9.11.2014

Lasanha de Pato e Espinafres

Sou só eu que fico com uma vontade instantânea de fazer comidas de forno com um dia de chuva!? De forno e que confortem, porque a chuva deixa-me a precisar de conforto... 
Eu tenho por hábito comprar e cozer o pato inteiro e depois congelo em caixas já desfiado, com a água de o cozer à parte. Com uma caixinha de pato desfiado no congelador, saiu esta lasanha de pato e espinafres. Uma delícia capaz de reconfortar o corpo e a alma!


Ingredientes
5 folhas de lasanha fresca
2 chávenas de pato cozinhado e desfiado
1 chávena de espinafres (usei congelado)
1 cebola
1 dente de alho 
2 tomates 
sal
pimenta
oregãos 
1 fio de azeite
1l de leite
100g de farinha
50g de manteiga
1/2 chávena de queijo mozarela ralado

Confeção
Bimby:
Deite a cebola e o dente de alho no copo e triture 15 segundos, velocidade 5. Junte o azeite e programe Varoma, 5 minutos a velocidade 2. Adicione o tomate e programe 15 minutos, 100º, velocidade 2. Programe mais 30 segundos e vá, progressivamente, até à velocidade 6. Tempere com sal, pimenta e os oregãos, junte os espinafres descongelados e bem espremidos, para retirar toda a água e programe mais 5 minutos. Retire e reserve.

Para o molho branco: deite o leite, a farinha e a manteiga no copo, tempere com sal e pimenta e programe 8 minutos, 90º, velocidade 4.

Tradicional:
Num tacho, deite um fio de azeite e refogue a cebola e o alho picados. Corte o tomate em pedaços e junte ao refogado. Deixe cozinhar em lume brando por uns 15 minutos. Tempere com sal, pimenta e os oregãos, junte os espinafres descongelados e bem espremidos, para retirar toda a água e deixe cozinhar mais 5 minutos. 

Faça agora o molho branco: num tacho, derreta a margarina e acrescente a farinha. Em lume médio, mexa para tirar o gosto de cru da farinha, sem deixar queimar. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para incorporar na farinha e não criar grumos. Use uma vara de arames, se necessário. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Ligue o forno a 180º e monte a lasanha: numa travessa, coloque uma colherada de molho branco no fundo e uma folha de massa. Cubra com a mistura de espinafres, o pato desfiado e um pouco de molho branco por cima. Cubra com outra camada de massa e repita pelo menos por 3 camadas. Termine com uma camada de massa, deite o molho branco que restou por cima e salpique com queijo ralado. 

Leve ao forno por 25 minutos. 

Nota: se usar massa seca, aconselho a dar-lhe uma escaldadela antes por uns minutos, para garantir que fica bem cozida


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos;
DificuldadeFácil; VegetarianoNão; 
Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pato
N.º de porções: 4; Prato: prato principal

7 comentários:

  1. Não...dias de chuva são realmente propícios para esse tipo de comida !!! Excelente receita! Bom dia!
    Maria

    ResponderEliminar
  2. também sou assim... chuva = forno ligado! ;) acho que faz todo o sentido e sabe tão bem!
    excelente ideia congelar o pato em pequenas doses com a água... lá em casa dos meus pais costumavamos gastar logo tudo, mas também éramos sempre cinco a comer. adorei esta ideia, eu até nem gosto muito de carne de pato (tirando no arroz típico) mas assim em lasanha deve ser uma delícia! tenho de experimentar quando for a portugal.
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca me lembrei de fazer uma lasanha de pato, mas amei a ideia. Que coisa deliciosa certamente! Gostei muito :)

    ResponderEliminar
  4. Também sou como tu quando esta tempo de chuva as comidas de forno sabem tão bem
    Gosto de pato mas não compro pois os homens não apreciam , o meu filho quando era pequeno a minha mãe tinha patinhos e ele brincava com eles um dia fiz arroz de arroz e cai na asneira de dizer o que era ,ele começou a chorar e nunca mais quis pato.
    Essa lasanha ficou uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu aodor fazer a comida no forno mesmo quando está calor, em dias assim ainda gosto mais!
    Que bom aspecto, deve ser deliciosa esta lasnaha

    ResponderEliminar
  6. Essa lasanha deixou-me a salivar ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Que idéia diferente!!!! Gostei bastante!!!!
    A chuva e o frio também costumam me levar diretamente para a cozinha...rsrsrs Já no calor, fico com uma preguiça só! rsrs
    Beijos e lindo dia pra ti!!! =)

    ResponderEliminar