8.08.2018

Salmão grelhado com puré de couve-flor

A seguir ao meu aniversário, cá em casa, entrámos em dieta. O rapaz queria perder peso e eu, a bem dizer, ando sempre nesta vida... optámos por uma dieta fraca em hidratos de carbono, mantendo alguma fruta e muitos legumes e mais rica em proteína. Claro que, aos 20 anos, os resultados são rápidos e animadores, já eu... Bom, em minha defesa, os 20 anos já lá vão há muito tempo e é verão, tempo de sair, passear e não resistir a algumas transgressões à dieta! Mas em casa tentamos levar a coisa com rigor e estas receitas que enganam o paladar e a mente são uma ajuda preciosa! 


Ingredientes
Para o salmão:
3 lombos de salmão
sal e pimenta preta Margão q.b.
Cebolinho fresco picado para servir

Para o puré:
1 cabeça de couve-flor
1 colher de chá de sal 
1 colher de café de noz moscada Margão
1/2 chávena de leite
1 colher de sopa de manteiga

Confeção
Corte a couve-flor em floretes, mantendo os talos.

Bimby:
Coloque a couve-flor no cesto da bimby. Encha o copo com água até meio, tempere com o sal e programe 15 min/varoma/vel 4. Retire o cesto e deite fora a água (ou guarde para usar como caldo noutra receita). Comprima a couve-flor para retirar o máximo de água. Coloque-a no copo e dê uns toques de turbo. Junte o leite e os temperos e programe 5 min/90º/vel 4. Junte a manteiga e envolva. 

Tradicional:
Coza a couve-flor em água com o sal até estarem tenros. Escorra a água e comprima a couve-flor para retirar o máximo de água. Triture bem com a varinha. Deite novamente no tacho, junte o leite, os temperos e leve ao lume mexendo bem, uns minutos. Junte a manteiga e envolva.

Tempere o salmão com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira antiaderente e grelhe os lombos de salmão por cerca de 2m de cada lado. Sirva com o puré, salpicado com cebolinho picado. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos;Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Couve-flor, Salmão; Prato: principal

1 comentário: