6.30.2016

Mousse de cerejas

Finalmente, comprei cerejas boas... apesar de não termos este ano a abundância que houve o ano passado e, com isso, o preço também esteja muito acima do que aconteceu então, já se conseguem encontrar cerejas carnudas, sumarentas e docinhas. Eu adoro cerejas! Mas confesso que não aprecio a cereja cozinhada, tira-lhe a frescura e, para o meu gosto, altera o sabor para pior... por isso, raramente estas pérolas vermelhas aparecem por aqui! Mas, numa mousse fresca, com a cereja em puré? Fica maravilhosa! E se, só porque sim, juntarmos uns pedacinhos de suspiros? Bom... o melhor é experimentarem. 

Deixo-vos um doce de verão e um até já... vou de férias e o Blogue entra de férias também até ao meu regresso, na semana de 18 de julho. Até Já!



Ingredientes 
325g de iogurte natural (usei grego ligeiro)
300g de cerejas + algumas para decorar
sumo de 1 limão
3 colheres de sopa de açúcar em pó 
1 carteira gelatina em pó
250g de queijo mascarpone
Suspiros esmigalhados q.b.

Confeção
Bimby:
Coloque as cerejas descaroçadas no copo com o sumo de limão e triture em puré 30 seg/vel 8. Junte o açúcar, o queijo mascarpone e o iogurte e programe mais 30 seg/vel 6. 

Dissolva a gelatina em 4 colheres de água morna. Programe a bimby 1 min/vel 4 e, pelo bucal, deite a gelatina diluída. 

Coloque a mousse em copos e leve ao frigorífico. Na hora de servir, salpique com um pouco de migalhas grosseiras de suspiros e cerejas.  

Tradicional:
Triture as cerejas descaroçadas juntamente com o sumo de limão numa liquidificadora ou com a varinha mágica. Junte o açúcar o queijo mascarpone e o iogurte e bata bem. 

Dissolva a gelatina em 4 colheres de água morna. Sempre a bater a mousse, junte a gelatina diluída em fio. 

Coloque a mousse em copos e leve ao frigorífico. Na hora de servir, salpique com um pouco de migalhas grosseiras de suspiros e cerejas.  


Bom apetite! 

Tempo de preparação:25 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNãoPara crianças: Sim; Ingrediente principal: Cerejas; N.º de porções: 6Prato: sobremesa

6.29.2016

Frango com molho cremoso de espinafres e tomate seco

Vamos à receita zás-trás-pás da semana? Este frango tem um molho super guloso de aparência decadente, mas é, na realidade, bem leve e saudável! E faz-se em 15 min, na frigideira, enquanto se coze uma massa ou arroz para acompanhar. Só vantagens, certo? Um jantar perfeito para dias de semana. 


Ingredientes
4 peitos de frango
1 pitada de sal by Necton 
Pimenta preta e alho em pó Margão q.b.
1 fio de azeite 4 haste de tomilho fresco
3 colheres de sopa de queijo creme light (tipo philadélphia)
1/2 chávena de leite para diluir o queijo
1 gole de vinho do Porto
1/2 chávena de espinafres congelados
8 metades de tomate seco


Confeção 
Abra os peitos de frango em borboleta e tempere com sal, pimenta e alho em pó. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e doure a carne, cerca de 4 min de cada lado. Retire e reserve. 

Coloque na frigideira os espinafres descongelados, o tomate seco em tiras e o vinho do Porto e deixe os espinafres cozinharem, raspando o fundo da frigideira para incorporar os sabores do frango. Se secar demasiado, acrescente um pouco de água. Acrescente as folhas de tomilho fresco e o queijo creme e dilua o queijo com o leite. Volte a colocar o frango na frigideira e deixe levantar fervura.

Sirva com massa ou arroz integral e salada.
Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

6.28.2016

Hambúrguer smokey fumado em bolo do caco com açafrão

Há algum tempo que não fazia uns hambúrgueres bem gulosos e decadentes e andava com vontade de usar o novo tempero para hambúrgueres da Margão - Smokey fumado. Num dia com um pouco mais tempo, pus mãos à obra e saíram estes hambúrgueres com maionese aligeirada em bolo do caco com açafrão. Deliciosos!


Ingredientes 
Para o bolo do caco:
100ml água
1 colher de chá de sal by Necton 
70g batata doce cozida
1/2 saq.fermento padeiro seco
250gr farinha
1 colher de sopa de açafrão em pó Margão
 
Para a maionese:
3 colheres de sopa de maionese 
3 colheres de sopa de iogurte grego ligeiro natural
1 colher de sopa de tempero Smokey fumado Margão
 
Para os hambúrgueres:
4 hambúrgueres de carne de vaca
2 colheres de sopa de tempero Smokey fumado Margão
azeite q.b.
 
Para a chalota caramelizada:  
2 chalotas (pode substituir por uma cebola grande)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
azeite q.b.
 
Para montar o hambúrguer:
alface qb
4 fatias de queijo
Confeção  Para o bolo do caco
Bimby:  No copo da Bimby, reduza a puré a batata doce cozida, programando 15 seg/vel 5. Junte a água, o sal e o fermento e programe 30 seg/50º/vel 2. Junte a farinha e o açafrão e bata 30 seg/vel 6.  
 
Tradicional: 
Reduza a batata a puré. Junte numa taça a água morna, o puré de batata, o sal e o fermento e misture. Junte a farinha e o açafrão e misture até obter uma massa consistente, mas elástica. 

Retire, divida a massa em 4 e forme bolas. Deixe repousar cerca de 15m numa superfície enfarinhada, em local aquecido (aqueci o forno a 50º, apaguei e coloquei o tabuleiro lá dentro por 15 min)

Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio e cozinhe as bolas uns 5 min de cada lado, até dourar por fora e cozinhar por dentro.

Para a chalota caramelizada:
Leve uma frigideira ao lume médio com o azeite a a chalota em fatias finas. Deixe cozinhar até começar a dourar. (cerca de 15 min) Junte o mel e o vinagre e deixe cozinhar mais uns 4 min.

Para a maionese:
Misture todos os ingredientes numa taça e reserve.
 
Para os hambúrgueres:
Tempere os hambúrgueres com o tempero Smokey fumado Margão e grelhe-os numa grelha pincelada com azeite cerca de 4 min de cada lado (depende da altura dos seus hambúrgueres). 

Para montar os hambúrgueres, abra os bolos do caco e barre cada metade com um pouco da maionese. Coloque a alface, o queijo, o hambúrguer e termine com a chalota caramelizada. Cubra com a outra metade do bolo do caco.


Sirva com a restante maionese e batatas fritas. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: vitela; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

6.27.2016

Mini tartes de legumes

Esta semana começo a contagem decrescente para as férias... mas, ao preparar as receitas desta semana, apercebi-me que a minha cozinha já entrou em modo de férias! Esta semana está repleta de receitas de verão, que se comem com uma salada de um lado e um refresco do outro. Começamos com estas mini tartes ultra rápidas de legumes e queijo que serviram de almoço/brunch neste fim de semana que passou.



Ingredientes

10 discos de massa fina para doces e salgados congelada
1 alho francês
1 cenoura pequena 
1 curgete
1 dente de alho 
1 chávena de cogumelos laminados
1 fio de azeite
1 pitada de sal by Necton 
Pimenta preta e noz moscada Margão q.b. 
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
1 chávena de leite
Queijo ralado para polvilhar


Confeção

Numa frigideira com azeite, refogue o alho francês cortado em tiras finas até amolecer. Junte o dente de alho picado, a curgete e a cenoura raladas e os cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar os legumes uns minutos. Salpique a farinha. Envolva bem. Comece a juntar o leite aos poucos, formando um creme. Não deve ficar demasiado liquido, um pouco mais grosso do que a consistência do molho branco. Deixe arrefecer um pouco.

Pré-aqueça o forno a 180º. 
Pincele com azeite as formas de mini tartes e forre com um disco de massa. Deite o recheio (cerca de 2 colheres de sopa em cada) e salpique com um pouco de queijo. Leve ao forno por cerca de 20 min, até dourar.





Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: legumes; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal, entrada

6.24.2016

Bolo de Ricotta e limão com glaze de limão e alfazema

Apesar do calor, cá em casa não resistimos a um bolinho para o fim de semana... e este é mesmo irresistível! Com base no clássico italiano Bolo de ricotta com baunilha, fiz uma adaptação com sabores cítricos e o perfume da alfazema e ficámos rendidos... a Ricotta da Galbani dá a este bolo uma textura maravilhosa, fica super fofo, derrete-se na boca. O Glaze de limão e alfazema  completa-o de forma perfeita. Um bolo a repetir muitas vezes!



Ingredientes
Para o bolo:
1 e 1/2 chávena de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
3/4
de chávena de manteiga sem sal, amolecida
1 embalagem de queijo Ricotta Galbani
1 e 1/2
chávena de açúcar granulado
3 ovos grandes

raspa e sumo de 2 limões

Para o glaze:
1 chávena de açúcar em pó
Sumo de limão q.b.
1 colher de sopa de folhas de alfazema



Confeção
Pré-aqueça o forno a 170º. 
Prepare uma forma de bolo inglês com papel vegetal e unte com manteiga.Numa taça, peneire a farinha e o fermento. Junte o sal e a raspa dos limões, misture e reserve. 

Bimby:
Com a borboleta, junte no copo o açúcar, o queijo Ricotta Galbani e a manteiga amolecida e bata 3 min/vel 3 e meio. Programe mais 2 min e junte os ovos, um de cada vez e o sumo dos limões, pelo bucal. Junte a mistura de farinha e programe 30 seg/vel 4.

Tradicional:
Na batedeira, deite a manteiga, o queijo Ricotta Galbani e o açúcar e bata em velocidade média até ter um creme liso, cerca de 2 min. Junte os ovos em um de cada vez, incorporando bem após cada adição. Junte o sumo dos limões e a farinha e bata apenas para msiturar.

Deite a massa na forma preparada, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por 40 min (faça o teste do palito). 

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma antes de desenformar. Não desenforme quente, porque o bolo é muito fofo e pode partir. 

Para fazer o glaze, deite o açúcar numa taça e vá adicionando sumo de limão até obter a consistência desejada. Junte as folhas de alfazema e misture. 

Deite o glaze por cima do bolo e enfeite com hastes de alfazema.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Queijo Ricotta; N.º de porções: 10; Prato: bolo

6.23.2016

Frango com crocante de macadâmia e puré de alho francês

A refeição completa que vos trago hoje é das melhores que fiz e comi nos últimos tempos... simplesmente deliciosa esta combinação de sabores: um puré de batata aromatizado com alho francês caramelizado, o peito de  frango com mostarda, cheio de sabor e um crocante maravilhoso de nozes macadâmia, alho e limão. 
O melhor de tudo: apesar de ter uma aparência mais complicada, é relativamente simples de fazer. Vamos à receita?




Adaptado do "Livro de Receitas Paleo" de Irena Macri

Ingredientes 
Para o frango: 3 peitos de frango
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de molho de soja
sumo de 1 limão
1 fio de azeite

Para o puré400g de Batatas
1 pitada de sal by Necton 
Pimenta preta e noz moscada Margão q.b. 
20g de manteiga 
250ml de água
2 alhos franceses (só a parte branca)
1 fio de azeite

Para o crocante:
100g de nozes macadâmia
1 dente de alho
raspa de 1 limão
sumo de 1/2 limão
1 noz de manteiga

Confeção
Tempere o frango com sal e pimenta. Numa taça, misture a mostarda, o azeite, o molho de soja e o sumo de limão e coloque aí o frango, envolvendo-o na mistura. Deixe marinar por 15 a 30 min. 

Pré-aqueça o forno a 180º. 
Leve uma frigideira ao lume com 1 fio de azeite e doure os peitos de frango por cerca de 3 min de cada lado. Leve a frigideira ao forno por cerca de 20 min (se a frigideira não puder ir ao forno, passe os peitos de frango e o molho criado para um tabuleiro).

Prepare o puré:
Lave os alhos franceses, corte em rodelas e leve à frigideira com um fio de azeite, em lume brando, até começar a caramelizar (cerca de 15 min, mexendo de vez em quando). Reserve
Bimby
Descasque as batatas, corte-as em cubos grandes do mesmo tamanho e coloque no copo da Bimby com a borboleta, a água e sal, por 20m/ vel 1/100º. Passado este tempo, acrescente a manteiga, a pimenta e a noz moscada e programe 30 segundos, velocidade 3. Junte o alho francês e programe 1 min/vel 7.
Tradicional
Descasque as batatas, corte-as em cubos grandes do mesmo tamanho e leva-as a cozer em água temperada com sal, até estarem macias. Passe as batatas pelo passe-vite, sem deitar fora a água. Leve novamente as batatas ao tacho com a água do cozimento e, em lume brando, adicione a pimenta, a noz-moscada e a manteiga. Mexa até ficar com a consistência a gosto. Junte o alho francês e triture tudo tudo muito bem com a varinha mágica.

Para o crocante: Pique as nozes macadâmia e pique o dente de alho. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com a manteiga e deite as nozes, o dente de alho e a raspa de limão. Deixe dourar. Refresque com o sumo de limão, apague o lume e reserve.

Sirva o frango fatiado com o crocante por cima, acompanhado com o puré.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peito de frango, Batata, Alho francês; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

6.22.2016

Filetes de pescada picatta

Estes dias que antecedem as férias cá de casa estão muito complicados... ando na esperança de que as coisas acalmem no pós-férias e consiga finalmente dedicar-me a um projeto que tem vindo a ser constantemente adiado! Até lá e enquanto o ritmo de trabalho continuar assim, alucinante, as refeições por aqui são também assim... bem rápidas de preparar! Como estes filetes de pescada picatta.



Ingredientes

4 filetes grandes de pescada
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
 
1 dente de alho  
1 colher de chá de pimentão doce fumado Margão
1/2 chávena de farinha  
1 fio de azeite  
2 colheres de sopa de manteiga  
sumo de 1 limão
1 limão cortado em fatias  
1/2 chávena de vinho branco
2 colheres de sopa de alcaparras


Confeção
Tempere os filetes com sal e pimenta.Pique finamente o dente de alho e misture com o pimentão e a farinha. Passe os filetes por esta mistura. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite os filetes cerca de 3 minutos de cada lado, na frigideira. Retire e reserve.  
Limpe a frigideira de resíduos de farinha e leve novamente ao lume com a manteiga. Quando esta derreter, junte o sumo de limão e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe reduzir (cerca de 2 minutos). Coloque os filetes novamente na frigideira, junte as alcaparras e o limão em fatias e deixe mais 1 min. Apague o lume e sirva de imediato.

Bom apetite!
Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Pescada; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

6.21.2016

Mousse de manga e iogurte

Começou o Verão. Chegou ontem à noite mas fez-se bem sentir durante o dia, com muito calor e um céu maravilhosamente azul. Depois de uma primavera bem estranha, ficamos a pedir por favor, permaneça, sr. verão! Por cá, precisamos dos dias solarengos que enchem a alma. Como "oferenda", trago estas tacinhas de mousse de manga e iogurte, bem leves e frescas, que mais parecem pedacinhos de sol.

Adaptado da mousse de morangos e iogurte da Clara de Sousa.



Ingredientes
Para a mousse:
325g de iogurte natural (usei grego ligeiro)
450g de manga madura descascada 
3 colheres de sopa de açúcar em pó (ou mais, dependendo do teor de doce da manga)
1 clara de ovo batida em castelo
1 carteira gelatina em pó
Para o molho (Coulis)
200g  de manga madura descascada 
Açúcar em pó, se necessário (eu não usei porque as mangas eram bastante doces)

Confeção
Bimby:
Coloque a clara no copo, com a borboleta e bata  1 min/vel 3. Retire e reserve. Coloque a manga no copo e triture em puré 30 seg/vel 8. Junte o açúcar e o iogurte e programe mais 30 seg/vel 6. Prove e veja se é necessário mais açúcar. 
Dissolva a gelatina em 4 colheres de água morna. Programe a bimby 1 min/vel 4 e, pelo bucal, deite a gelatina diluída. Retire o copo e envolva a clara em castelo com a espátula. 
Coloque a mousse em copos e leve ao frigorífico 1h. 
Passado este tempo, coloque a restante manga no copo da bimby e triture em puré 30 seg/vel 8. Coloque uma colherada do molho de manga em cada copo e enfeite com uma folhinha de hortelã. Volte a levar ao frio mais umas horas.  

Tradicional:
Bata a clara de ovo em castelo. Reserve. Triture a manga numa liquidificadora ou com a varinha mágica. Junte o açúcar e o iogurte e bata bem. Prove e veja se é necessário mais açúcar. 
Dissolva a gelatina em 4 colheres de água morna. Sempre a bater a mousse, junte a gelatina diluída em fio. Junte, por fim, a clara em castelo e envolva com uma espátula.
Coloque a mousse em copos e leve ao frigorífico 1h. 
Passado este tempo, triture a restante manga. Coloque uma colherada deste molho de manga em cada copo e enfeite com uma folhinha de hortelã. Volte a levar ao frio mais umas horas.  



Bom apetite!

Tempo de preparação:25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Manga; N.º de porções: 6; Prato: sobremesa


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...