3.31.2016

Tarte de Amêndoa e Leite condensado

O tempo anda a fugir-me. É esta a sensação dos últimos tempos e não é boa. Há dias em que a sensação é de andar sempre atrás do prejuízo, desde que acordo! Consequentemente, há projetos pessoais adiados porque, no meio de todas as "obrigações" profissionais e familiares, os projetos pessoais são sempre os sacrificados, certo? 
Há outras consequências, como a vontade de me refugiar na cozinha e fazer receitas bem pouco saudáveis... e comê-las! Principalmente se forem tão simples e deliciosas como esta tarte de amêndoa que vi no fantástico Cinco Quartos de Laranja da querida Isabel! 



Ingredientes
200g de bolacha tipo digestiva
60g de manteiga sem sal
100g de amêndoa pelada e finamente ralada
1 lata de leite condensado
4 ovos
2dl de natas



Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º.
Forre o fundo de uma tarteira de fundo amovível com papel vegetal.

Bimby:
Coloque no copo as bolachas e triture 30 seg/vel 9. Junte a manteiga amolecida e misture 10 seg/vel 6. Deite o preparado na forma e calque bem com a mão ou com as costas de uma colher. 
No copo limpo com a borboleta, deite a amêndoa e o leite condensado e bata 1 min/vel 4. Programe na vel 4, sem tempo e deite os ovos, um de cada vez. Depois dos ovos incorporados, deixe bater mais 1 min. Junte as natas e programe mais 1 min/vel 4. 

Tradicional:
Com um robot de cozinha, triture as bolachas. Misture a manteiga amolecida.  Deite o preparado na forma e calque bem com a mão ou com as costas de uma colher. 
Com a batedeira, bata bem a amêndoa e o leite condensado. Junte os ovos, um de cada vez, batendo a cada adição. Junte por fim as natas e bata bem por cerca de mais 1 min.


Verta o creme sobre a base de bolacha e leve ao forno por cerca de 20 minutos. 




Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Amêndoa, Leite condensado; N.º de porções: 8-10; Prato: sobremesa, tartes

3.30.2016

Bacalhau fresco com migas de espinafres

Cá por casa não se come muito bacalhau. "Culpa" do meu rapaz que embirra com a textura do fiel amigo. Ora, sendo este um dos poucos ingredientes que ele não gosta, eu acabo por nem insistir muito. O bacalhau fresco, no entanto, já vai mais de encontro ao gosto dele e nós sempre acabamos por satisfazer o desejo! Costumo fazer bem simples, só cozido ou grelhado, mas neste dia apeteceu-me acompanhá-lo com migas soltas e este foi o resultado!



Ingredientes
Para o bacalhau:
3-4 lombos de bacalhau fresco (ao ponto de sal)
1 fio de azeite

Para as migas:
1 cebola
1 dente de alho
1dl de azeite 
sal by Necton e pimenta  Margão q.b.
coentros picados (cerca de 2 colheres de sopa)
4 fatias de pão alentejano
2 punhados de espinafres frescos

Confeção
Retire a côdea ao pão e corte em quadradinhos bem pequenos com uma faca de serrilha. Reserve. Seque bem o bacalhau com papel de cozinha e reserve.
Numa frigideira, coloque o azeite e refogue a cebola picada finamente. Quando esta estiver translúcida, junte o alho picado e o pão e deixe dourar ligeiramente. Junte por fim os espinafres, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até os legumes murcharem. 
Entretanto, aqueça outra frigideira com um fio de azeite e coloque o bacalhau, com a pele para baixo. Deixe cozinhar uns 2-3 minutos, dependendo da altura dos lombos. Vire e deixe dourar do outro lado. 

Sirva as migas salpicadas com coentros, com o bacalhau. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: bacalhau; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.29.2016

"Bolo" de Macarrão bolonhesa

Eu gosto de cozinhar. Também tenho dias em que me apetece comprar um frango assado, mas a maioria dos dias, confesso que ir para a cozinha e ir cozinhando a receita conforme a inspiração é um processo que me descontrai. Não sou, confesso, muito ligada ao pormenor e ao visual estético... sou mais de sabor e gula, ehehehe. Já andava para fazer esta bolonhesa enformada há que tempos, mas o processo de colocar os macarrões, tipo soldadinhos, de pé, na forma, requer uma certa paciência e essa é outra das coisas que às vezes me falta... Por isso, aproveitei um dia com mais da dita e mais tempo e finalmente fiz o "bolo" de macarrão à bolonhesa!



Ingredientes
azeite
3 dentes alho
1 cebola
1 talo de aipo
150 g bacon
800 g de carne de peru picada
sal by Necton e pimenta 
Margão q.b.
200 ml de vinho branco
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de canela
200 ml de leite
8 folhas de manjericão fresco picadas

600g de macarrão largo
80g de Manteiga
1 chávena de queijo mozarela ralado
Queijo parmesão ralado q.b. para servir

Confeção

Coza a massa por menos 2 min do indicado na embalagem, escorra e mergulhe em água fria para parar o processo de cozedura e evitar que cole. 


Num tacho, frite o bacon num pouco de azeite. Junte os alhos, a cebola e o aipo picados. Deixe amolecer e junte a carne. Tempere com o sal e a pimenta preta moída, o açúcar e a canela. Deixe fritar a carne até ficar soltinha. Nessa altura, junte o tomate pelado picado com o molho da lata, umas folhas de manjericão picado e o concentrado de tomate e deixe ferver em lume médio durante 15 min. Nessa altura, junte o vinho e o leite e continue a mexer por mais uns 10 min, até o molho engrossar. O molho tem de estar "fino", portanto, se achar necessário, passe um pouco com a trituradora.

Derreta a manteiga no microondas e envolva na massa bem escorrida. Junte o queijo mozarela e envolva bem. 

Pré-aqueça o forno a 180º. 

Forre uma forma de aro com 20cm com papel vegetal e disponha o macarrão por toda a forma, na vertical. Verta o molho de carne, preenchendo os buracos do macarrão. Tape com papel de alumínio e leve ao forno por 20 min. Retire, espere uns 10 min antes de desenformar e salpicar com o queijo parmesão ralado por cima. 

Bom apetite!

tempo de preparação: 40 minutos; DificuldadeMédio; VegetarianoNão; Para crianças: Sim;Ingrediente principal: Carne picadaN.º de porções: 4-5Prato: prato principal

3.28.2016

Hot Cross Buns de chocolate e laranja

Este dias em casa souberam mesmo bem... estava a precisar de uns dias de descanso, com algumas horas na cozinha, pequenos almoços tardios e demorados e almoços e jantares de festejos. Apesar de ter tido algum trabalho para fazer, ainda assim, consegui fazer algumas das receitas que tinha marcadas. Estes Hot Cross Buns para finalmente participar do desafio Sweet World da Lia e da Susana,  foram uma dessas receitas! 
Estes pãezinhos doces com uma cruz desenhada eram feitos na 6ª feira santa em terras de sua majestade. Hoje em dia, podemos encontrá-los já durante todo o ano, mas continuam a ser mais vistos por altura da Páscoa. Cá por casa, posso dizer que o meu rapaz adorou estas bolinhas para o pequeno almoço... 
A receita foi inspirada nesta da Lia, mas com muitas adaptações.   



Ingredientes
para os buns:
sumo e raspa de 1 laranja
óleo de girassol q.b.
225ml leite 
50g manteiga, derretida e arrefecida
1 ovo grande, batido ligeiramente
450g farinha para pão + extra para a bancada
2 colheres chá de fermento de padeiro seco (usei vahiné)
1 colher de chá de sal  by Necton  
50g açúcar amarelo
Golden syrup ou mel q.b. para pincelar
para o recheio:  
150g de pepitas de chocolate 
para as cruzes:
50g farinha de trigo
50ml de água 
 
Confeção
Bimby:
No copo, coloque a farinha, o fermento, a raspa da laranja, o sal e o açúcar e programe 30 seg/vel 4. Adicione os líquidos (leite, manteiga, sumo de laranja e ovo batido) e programe 5 min/vel espiga. Junte as pepitas de chocolate e programe mais 2 min/ vel espiga.

Tradicional:
Numa taça, misture a farinha, o fermento, a raspa da laranja, o sal e o açúcar. Adicione os ingredientes líquidos (leite, manteiga e ovo) e misture tudo muito bem. Deitar a massa sobre uma bancada ligeiramente enfarinhada e amasse por cerca de 5 a 10 minutos, ou até ter uma massa macia e elástica. Abra a massa em retângulo, espalhe as pepitas de chocolate e enrole. Amasse mais uns minutos, para incorporar e espalhar bem as pepitas. 
Coloque a massa numa taça untada com o óleo, cubra com película aderente ou um pano de cozinha limpo e deixe repousar em local aquecido, por cerca de 1 hora, ou até que dobre o volume.
 
Forre com papel vegetal um tabuleiro de 20 cm/30 cm. Divida a massa em 12 e forme bolas. Disponha-as no tabuleiro, achatando-as ligeiramente.
Entretanto, misture as 2 colheres de farinha com umas 4 colheres de sopa de água, até obter uma pasta macia e densa. Coloque esta pasta num saco de pasteleiro e desenhe as cruzes nos buns. 

Cubra com película aderente ou um pano de cozinha limpo e deixe repousar em local aquecido, por cerca de 1 hora, ou até que dobre o volume.

Aqueça o forno a 190º. Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até os buns terem crescido e ficarem dourados. Pincelar os buns ainda quentes com o golden syrup ou mel e deixe-os arrefecer completamente.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 90 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate, laranja; N.º de porções: 12; Prato: Bolo, Pão doce

3.24.2016

Folar de rosas e Páscoa Feliz!

É assustadora a velocidade a que o tempo tem passado... ainda há pouco estávamos a preparar o Natal e já chegou a primavera, embora esteja a ser uma primavera muito estranha, e a Páscoa está mesmo aí! E embora as iguarias estejam planeadas para fazer durante o fim de semana, não resistir a entrar no espírito e fazer este folar de rosas com recheio de canela e açúcar mascavado. Simples, aromático e delicioso!



Ingredientes
250ml de leite
100g de margarina
100g de açúcar
1 saqueta de fermento seco
2 ovos
700g de farinha
1 colher de chá de sal by Necton
Para rechear:
100g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sopa de canela Margão 

Açúcar em pó para polvilhar
Coelhos de chocolate Lindt para decorar

Confeção
Prepare uma forma de aro amovível de 20cm de diâmetro untada com manteiga e com papel vegetal no fundo.
 
Bimby: 
Coloque no copo o leite, o açúcar e a margarina e programe 2 minutos, 37º, velocidade 2. Junte o fermento e os 2 ovos e programe 10 segundos, velocidade 6. Adicione a farinha e o sal e programe 3 minutos, velocidade espiga.

Tradicional:
Amorne o leite e derreta a margarina e bata-os com o açúcar. Junte o fermento e os ovos e misture. Adicione a farinha e o sal e bata com uma colher de pão até a massa começar e desprender-se das paredes da taça. Transfira para a bancada e trabalhe a massa durante uns 5 minutos.


Forme uma bola e deixe levedar em local aquecido por cerca de 30 minutos. Na bancada enfarinhada, estenda a massa num retângulo com cerca de 2 cm de altura. Derreta a manteiga e misture o açúcar mascavado e a canela. Espalhe o recheio pelo retângulo e enrole pelo lado mais largo, formando um rolo. Corte em 12 pedaços de cerca de 5cm e disponha-os em pé, na forma.

Ligue o forno a 50º e deixe o folar levedar lá dentro até dobrar de volume. Depois, aumente para 180º e coza por cerca de 35 minutos ou até dourar.

Pincele com mel por cima ou salpique com açúcar em pó.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 90 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos, farinha; N.º de porções: 12; Prato: Bolo, Folar

3.23.2016

Estrela de pão com queijo Boursin alho e ervas

Estamos quase na Páscoa e, este ano, ainda nem decidi o que fazer para oferecer... Mas quando a Boursin me enviou este queijo fresco cremoso e de sabor intenso, soube logo que destino teria! Esta ideia da estrela é já muito vista pela internet e eu andava há tempos para a pôr em prática. Com uma massa de pão, crocante graças ao azeite, fica uma entrada deliciosa, perfeita para partilhar com a família na mesa de Páscoa. 



Ingredientes
Água morna q.b. 
1 colher de chá de sal
by Necton
1 colher de chá de açúcar  
300g de farinha de trigo tipo 55 
1 saqueta de femento seco 
2 colheres de sopa de azeite
flor de sal by Necton
azeite q.b.
oregãos secos q.b.
1 queijo Boursin alho e ervas
 
Confeção

Bimby:

Coloque no copo a farinha, o fermento, o sal e o açúcar e misture. Programe 3 min/vel espiga e, pelo bucal, junte o azeite e água morna (cerca de 200ml), em quantidade suficiente para a massa se formar numa bola que se desprende dos lados da máquina. Deixe bater o restante tempo.

Tradicional:  
Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture. Adicione o azeite e vá adicionando água morna e incorporando a farinha, até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.
 
Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.
Pré aqueça o forno a 180º. 


Abra a massa num circulo. Coloque um copo no centro e, com uma faca afiada, corte 40 tiras a partir do centro: para ficarem mais certas, marque primeiro 4 partes, depois, corte 10 tiras em cada parte, deixando-as presas pelo centro. Enrole as tiras a dois e dois. Pincele com azeite, salpique com flor de sal e óregãos e leve ao forno por 15 min. 

Sirva com o queijo no centro. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: médioVegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pão, queijo;  N.º de porções: 20 palitos de pão; Prato: entrada

3.22.2016

Enchiladas de peru

As tortillhas de milho são daquelas coisas que há sempre na minha dispensa! Servem para wraps, Quesadillas, uma versão de pizzas rápidas,Tacos, ou até uma Quiche! São super versáteis e uma opção rápida para um lanchinho ou uma refeição mais ligeira. 
Hoje trago uma outra sugestão bem rápida para as tortillas: umas enchiladas recheadas com tiras de peru e milho, salteados com especiarias.



Ingredientes
3 bifes de peru cortados em tiras
1/2 chávena de milho cozido

sal by Necton e Pimenta Margão q.b.
1 chalota
1 dente de alho 
1 fio de azeite
1 colher de sobremesa de mistura de especiarias sabores do México Margão
6 colheres de sopa de molho de tomate (usei caseiro
2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar light  
Queijo ralado q.b.  
3 tortillas de trigo

Confeção  
Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa frigideira com um fio de azeite, cozinhe a cebola até amolecer. Tempere as tiras de peru com sal, pimenta e a mistura de especiarias. Junte-as à frigideira, bem como o dente de alho picado e deixe cozinhar em lume brando uns minutos. Junte o milho e o queijo fresco para barrar e deixe apurar.
Coloque 2 colheradas de recheio em cada tortilla e enrole. Disponha-as num tabuleiro de forno (eu usei forminhas individuais,com as tortillas cortadas a meio).  Cubra cada tortilla com 2 colheres de sopa de molho de tomate e polvilhe com um pouco de queijo ralado. Leve ao forno a gratinar, cerca de 5-8 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.21.2016

Papas de aveia com laranja

Gosto de ter tempo para um pequeno almoço tranquilo e em família mas, durante a semana, não consigo nem uma coisa nem outra! Mesmo ao fim de semana por vezes é difícil, já que os horários de acordar são diferentes ou algum de nós tem um compromisso... por isso, sempre que as estrelas se alinham para estarmos os 3 em casa e com tempo, "vingo-me"! Faço torradas, panquecas, alguns petiscos, ovos... e ultimamente, papas de aveia para mim! Desta vez resolvi experimentar fazê-las com sumo de laranja e na bimby e ficaram maravilhosas! 



Ingredientes
30g de flocos de aveia
1 colher de sobremesa de xarope de agave
sumo de 1 laranja grande (cerca de 150ml)+ água a perfazer 250ml
Canela Margão e sementes de chia para servir (opcional)

Confeção
Bimby
Deite no copo o sumo, a água e a aveia e programe 9 min/90º/vel 2. Junte o xarope de agave e misture. 

Tradicional
Pique a aveia grosseiramente num robot de cozinha. Leve ao lume brando com a água e sumo de laranja, mexendo sempre, até cozinhar e engrossar (cerca de 10 min). Junte o xarope de agave e misture.

Sirva polvilhado com canela e algumas sementes de chia.


 Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: aveia; N.º de porções: 1; Prato: pequeno almoço

3.18.2016

Muffins de chocolate com manteiga de amendoim

O mote desta semana bem podia ter sido: queria ter feito... mas não tive tempo! Queria MUITO ter conseguido fazer um Broklin Blackout Cake, para participar o passatempo das queridas Susana e Lia, mas não consegui. Fiquei-me por estes muffins bem rápidos que, ainda assim, fizeram as delícias do meu rapaz! 
Se também são fãs desta combinação de sabores, façam estes bolinhos já este fim de semana! 


Ingredientes
2 chávenas + 4 colheres de sopa de farinha tipo 55
1 colher de sopa de fermento em pó 
1/2 chávena de cacau em pó 
1 café expresso
1 chávena de leite
1 e 1/2 chávena de açúcar amarelo
2 ovos
 
170g de margarina
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
 
Confeção
Bimby:

Coloque no copo a margarina à temperatura ambiente e o açúcar e programe 3 min/ vel 4.  Adicione os ovos e programe 1,30 min/vel 4. 
Peneire a farinha, o cacau e o fermento em pó juntos, numa taça. Misture o leite e o café. 
Com a bimby a funcionar na vel 3, adicione pelo bucal do copo, intercalando, os sólidos que peneirou, e o leite com café. Finalize com 1 min/vel 6.

Tradicional:
Na batedeira, bata a margarina à temperatura ambiente e o açúcar até obter um creme.  Adicione os ovos e bata mais um minuto. 


Peneire a farinha, o cacau e o fermento em pó juntos, numa taça. Misture o leite e o café. 
Com a batedeira a funcionar em velocidade média, adicione à massa, intercalando, os sólidos que peneirou e o leite com café. Finalize batendo em velocidade alta por cerca de 1 minuto

Pré-aqueça o forno a 180º. Forre com forminhas de papel 20 formas de muffins e deite cerca de 2 colheres de sopa de massa em cada uma. Aqueça a manteiga de amendoim uns segundos no microonas e deite um pouco (cerca de uma colher de chá) no topo de cada muffin. Passe a ponta de uma faca, por forma a misturar ligeiramente a massa de chocolate com a manteiga de amendoim, fazendo um efeito marmoreado.
Leve ao forno por cerca de 15 min.


 
Bom apetite!
Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 20; Prato:  bolo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...