2.01.2017

Tartes de pescada e coentros

Sim, eu sei que o frio estava a provocar estragos e que eram precisos uns dias de chuva para o amenizar. Também sei que precisamos de encher as barragens e a agricultura precisa destes dias molhados... mas pronto, não há volta a dar: eu não fui feita para dias sem sol! O cinzento constante destes dias angustia-me e, apesar dos termómetros marcarem uns 10/12º, juro que a sensação de frio é para mim muito maior do que num dia de 2º com sol. 
Enquanto não me mudo para um país tropical... a solução é aquecer a casa e ligar o forno em qualquer pretexto! Tinha tirado uns lombos de pescada para o jantar e o destino era um prato qualquer mais simples, de tacho... mas ao chegar a casa molhada e a precisar de conforto, os lombos tiveram este destino.





Ingredientes  
Para a massa:
200g de farinha sem fermento
1 colher de chá de sal
45g de água fria
70g de manteiga fria cortada em cubos

Para o recheio:
150g de cebola
400g de lombos de pescada (usei da Iglo)
100g de cenoura
80g de curgete
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite 
30g de farinha
400g de leite
30g de manteiga 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bimby 
Comece com a massa: Coloque no copo a farinha e a manteiga e programe 15 seg/vel 6. Junte a água, e programe 45 seg/vel espiga. Abra a massa em círculos e forre as tarteiras. Leve ao forno cerca de 5 min.

Para o recheio, coloque no copo os coentros e pique 15/seg/vel 6. Reserve. Coloque no copo junte o leite, a manteiga e a farinha e programe 6 min/90º/vel 4. Junte os coentros e programe mais 15 seg/ vel 7. Retire o creme de coentros e reserve.  

Deite no copo a cebola, a cenoura, a curgete e o azeite e pique 5 seg/vel 6. Programe depois 5 min/100º/vel 2. Junte os lombos de pescada, tempere de sal e pimenta e programe 8 min/100º/vel colher inversa. Junte o creme de coentros e programe 15 seg/ vel 4 inverso. 

Deite o recheio nas tarteiras e leve ao forno cerca de 20 min, até dourar.  

Tradicional 
Misture a farinha, o sal e a manteiga até obter a textura de migalhas. Junte a água e amasse até ter uma massa lisa. Abra a massa em círculos e forre as tarteiras. Leve ao forno cerca de 5 min.
Para o recheio, com um robot de cozinha, pique a cebola, a cenoura, a curgete. Leve ao lume um tacho com o azeite e os legumes refogue uns minutos. Junte os lombos de pescada, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Com a colher de pau, desfaça os lombos de pescada. Por fim, junte o leite, a manteiga e a farinha e deixe cozinhar até engrossar, cerca de 5 min. Finalize com os coentros bem picados. 

Deite o recheio nas tarteiras e leve ao forno cerca de 20 min, até dourar.


Bom apetite! 


Tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pescadaN.º de porções: 3; Prato: prato principal, entrada

4 comentários:

  1. Eu já estou fartinha da chuva prefero sem duvida o frio, e imagina o meu trabalho é na rua , e frio chuva e vento dão cabo de mim.
    Sou mais feliz no verão ...que saudades...
    Achei estas tartes de pescada uma delicia, acho que até o meu filho que é esquesito ia gostar.

    ResponderEliminar
  2. Estas tartes são mesmo perfeitas para estes dias de inverno!
    Ficaram com óptimo aspecto :D
    Um Beijinho

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. noemia ferreira16/03/17, 18:03

    As tartes estão lindas, podem ser feitas com farinha integral?
    Obrigada beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Noemia. Podem sim. Já experimentei esta massa na versão integral e também resulta bem (veja aqui: http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.pt/2016/03/pasteis-integrais-de-camarao-e-abobora.html)
      Beijinhos

      Eliminar