12.26.2016

Folhados de Bacalhau com couve salteada

O rescaldo da Natal significa sempre o frigorífico cheio de sobras, verdade? Por aqui, sim, já que eu pareço ser incapaz de acertar com as doses para o número de pessoas à mesa... Para fugir à tradicional roupa velha (que eu adoro!), a minha sugestão para este ano são estas tartes folhadas individuais que ficaram tão, mas tão boas... 
Continuação de Boas Festas! 



Ingredientes
1 lombo de bacalhau cozido (cerca de 2 chávenas de lascas de bacalhau)
400 ml de leite (ou, se planear antes, 300ml de leite e 100ml de água de cozer o bacalhau)
80g de farinha
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de café de nós moscada em pó
sal e pimenta q.b.
2 chávenas de couve portuguesa cozida
1 dente de alho
2 fatias de chouriço
1 fio de azeite 
1/2 placa de massa folhada

Confeção
Bimby: Para o molho branco, deite no copo o leite, a água (se for o caso), a manteiga, a farinha; tempere com uma pitada de sal, pimenta e a noz moscada (ajuste a quantidade de sal conforme o bacalhau seja mais ou menos salgado) e programe 8m, 90º, velocidade 4. Misture as lascas de bacalhau e envolva com a espátula.

Tradicional: derreta a manteiga num tachinho e junte a farinha. Vá adicionando o leite e a água (se for o caso) aos poucos, mexendo sempre para não criar grumos. Tempere com sal (ajuste a quantidade de sal conforme o bacalhau seja mais ou menos salgado), pimenta e a moscada. Misture as lascas de bacalhau e envolva com a espátula.

Corte as couves em pedaços. Num tacho com um fio de azeite, deite o alho esmagado e o chouriço em pedacinhos e deixe suar um pouco em lume médio. Junte as couves e salteie um minuto, para tomar gosto. 

Pré-aqueça o forno a 200º.
Corte a metade de placa de massa folhada ao meio. Com uma faca afiada sem serrilha, marque um rebordo de cerca de 1 cm, sem cortar até ao fim. Leve ao forno por cerca de 10-15m ou até a massa estar dourada. Com a ajuda de uma faça, solte a "tampa" que se formou com o rebordo. Vai ficar com duas caixas de massa folhada. Distribua a couve no fundo e o creme de bacalhau em cima. Coloque a "tampa" da caixa e sirva imediatamente. 


Bom apetite!

Para saber mais informações, dicas de conservação e receitas com os produtos usados nesta receita, clique nas imagens abaixo:
 


Tempo de preparação:20 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bacalhau, couve N.º de porções: 2; Prato: prato principal

1 comentário: