9.26.2013

Salmão braseado com risoto de limão e cebolinho

Ainda não comprei nenhum livro da Donna Hay, mas sou fã incondicional da cozinha desta Australiana! É simples e maravilhosamente deliciosa. 
Este prato teve inspiração numa receita da Donna Hay... substitui o uso do funcho, porque não somos apreciadores cá em casa, por cebola e cebolinho. O Salmão é só braseado, com sal. A verdadeira estrela desta receita é o risoto, que é leve, com um aroma a limão fantástico!

Receita adaptada desta aqui


Ingredientes
1 Cebola
50g de manteiga
1 fio de azeite
1 e ½ chávena (300g) de arroz arbório
4 dentes de alho 
½ Chávena(125ml) de vinho branco
1,5 litros de caldo de peixe quente
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
¼ Chávena de cebolinho fresco picado
1/2 chávena de parmesão ralado
2 x 200g de filetes de salmão, com pele, cortados ao meio (4 pedaços)


Confeção
Coloque a manteiga e o azeite num tacho grande em lume médio. Adicione a cebola e cozinhe por 2-5 minutos ou até ficar macio. Adicione o arroz e alho esmagado e mexa por 1 minuto ou até que o arroz estar bem revestido. Adicione o vinho e cozinhe até evaporar. Aos poucos, adicione o caldo, 2 conchas de cada vez, mexendo sempre e esperando o liquido de uma adição evaporar antes de adicionar mais. Demora 25-30 minutos até que o arroz esteja al dente. Misture, por fim, a casca de limão, o cebolinho e o queijo. 

Quando estiver a meio do arroz, aqueça uma frigideira grande antiaderente em lime alto. Tempere o salmão com umas pedrinhas de sal, pincele com azeite e cozinhe, com a pele voltada para baixo, por 2-3 minutos ou até que fique crocante. Vire e cozinhe por mais 2-3 minutos ou até que o salmão esteja cozinhado ao seu gosto. Sirva com o risoto.




Bom apetite!






Tempo de preparação: 25-30 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão, Arroz N.º de porções: 4; Prato: prato principal

7 comentários:

  1. Maria Joao,

    Para mim este pratinho só tem a ganhar. Tem o meu amigo sammy (como carinhosamente lhe chamo) e risotto que eu adoro. Pode ser que o pai natal te traga algum livro da senhora australiana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro salmão, excelente sugestão

    ResponderEliminar
  3. Quanto mais simples melhor...e os sabores deste risotto são perfeitos...adorei, ainda mais com salmão que é dos meus peixes preferidos*

    ResponderEliminar
  4. Adoroooo risoto e adoooooro salmão, esse é um prato que eu ia adorar mesmo

    Beijokas

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho um livro da Donna Hay e gosto muito dela :)
    Este risotto ficou com um aspecto fantástico!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Querida Maria João,

    devo dizer-te que os livros da Donha Hay são qualquer coisa do outro mundo!! Tem receitas para todas as ocasiões e se tiveres a oportunidade de adquirir um exemplar que seja vais muito bem servida.
    Este prato ficou fantástico, bem ao género desta cozinheira e que tu reproduziste lindamente!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida que é um bom livro.
    O prato está uma maravilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar