8.10.2013

Percebes ao natural

Este é o meu marisco preferido! Não é visualmente bonito, não é um prato que "encha o olho", mas é o mar no prato e já perceberam o quanto eu gosto do mar, não já? Para além disso, os percebes eram um amor partilhado com o meu pai... não há vez que os coma que não me lembre dele - à 6.ª feira Santa, fazíamos sempre um passeio pelas praias do Oeste e o meu pai comprava uns kg de percebes. Até ao almoço de Páscoa, nem eu, nem ele, comíamos mais nada! :D


Ingredientes
1kg de percebes
água com sal (ou, se conseguir, água do mar)
Opcional: deitar 1 dente de alho e folhas de louro na água

Confeção
Levar a água com sal ou do mar ao lume e deixar levantar fervura. Se optar por aromatizar a água, junte o alho e louro. Lavar muito bem os percebes, em água corrente, tentando retirar os pedaços de rocha e limos, mas sem danificar o invólucro. Quando levantar fervura, deitar os percebes no tacho e aguardar que comece novamente a ferver. Desligue, escorra e deixe arrefecer.

Sirva morno ou frio, com uma cerveja!

Bom apetite!

7 comentários:

  1. MªJoão,nunca comi percebes e sinceramente acho que foi por causa do visual.nunca me chamou a atenção. Vou ter que provar,fiquei curiosa!
    bjns e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Quando era criança ia muitas vezes passar férias para Nazaré. Lá, as varinas, vendiam pecebas à caneca. Nessa altura nunca as comi, chamava-lhes patinhas de elefante! Agora adoro-as! Sempre "ao natura"!!!

    ResponderEliminar
  3. Maria João, tive a oportunidade de comer percebes quando fui ao Portugal ano passado, em Cascais, e adorei! Na época fiquei curiosa para saber como ele era preparado, agora eu sei. Tenho até hoje guardada algumas pontas que parecem dentes. Acho tão bonito.
    Lindo post.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nunca comi
    Acho-os tão giros.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro marisco e os percebes têm um lugar especial na minha vida: lutava com a minha irma para ver quem comia mais depressa e mais deste delicioso marisco! ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto muito de marisco é algo que praticamente não como, mas tenho aqui alguém em casa que é maluco por ele não interessa o aspecto :)

    Beijinhos e um bom final de domingo

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,

    pois eu adoro e por curiosidade o meu pai é que gosta bastante é sempre ele a preparar e são tão bonitos ficam muito bem em qualquer mesa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar