1.03.2017

Pavlova com pera escalfada e os 4 anos do Blogue

4 anos... Podia dizer que passaram rápido estes 4 anos de Blogue e seria verdade. Mas, ao mesmo tempo, há tanto que cabe neste tempo de partilha, tanto aconteceu, foram muitas as experiências, as aprendizagens, as mudanças na minha vida pessoal, que se refletem aqui. Tantas as amizades - sou tão grata pelas pessoas especiais que conheci graças ao Blogue; algumas as desilusões e desencontros, também. Foram muitas as oportunidades de crescer, de estar com quem partilha o mesmo amor pela cozinha, de aprender com quem sabe! E, considerando tudo isto, vê-se bem que passaram 4 anos, tantas coisas boas não caberiam em menos tempo. 
Deixei para o final o que, a par das amizades já mencionadas, é o melhor que o blogue me dá: tod@s os que o seguem, experimentam as receitas e todo o carinho que recebo. Enche-me a alma e enquanto assim for, prevejo que vamos festejar muitos mais anos em Ponto de Rebuçado, juntos! 
Obrigada por estarem desse lado... 



Ingredientes
Para a Pavlova
6 claras
300g de açúcar
2 colheres de chá de farinha maisena
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de extrato de baunilha
Para a cobertura
200ml de natas de bater
sumo de 1/2 limão
2 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de iogurte grego (usei ligeiro, natural)
Para as peras
3 peras descascadas e cortadas em 8
1 pau de canela
casca de 1 laranja
2 estrelas de anis
1 colher de chá de canela em pó
1/2 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de água

Confeção
Pré aqueça o forno a 160º. 
Bata as claras em castelo bem firme e  comece a adicionar lentamente o açúcar (cerca de 2 colheres de sopa de cada vez),  mexendo sempre. Quando tiver terminado o açúcar, bata durante mais 2 ou 3 minutos. As claras devem  estar bem firmes e muito brilhantes. Junte agora a farinha, o extrato de baunilha e o vinagre e envolva bem. 
Prepare um tabuleiro com papel vegetal e deite o  merengue, formando um círculo. Faça uma cavidade ligeira no centro,  para acomodar o creme. Leve ao forno, baixando para  120º, durante 1h30. Desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer dentro do forno. Não a  tire antes ou corre o risco de colapso! 

Entretanto, Bata as natas  em chantili bem firme e adicione o limão e o açúcar. Misture o iogurte e reserve.

Num tacho, leve ao lume as peras com todos os ingredientes da calda e deixe cozinhar em lume baixo até as peras estarem amolecidas. Retire as peras com cuidado, aumente o lume e deixe reduzir até ter um ponto com a consistência do mel. 



Sirva a pavlova com o creme de chantili e iogurte, as peras e salpique com um pouco da calda.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Claras; N.º de porções: 8-10; Prato: sobremesa

8 comentários:

  1. que bonita que ficou, com um aspeto mesmo divinal com a pera por cima fica perfeita e uma sobremesa que regala os olhos de qualquer um.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Humm... Tão bom aspecto Maria João. Ficou perfeita. :)
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns! que venham muitos mais :) adoro o teu cantinho.
    e que bela maneira de celebrar, sou doida por pavlovas :P
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga, não tenho palavras para descrever esta tua pavlova que me encanta em todos os sentidos. Está linda e essa combinação de sabores que me agrada tanto! Muitos Parabéns por este teu cantinho de deliciosas partilhas. Sigo o teu blog há imenso tempo e foi graças a ele que nos conhecemos e que nos tornámos amigos. Que o passas manter por muitos anos e sempre com este espirito de partilha que te e tão característico. Obrigado por nos deliciares quase diariamente com as tuas sugestões e por partilhares um blog que para mim é uma referência, pois as tuas receitas são genuínas e funcionam e isso é essencial não só para quem gosta de cozinhar, mas também para quem adora comer. Um grande beijinho. ♥

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns por estes 4 anos de blog, de facto é mesmo maravilhoso como um simples hobby nos faz tão bem! Espero que este ano te traga muito amor, alegria e algumas cenasssssss de gordas hehehehe beijos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  6. Minha doce amiga desejo te tantas felicidades e tanto sucesso pois é o que tu mereces �� esta pavlova está maravilhosa e tão linda que dá vontade de entrar pelo monitor
    Sou grata por te ter conhecido
    Adoro te palhacinha do meu ❤
    Que venham muitos mais anos com as delícias que nos habituaste ��������

    ResponderEliminar
  7. Parabéns lindona, por estes 4 anos!! Adoro as tuas receitas, são receitas que saem sempre bem, e para todas as ocasiões. Comida de conforto e que me anima, sempre que por aqui passo. É ujm cantinhho bem especial, assim como tu :) pavlova, hum mi gusta.
    Um beijinho e um bom ano, cheio de coisas boas.

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns à menina e ao blog! E copos ao alto por nos termos encontrado, pelas muitas gargalhadas que já partilhámos e às muitas mais que ainda havemos de trocar. Já esta pavlova tem tudo para não ser partilhada (porque eu sou gulosa!) e come-se com os olhos. ;)

    E que 2017 venha radioso, alegre e bem disposto como tu!

    ResponderEliminar