1.13.2014

Empada galega de carne



Começamos a semana com uma receita que é excelente para aproveitar sobras de carne assada. Cá em casa, os meus homens torcem o nariz a comida requentada e eu, que sou adepta de não desperdiçar comida, ando sempre à procura de formas de a reciclar! Ia fazer uns croquetes, mas como não estava com muito tempo para deixar arrefecer a massa para os moldar, inspirei-me nas empadas galegas e fiz esta. E ainda bem, que estava uma delícia!




Ingredientes

Para a massa:
1/4 chávena de água
2 colheres de sopa azeite
1/4 chávena de vinho branco
1 c. chá de sal
150g banha
1 ovo
500g farinha

Para o recheio:
3 chávenas de carne assada moida
1/2 chávena de azeitonas descaroçadas
1/2 chávena de vinho branco
1 fio de azeite
1 cebola
3 tomates maduros
1/2 pimento verde
1 colher de sopa de oregãos
sal
pimenta
1 colher de chá de canela
1 colher de café de noz mostada
1 gema de ovo para pincelar



Confeção

Bimby:
Coloque os líquidos no copo, o açúcar, o sal, a banha e programe 2 min/37ºC/vel 1. Junte o ovo, a farinha e programe 2 min/vel espiga até que a massa fique homogénea (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Retire e deixe descansar enquanto faz o recheio.
Comece por triturar a carne juntamente com o chouriço 15 seg7vel 6. Retire e reserve.
Deite a cebola, o tomate e o pimento no copo e triture 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 10 min/varoma/vel 1. Junte a carne, o vinho, os temperos - sal, pimenta, canela, noz moscada e oregãos - bem como as azeitonas cortadas em pedaços e programe mais 3 min/varoma/vel colher inversa. 

Tradicional:
Coloque a farinha com o sal e o açúcar numa taça, abra um buraco e deite os liquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os liquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.
Num tacho com um fio de azeite, refogue a cebola, o pimento e o tomate bem picados. Deixe refogar em lume médio uns minutos. Adicione a  carne, o vinho, os temperos - sal, pimenta, canela, noz moscada e oregãos - bem como as azeitonas cortadas em pedaços e deixe cozinhar e apurar mais uns minutos.
Divida a massa em 2 porções e reserve uma parte para decorações. Estenda 2 discos de massa redondos. Forre uma tarteira untada com azeite com um dos discos, deite o recheio e cubra com o outro disco, vedando bem. Corte tiras de massa e decore a gosto. Pincele com 1 gema batida e leve ao forno a 180º por cerca de 20 min. 




Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne; N.º de porções: 5; Prato: prato principal, tartes

12 comentários:

  1. Uma excelente opção e uma boa forma de aproveitar restos de outras refeições. Adoro empadas, ficam sempre bem e a acompanhar com uma salada são perfeitas. ;) Para além de que se podem levar na marmita.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. O aspecto é magnífico e ficou linda esta tua empada!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria João, adorei seu empadão, aqui em casa digo sempre não ao desperdício. Essa receita foi um ótimo aproveitamento, ficou lindo e certamente bem saboroso. Gostei demais, ficou bem coradinha como gosto e com ingredientes excelentes. Quero aproveitar e deixar meus votos de um Feliz 2014 à vc e sua família, repleto de saúde, paz e muitas alegrias. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  4. É uma boa maneira de fazer um aproveitamento.
    Além de linda tem um interior delicioso.
    Eu já levava uma fatia bem generosa para o almoço
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Maria Joao...

    Ando intrigado porque de repente desapareceste do meu blog... ou seja nao me aparecem as tuas atualizaçoes... mas como eu andei tao desaparecida deste mundo...enfim... la vou eu ver o que aconteceu!!!

    Menina o bolo que fizeste para o teu filhote esta com um aspeto excelente e bem guloso, nem precisas dizer que ele adorou!!!

    Olha será que ainda vou a tempo de participar no teu desafio ou ja nao???

    Esta empada galega de carne esta com um aspeto mega delicioso... uma fatia agora na hora do almoço caía mesmo mesmo bem!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Deve ser deliciosa, adorei esse interior, bjs

    ResponderEliminar
  7. Que bonita ficou e deve ser bem saborosa

    ResponderEliminar
  8. Adorei esta forma de aproveitamento!! Ficou com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria,

    gosto bastante desta sugestão é das melhores formas de aproveitar comida que muitas vezes sobra.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Lindo o seu blog, está cheio de verdadeiras delícias. Já me fiz seguidora :)

    ResponderEliminar
  11. que maravilha! uma excelente sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar