2.29.2016

"One Pot Pasta" de frango e brócolos

Este fim de semana foi curto para tudo o que tinha para fazer... pensando bem, isto é uma situação recorrente! Durante a semana, pelo cansaço próprio dos dias de trabalho, vou deixando pequenas coisas adiadas para estes 2 dias e depois acabo por não conseguir fazer tudo. Por isso, hoje trago mais uma versão desta receita tão prática! Para ajudar a "esticar" o tempo...


Ingredientes
300g de esparguete seco
2 peitos de frango do campo cortados em cubos pequenos
1 lata de tomate em pedaços
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de sal by Necton
1 colher de café de canela Margão
1 colher de chá de oregãos
1 chávena de brócolos fatiados
1 fio de azeite
queijo parmesão q.b. para servir
Confeção
Num tacho largo, coloque 1 fio de azeite no fundo, a cebola e os alhos picados, o tomate, o esparguete, o frango, os brócolos, sal, canela e os oregãos. Junte 2 chávenas de água e leve ao lume médio por 8 a 10 min.
 
Sirva imediatamente polvilhado com queijo parmesão ralado.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: massa, frango; Prato: Prato principal

2.26.2016

Bolo de laranja em ponto de rebuçado

Eu avisei que as laranjas abundavam por aqui! Fiz este bolinho no fim de semana passado. O bolo em si é já habitual cá por casa, mas as laranjas caramelizadas elevam-no a um nível visual e de sabor surpreendente... se gostam de laranja, não deixem de experimentar!

Ingredientes
Para o bolo:
1 laranja inteira + sumo de 1 laranja
100ml de azeite
200g de açúcar
4 ovos
300g de farinha
2 colheres de chá de fermento
manteiga e farinha para untar a forma
Para as laranjas caramelizadas:
2 laranjas
1/2 chávena de mel
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de água
1 pau de canela

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de aro amovível (usei da d'A Metalúrgica S.A.com 24cm).
 
Bimby: Coloque no copo da Bimby a laranja inteira com o sumo de uma laranja e programe 15 seg./vel. 9. Junte o açúcar, o azeite e os ovos e programe 2 min/temp. 37º/vel. 4. Adicione a farinha e o fermento e programe 15 seg/vel. 3.

Tradicional: no liquidificador, coloque a laranja inteira com o sumo de 1 laranja e bata até estar tudo liquidificado. Coloque numa taça, junte o açúcar, o azeite  e os ovos e bata com a batedeira durante uns minutos. Adicione a farinha e o fermento e volte a bater até envolver tudo.

Deite a massa na forma e leve ao forno por 30 min.

Prepare as laranjas caramelizadas:
Corte as laranjas em rodelas finas. Retire os caroços. Leve ao lume um tacho largo com água e, quando levantar fervura, junte as rodelas de laranja. Deixe ferver 5 min. Retire as rodelas com cuidado para um tabuleiro, troque a água e repita o processo mais uma vez. 
Escorra a água e faça a calda: no mesmo tacho, deite todos os ingredientes e deixe levantar fervura. Junte as rodelas de laranja e deixe cozinhar em lume médio até obter ponto estrada (tirando um pouco de calda para um prato, ao passar uma colher, fica um "caminho"). 
Retire as rodelas de laranja para um tabuleiro e deixe arrefecer. Reserve a calda que fica no tacho.

Quando o bolo estiver pronto, retire e deixe arrefecer. Desenforme para um prato e disponha as rodelas de laranja no topo do bolo. Pode usar alguma calda, se desejar, eu não coloquei.

 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: laranja; N.º de porções: 10; Prato: Bolo

2.25.2016

Medalhões de porco com molho de laranja

Gosto de cozinhar pratos salgados com fruta e, cá em casa, somos todos fãs desta combinação de doce e salgado! Ora, chegaram-me muitas laranjas e limões dadas pela mãe e pela irmã, por isso, tenho feito algumas receitas com citrinos... Estes medalhões são uma excelente opção para os dias atarefados da semana, rápidos e muito simples de preparar e com um molho maravilhoso e intenso.



Ingredientes
1 lombinho de porco em medalhões (cerca de 750g)
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
1 fio de azeite
1/2 chávena de farinha
sumo de 3 laranjas
1 dente de alho
cebolhinho fresco picado q.b.
Confeção
Tempere os medalhões com sal e pimenta. Deite a farinha num prato e passe cada medalhão pela farinha, de ambos os lados. Numa frigideira com 1 fio de azeite, aloure os medalhões uns minutos de cada lado. Retire, cubra com papel de alumínio e reserve. 
Junte o dente de alho bem picado e deixe cozinhar um pouco. De seguida, junte o sumo das laranjas e deixe cozinhar até reduzir e engrossar. Junte os sucos libertados pela carne e os medalhões, deixe levantar fervura e sirva, salpicado com o cebolinho.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: lombinho de porco; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

2.24.2016

Potes de gelatina com iogurte e claras

Desde que me lembro por gente que, volta e meia, estou a dieta... Gostar tanto de comer e de cozinhar e ter esta tendência para engordar é daquelas ironias do destino que não deviam existir! Mas é assim e não há volta a dar... cá estamos de novo de volta dos oopsies, dos grelhados, das receitas low carb, no sugar e low fat, tentando que as refeições, com tanto low, sejam ainda assim high flavour! E, para enganar a gula, as gelatinas! Com iogurte, com claras, com fruta ou com tudo isto ao mesmo tempo. 



