4.04.2013

Arroz doce

Ainda nos doces de Páscoa, fiz arroz doce. Esta receita é bem tradicional, daquelas que exigem que se esteja a mexer o tacho quase uma hora, mas o resultado final compensa largamente! É um arroz doce quase leite creme, super cremoso e delicioso! Esta quantidade dá para um pirex bem grande, costumo fazer nas festas de família, claro que podem cortar para metade.




Ingredientes
2l de leite gordo + 1/2l de leite meio-gordo
150g de arroz carolino
600g de açúcar
casca de 1 limão
12 gemas de ovo
1 pitada de sal
Canela em pó

Confeção
Num tacho com água, coza o arroz com uma pitada de sal e as cascas de limão (raspas, sem a parte branca).  Escorra a água e coloque o leite - tem de ser gordo, para que o arroz fique cremoso. Como não bebo leite gordo, quando faço esta quantidade, uso 1/2l de leite meio-gordo, para não ficar com sobras que não aproveito...
Esta é a fase da paciência! Em lume brando a baixo, mexa delicadamente o leite com o arroz até ficar cremoso. Para esta quantidade, são cerca de 45m!  Quando o leite estiver cremoso, retire as cascas de limão, junte o açúcar e deixe mais 5m ao lume, a mexer. Entretanto, separe as gemas e bata-as numa taça. "Aqueça" as gemas com um pouco do leite e misture-as ao arroz. Mantenha o lume baixo, envolva bem e continue a mexer até engrossar para uma consistência de leite creme. Não deixe ferver, assim que começar a ferver apague o lume.

Deite numa travessa e deixe arrefecer. Polvilhe com canela em pó. 

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Este é daquele arroz doce mesmo cremoso e que parece leite-creme com arroz! Adorei o aspecto!!

    Não conhecia o teu blog, mas já estou a seguir :)

    ResponderEliminar
  2. É mesmo. Esta sobremesa é presença obrigatória nas festas de amigos, lá vou eu com uma travessa de arroz doce atrás e em casa. Obrigada pela visita, espero que gostes das restantes receitas! :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso de arroz doce! Marca presença em quase todas as festas cá de casa! Mas este, com tantas gemas, deve ficar delicioso!
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera, esta receita foi-me passada por uma amiga que é uma excelente doceira e, na receita original, eram 20 gemas! Fui diminuindo até esta quantidade porque não altera a textura nem o sabor. Menos, já não fica tão cremoso. ;)

      Eliminar