9.13.2014

Lombinho de porco com molho de mostarda

Já por aqui tinha referido os que os livros de culinária que mais utilizei quando comecei a cozinhar todos os dias (ai meu Deus, há muito, muito tempo...) foram os livrinhos da Vaqueiro. No livro de carne, há esta receita simples, rápida e deliciosa e, num deste dias, revisitei esses tempos e voltei a fazer este lombinho de porco!


Ingredientes
1 lombinho de porco limpo de gorduras
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de margarina (usei 1 fio de azeite)
1/2 cebola roxa
1 colher de chá de farinha
2 dl de vinho branco
1 colher de sopa de mostarda forte
1 colher de sobremesa de folhas de tomilho
200 ml de natas de soja light 

Confeção
Aqueça um tacho com um fio de azeite. Leve o lombo inteiro ou cortado ao meio, temperado com sal e pimenta, a dourar de todos os lados. Baixe o lume, tape e deixe cozinhar uns 5 minutos de cada lado. Retire e reserve. Acrescente um pouco de azeite ao tacho, se necessário, junte a cebola bem picadinha e deixe amolecer. Junte a farinha e deixe cozinhar um minutos, antes de adicionar o vinho branco. Deixe levantar fervura, mexendo sempre; junte a mostarda e o tomilho, adicione as natas, tempere com sal e pimenta e volte a colocar o lombo de porco no tacho. Mantendo em lume brando, tape e deixe cozinhar por mais 10 minutos, virando de vez em quando.
Retire o lombo, corte-o em fatias e sirva com o molho.

Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Lombinho de Porco; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

4 comentários: