8.31.2014

Tartines de Requeijão, Figos e Mel

Do convidado desta quinzena do desafio Quinze dias com..., Alain Ducasse, fiz estas tartines bem simples mas tão saborosas, com os figos caseiros que a minha irmã trouxe de Setúbal. Uma mistura clássica de doce e salgado que eu adoro e que resulta sempre tão bem!


Ingredientes 
2 fatias de pão saloio (usei de Rio Maior)
4 figos maduros, mas firmes
2 colheres de sopa de requeijão de cabra
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de mel
lascas de queijo parmesão
algumas folhas de tomilho 

Confeção 
Torre as fatias de pão ligeiramente. Deixe arrefecer. Espalhe 1 colher de sopa de requeijão no pão e tempere com sal e pimenta. Corte os figos ao meio e disponha nas fatias de pão. Salpique com as lascas de parmesão, as folhas de tomilho e mais uma pitada de pimenta. Regue cada fatia de pão com uma colher de mel.
  
Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Figos; N.º de porções: 2; Prato: entrada

8.30.2014

Cheesecake parfait de Morango

Uma sobremesa bem rápida, deliciosa, fresca e leve para preparar este fim de semana, porque apesar das calorias não contarem no fim de semana, a verdade é que, se as conseguirmos evitar com coisas boas, melhor!


Ingredientes
150g de queijo creme light
100g de queijo quark
1 chávena de iogurte grego light
3 colheres de sopa de açúcar de frutose
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
1 chávena de bolachas de aveia em migalhas
150g de morangos

Confeção
Bata os queijos com o açúcar, o iogurte e a baunilha. Lave e arranje os morangos, cortando-os em fatias. Em taças, disponha em camadas 2 colheres de sopa de bolacha, alguns morangos e 3 colheres de sopa de creme. Repita as camadas e termine com alguns morangos e um pouco de bolacha. Leve ao frio por 1 hora.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo creme ; N.º de porções: 5; Prato: sobremesa

8.29.2014

Espetadas de peru com crosta de ervas e limão

O filho voltou e, com ele, as refeições mais gulosas (e muitos, muitos mimos). Tinha deixado uns bifinhos de peru a descongelar para o jantar, mas apeteceu-me uma coisa diferente... resolvi experimentar umas espetadas panadas, feitas no forno e cheias de aroma. Tão boas... e sabe tão bem ouvir "tinha tantas saudades da tua comidinha, mãe!" :)




Ingredientes 
3 bifes de peru cortados em tiras de 2 cm
sal e pimenta q.b.
2 fatias de pão saloio
2 hastes de alecrim fresco (só as folhas)
2 raminhos de tomilho (só as folhas)
5 folhas de manjericão
raspas de 1 limão pequeno
sumo de 1/2 limão
2 colheres de sopa de parmesão ralado 
1 ovo 
1 fio de azeite 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Tempere as tiras de peru com um pouco de sal (não muito, que o queijo é salgado), pimenta e o sumo de limão. 
Faça o pão ralado: num robot de cozinha, coloque o pão em pedaços, as ervas aromáticas, a raspa de limão e o queijo e triture tudo (usei a bimby, 30 seg/ vel 8). 
Bata o ovo com uma colher de sopa de água. Passe as tiras pelo ovo, depois pelo pão e espete em ziguezague em espetos de madeira. Disponha as espetadas num tabuleiro forrado com papel vegetal, deite um fio de azeite por cima e leve ao forno por cerca de 20 min, até dourar.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 8 espetadas; Prato: prato principal

8.28.2014

Almofadinhas mistas com salada de tomate

Amanhã ja tenho o meu filhote de volta. Tenho tantas saudades que, nestes últimos dias, até me custa dormir! Até a inspiração para cozinhar anda fugida... Sim, eu sei que pareço muito galinha, mas não consigo evitar sentir-me assim. Consigo evitar prendê-lo aqui porque me sinto assim, o que já não é mau!
Estas almofadinhas foram um jantar feito dos tais dias sem inspiração, feito à ultima hora, com ingredientes disponíveis no frigorífico.


Ingredientes 
Para as almofadinhas mistas:
8 discos de massa fina para doces e salgados da buitonni (os maiores)
1/2 chávena de fiambre de peru fumado em pedaços
1/2 chávena de queijo em pedaços
1 colher de sopa de farinha maisena
1 colher de sopa de manteiga
1 chávena de leite (mais um pouco, se necessário)
sal, pimenta e noz moscada q.b.
1 colher de sopa de salsa picada 

Para a salada:
150g de tomates cereja
1 cebola roxa pequena
1 colher de sobremesa de oregãos
sal q.b.
azeite 

Confeção 
Descongele os discos de massa. 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Num tachinho, derreta a manteiga e junte a farinha, deixando cozinhar uns segundos. Vá adicionando o leite, mexendo sempre, até formar um molho branco um pouco mais espesso do que o normal. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Apague o lume e deixe arrefecer um pouco. Junte o queijo, o fiambre de peru e a salsa e misture. Coloque uma colherada do recheio em cada disco e dobre a massa, formando um pastel. Leve ao forno por cerca de 10 min ou até dourar.

Faça a salada, misturando o tomate cortado em 4, a cebola bem picadinha e os oregãos. Tempere com sal e azeite.




Bom apetite!


Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: fiambre e queijo; N.º de porções: 2-3; Prato: prato principal, salada, entrada

8.27.2014

Piza folhada de vegetais

Hesitei entre chamar esta receita de piza ou tarte... a verdade é que tem sabor a piza, pelos ingredientes usados, mas a essência da piza, para muitos, é a base de massa de pão. Mesmo depois de a comermos, continuamos indecisos quanto ao nome... já, quanto ao sabor, não há hesitações: é deliciosa! 


Ingredientes
1 base de massa folhada retangular
2 colheres de sopa de molho de tomate
2 tomates frescos
1 curgete
1 chávena de queijo ralado

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Estenda a massa sobre um tabuleiro de ir ao forno. Com uma faca, marque as margens, sem cortar até ao final, toda à volta, com cerca de 1 cm. Pique o centro da massa com um garfo e leve ao forno por cerca de 10 min ou até estar ligeiramente dourada. 
Retire e coloque o recheio: espalhe o molho de tomate, disponha o tomate e a curgete cortados em fatias finas e, por cima, o queijo ralado. Leve mais 10 - 15 min ao forno.  
Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: massa folhada; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

8.26.2014

Sumo refrescante de Melancia, Gengibre e Hortelã

Faço muitos sumos de fruta no Verão, mas a maioria são bem simples, nem chegam a aparecer por aqui! Esta combinação de sabores, no entanto, resultou tão, mas tão deliciosa e refrescante que tinha que a partilhar...


Ingredientes
2 fatias grandes de melancia
6 folhas de hortelã
1 pedaço pequeno (1cm) de gengibre

Preparação
Num robot de cozinha ou liquidificadora, coloque a melancia, sem casca e sem pevides, em pedaços, as folhas de hortelã lavadas e o gengibre cortado em pedaçinhos. Triture tudo até liquidificar (usei a bimby, 30 seg/vel 6 a 9).

Bom apetite!

Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: melancia; N.º de porções: 2 copos grandes; Prato: bebidas

8.25.2014

Palmiers recheados com ganache de chocolate

As bolachas de Verão propostas pela Manuela, do Cravo e Canela, foram bolachas recheadas. Apesar de andar a namorar uma série de receitas, desde as Oreo caseiras, às whoopies, resolvi deixar estas experiências para quando o filhote voltar. Mesmo à última da hora e já sem muito tempo, fiz estes palmiers recheados com ganache. Bem simples e rápidos e tão bons!




Ingredientes 
1 placa de massa folhada fresca retangular

Açúcar q.b.
100g de chocolate negro 70% cacau
4 colheres de sopa de natas 
 

Confeção   
Pré-aqueça o forno a 180º.
Abra a placa de massa folhada e salpique generosamente com açúcar. Pressione um pouco para aderir, vire a massa e salpique com açúcar do outro lado. No sentido do comprimento, enrole a massa para dentro, de cada lado, até unirem no centro, ficando com um rolo único. Corte fatias com a largura de 1 cm.

Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, afastados, porque eles crescem bastante. Leve ao forno até dourar. Retire e deixe arrefecer.
Faça a ganache: parta o chocolate em pedaços e coloque numa taça. Junte as natas e leve ao microondas cerca de 40 seg em potência máxima, até ferver as natas. Misture com um garfo até o chocolate derreter e se dissolver por completo. Deixe arrefecer.

Recheie os palmiers com a ganache de chocolate.  

Bom apetite!

 
Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: massa folhada; N.º de porções: 12; Prato: bolachas

8.24.2014

Light mini cheesecake

Com o filho fora, não tenho feito bolos, mas, mesmo com uma dieta mais saudável, apetece um doce de vez em quando... resolvi fazer estes mini cheesecakes e, garanto, são bem leves e deliciosos! Podem fazer numa forma grande, mas assim, pequeninos, ficam tão amorosos!


Ingredientes
120 g de queijo creme light
90 g de quark
7 colheres de sopa de leite magro
3 folhas de gelatina
água para derreter as folhas de gelatina
3 colheres de chá de açúcar de frutose
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 saqueta de gelatina 0% açúcar e gordura (uso da condi), de morango

Confeção
Faça a gelatina de morango como descrito na embalagem. Passe água fria nas formas de silicone, para facilitar o desenformar e encha o fundo das forminhas com a gelatina. Leve ao frio até endurecerem. 
Demolhe as folhas de gelatina num pouco de água. Quando estiverem amolecidas, leve uns segundos ao microondas e dissolva completamente a gelatina. Numa taça, bata os queijos, o leite, o açúcar e o extrato de baunilha até obter um creme homogéneo. Junte a gelatina e misture bem. Reserve fora do frigorífico até a camada de gelatina de morango estar solidificada. Nessa altura, encha as formas com o preparado de queijo e leve ao frio a solidificar novamente. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos + o tempo de frio; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijo creme, gelatina; N.º de porções: 9; Prato: sobremesa

8.23.2014

Mini fritattas com peito de peru e queijo

Estas mini fritattas, feitas no mircroondas, são muitas vezes a minha alternativa às sandes para um dia passado na praia, sem estragar a dieta! 


Ingredientes 
2 ovos
1 colher de sopa de queijo creme light
6 + 4 fatias de peito de peru fumado
2 colheres de sopa de queijo mozarella light ralado
sal e pimenta q.b. 

Confeção 
Forre 6 formas de queque de silicone com uma fatia de peru. Numa taça, bata os ovos com o queijo creme, sal e pimenta. Envolva o queijo ralado e as restantes fatias de peru cortadas em tiras. Encha as formas com a mistura de ovos e leve ao mironoondas por 1min em potência máxima.

 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos; N.º de porções: 6; Prato: entrada; snack


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...