1.31.2014

Quesadillas com uvas e queijo azul

Temos novamente o fim de semana à porta! :D
E, a pensar nos lanches (ou nos brunches) do fim de semana, deixo-vos uma sugestão rápida e que foi uma surpresa quanto ao sabor - umas quesadillas com uvas e queijo azul, deliciosas!


Ingredientes
6 tortillas de trigo
1 chávena de queijo mozarela ralado
Queijo azul q.b.
cerca de 18 uvas 

Confeção
Numa tortilla, espalhe 1/3 do queijo ralado, algumas uvas cortadas na metade e sem sementes e um pouco do queijo azul esfarelado. Tape com outra tortilla. Aqueça um grelhador e grelhe a quesadilla por cerca de 2 min de cada lado. Repita com as restantes tortillas. Corte as quesadillas em 4 com um cortador de piza.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo; N.º de porções: 3; Prato: entrada, snacks

1.30.2014

Conchas com peixe, espinafres e ricota

Para semanas difíceis, comidas de conforto! E uma massa gratinada tem o poder de reconfortar o corpo e a alma... por isso, deixo-vos uma sugestão muito saborosa para animar os dias!


Ingredientes
3 lombinhos de pescada
300g de conchas de massa
1/2 chávena de espinafres cozidos e escorridos
sal e pimenta
azeite
3 colheres de sopa de queijo ricota (usei caseiro, receita aqui)
Pão ralado 
Para o molho branco:
1/2l de leite

40g de margarina

60g de farinha
sal, pimenta e noz moscada  

Confeção
Tempere o peixe com sal e pimenta.
Coza as conchas em água e sal, por apenas 5 min. Retire e deixe arrefecer. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e cozinhe os lombinhos. Entretanto, coza e escorra os espinafres (usei congelados, coloquei numa taça, no microondas por 2 min na potência máxima). Retire o peixe e, na frigideira, salteie os espinafres com um pouco mais de azeite. Tempere com sal e pimenta. Apague o lume, junte o peixe em lascas e a ricota. Retifique os temperos e reserve.

Faça o molho branco:
Bimby - Coloque todos os ingredientes do molho branco no copo e programe 9 min/90º C/ vel 4. 
Tradicional -  Num tacho, derreta a margarina, junte a farinha e deixe cozinhar um pouco a farinha. Vá adicionando o leite aos poucos, mexendo com uma vara de arames até terminar o leite e obter um molho cremoso. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. 

Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque um pouco do molho no fundo de um tabuleiro. Recheie as conchas com o recheio de peixe e ricota e coloque-as no tabuleiro, numa só camada. Cubra com o restante molho branco e termine com pão ralado.
Leve ao forno por 35 min. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peixe; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

1.29.2014

Bifes com presunto e queijo azul

A meio da semana, uma refeição simples, inspirada no livro No time to Cook da Donna Hay. Uns Bifes da vazia enrolados em presunto com uma noz de queijo roquefort, cheios de sabor!



Ingredientes
3 bifes da vazia
6 fatias finas de presunto 
sal
pimenta
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de mostarda
3 colheres de chá de queijo roquefort

Confeção
Tempere os bifes com sal e pimenta. Misture o azeite e a mostarda e pincele os bifes de ambos os lados. Enrole-os nas fatias de presunto. Aqueça uma grelha e grelhe os bifes cerca de 4 min de um lado, vire os bifes, coloque uma colher de queijo em cima de cada um e deixe cozinhar mais 3 minutos. Sirva imediatamente.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bifes da vazia; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

1.28.2014

Queijo tipo ricota caseiro

Um destes dias apeteceu-me fazer uma receita com queijo ricota e, depois de não encontrar no supermercado, resolvi fazê-lo caseiro. Não foi a primeira vez que fiz este queijo, mas, desta vez, experimentei juntar-lhe 2 colheres de iogurte grego natural para o deixar mais cremoso. Ficou fantástico!

  
Ingredientes
1 litro de leite
2 colheres de sopa de iogurte grego natural
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

Confeção
Num tacho, leve o leite com o sal a ferver. Quando levantar fervura, apague o lume e junte o iogurte, mexendo bem. Adicione o vinagre e deixe o leite coalhar. O soro vai separar-se do leite. Coloque numa peneira fina (se não tiver uma peneira fina, coloque num passador com uma gaze e deixe escorrer todo o soro (cerca de 1 hora). Guarde no frigorifico. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: leite; Prato: queijo

1.27.2014

Empadas de frango

Há semanas em que, por aqui, se cozinha menos. A semana passada foi uma delas, com algumas refeições fora de casa e frango assado trazido à última da hora. Quando trago frango assado, há sempre sobras e estas empadas foram precisamente para aproveitar essas sobras. 


Ingredientes
Para a massa:
50g de água
50g de azeite
50g de vinho branco
100g de banha
1 colher de chá de sal
1 ovo
450g de farinha
1 gema de ovo para pincelar
Para o recheio:
1 cebola
1 cenoura
1 dente de alho
50g de polpa de tomate
1 colher de sopa de salsa picada
1 fio de azeite
1 chávena de vinho branco
1 colher de sopa de farinha maisena
2 chávenas de frango cozinhado, desfiado
sal
pimenta

Confeção
Bimby:
Prepare a massa: coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha, o sal e programe 2 min / 37°C/ vel 2. Adicione o ovo e a farinha e programe 2 min / vel espiga. Reserve.
No copo, coloque a cebola, o alho e a cenoura. Pique 5 seg / vel 5. Adicione o azeite e refogue 5min / varoma / vel 1. Junte o frango, o vinho, a polpa de tomate e tempere de sal e pimenta. Programe 5 min / 100ºC / vel colher inversa. Adicione a farinha maisena diluída num pouco de àgua morna e programe mais 5 min. Retifique os temperos e junte a salsa picada. Deixe arrefecer completamente.

Tradicional:

Coloque a farinha com o sal numa taça, abra um buraco e deite os liquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os liquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.
Num tacho com azeite, refogue a cebola picada com o alho esmagado e a cenoura ralada. Junte o frango, o vinho, a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume médio por uns minutos. Adicione a farinha maisena diluida num pouco de água morna e deixe engrossar. Junte a salsa picada, Deixe arrefecer completamente.

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte formas de queque com azeite. Estenda a massa bem fina e corte rodelas grandes para forrar as formas e rodelas do tamanho das formas para cobrir e fechar a empada. Coloque a rodela grande, o recheio (cerca de 1 colher de sopa), feche com a rodela mais pequena, pressionando as bordas das 2 rodelas para selar. Enfeite as empadas com bocadinhos de massa, a gosto. Pincele com 1 gema batida e leve ao forno por cerca de 25 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Média; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 12; Prato: prato principal, entrada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...