4.10.2013

Risoto de Camarão e espargos com açafrão

Mais um risoto que saiu desta cozinha... tinha um molho de espargos que precisava de usar e, inspirada nesta receita, fiz um risoto de camarão e espargos que fez  as  delícias cá de casa. 


Ingredientes
1 cebola
2 chávenas de arroz arbóreo
1 chávena de vinho branco
1 l de caldo de Camarão
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
800g de camarão

sal
pimenta
1 molho de espargos verdes
1 colher de café deaçafrão
azeite
1 colher de sopa de coco ralado

Confeção
Comece por cozer o camarão. Retire, descasque e volte as cabeças e cascas do camarão para a água e deixe ferver uns minutos. Triture tudo com a varinha e coe o caldo. Reserve.


Arranje os espargos: corte a ponta fibrosa e retire as "pétalas" do talo. Se forem grandes, raspe os talhos, retirando a camada de pele dos mesmos. Corte em pedaços, separando as pontas. 
Pique a cebola finamente e refogue num pouco de azeite. Junte os talos dos espargos cortados (não as pontas, que não precisam de tanto tempo ao lume) e o açafrão. Adicione o arroz e deixe fritar um pouco, depois, baixe para lume médio, junte o vinho e deixe evaporar. Vá  juntando o caldo de camarão aos poucos (cerca de 2 conchas de cada vez), mexendo sempre delicadamente e deixando o liquido evaporar antes de juntar mais. A meio da cozedura, junte as pontas dos espargos e os camarões. No final, já com o lume apagado, junte a margarina e o queijo.

Bom apetite!

11 comentários:

  1. Adoro camarão, adoro espargos e adoro risotto :D Que delícia de receita :D

    Beijinhos e tem um óptimo dia! :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro risotto com marisco e este ficou com um aspecto fantástico!! Delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Eu sou fã de risotto, ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  4. Ola MAria Joao, aqui em casa todo o mundo é super fã de risotto e o teu esta com um aspeto mais que delicioso.... Hummm Adorei!!!


    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto tão deliciosamente cremoso. Já experimentei vários risotos pois sou especialmente fã, mas com espargos ainda não. Gostei da sugestão.
    beijinhos.

    ResponderEliminar