vou fazer eheheheh

    ResponderEliminar
  3. Também adoro molho pesto e faço umas versões bem light da coisa. Molho pesto de coentros, já fizeste? É maravilhoso!
    Força na dieta :), pensa nisto como um modo de vida e não como um sacrifício para perder peso, é esse o segredo ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, eu acho que já fiz pesto de tudo, até de couve! Adooooro!
      Quando a ser um modo de vida, será a próxima fase... para já, tenho mesmo é de perder uns quilos valentes!
      Beijinhos e obrigada pela força!

      Eliminar