Ingredientes 
2 saquetas de gelatina de morango light (usei condi)

500 ml de água
250g de iogurte grego ligeiro
4 claras
Framboesas para servir (opcional) 

Confeção
Leve 250 ml de água ao lume até ferver e dissolva as duas saquetas de gelatina, mexendo bem. Junte depois a restante água e misture. Nota: se quiser fazer numa forma e desenformar, aconselho a juntar nesta fase mais 2 folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria. Deixe arrefecer um pouco, antes de misturar o iogurte. 

Bata as claras em castelo e envolva-as bem com o preparado de morango. Distribua por potes de vidro e leve ao frigorífico até solidificar. O preparado vai fazer as camadas que vêm nas fotos ao repousar. 

Enfeite com framboesas na altura de servir.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 15 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: gelatina; N.º de porções: 8Prato: sobremesa

2.23.2016

Cubos de frango agridoces com tamarilho

A minha irmã deu-me uns quantos tamarilhos para experimentar. Para quem não conhece, este fruto, também conhecido por tomate de árvore, tem um sabor mais adocicado e frutado que o tomate, mas uma acidez e perfume maravilhosos... Estava eu a fazer para um jantar rápido, uns cubinhos de frango salteados com especiarias, quando me lembrei de juntar uns quantos tamarilhos. E mel, para balancear os sabores... e assim nasceu esta receita! 



Ingredientes
3 peitos de frango cortados em cubos
3 tamarilhos (pode usar 1 tomate pouco maduro em substituição)
1 fio de azeite
2 dentes de alho
1 pedaço de 1 cm de gengibre
1/2 malagueta vermelha
1 colher de chá de canela Margão
1 colher de chá de açafrão em pó Margão
1 colher de café de coentros em pó Margão
1 colher de sobremesa de sal by Necton
2 colheres de mel
coentros frescos q.b.
1 colher de sopa de sementes de girasol
1 colher de sopa de sementes de abóbora

Confeção
Tempere os cubos de frango com sal. Aqueça uma frigideira com 1 fio de azeite e deite os alhos e a malagueta (retire as sementes se gostar de pouco picante) bem picados, o gengibre ralado e as especiarias. Deixe uns segundos e junte o frango. Deixe cozinhar uns minutos, mexendo de vez em quando. 
Prepare os tamarilhos: pele-os, corte em 4 e retire as sementes. Junte-os ao frango, juntamente com o mel e deixe cozinhar até desfazerem. Salpique as sementes e os coentros picados.

Sirva com arroz ou umas tortillas de trigo. 


Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango;  N.º de porções: 3Prato: prato principal

2.22.2016

Bagels

Começamos a semana com uma receita deliciosa. Estes Bagels dão algum trabalho, é verdade... mas o resultado é muito compensador! Este pães têm uma textura única. Ficam muito macios, mas densos, ligeiramente adocicados, são perfeitos para um lanche ou pequeno almoço.

Adaptado daqui

Ingredientes
450g farinha de trigo tipo 55
3 colher de chá de sal 
by Necton
1 saqueta de fermento seco de pão (usei Vahiné)
1 colher de sopa de mel
250 ml água
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Sementes a gosto para decorar

Confeção
Bimby:
Comece por juntar no copo a farinha, o sal, o fermento, o mel e a água e amasse 3 min/vel. espiga, até formar uma bola. Se necessário adicione um pouco mais de água. Deixe a massa em repouso cerca de 5 mnt. A seguir a este tempo de repouso, volte a amassar cerca de 2-3 min/vel. espiga. 

Tradicional:
Numa taça, junte todos os ingredientes e amasse bem, até formar uma bola. Se necessário adicione um pouco mais de água. Deixe a massa em repouso cerca de 5 mnt. A seguir a este tempo de repouso, deite a massa numa superfície limpa e amasse cerca de 3 min.  

Coloque a massa num recipiente untado com óleo, cubra com película aderente e deixe levedar por cerca de 40 min em local aquecido (eu aqueci o forno a 60º, desliguei e coloquei a massa lá dentro).

Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.

Divida a massa em 6-8 partes iguais. Forme um rolo com cada uma das bolas de massa, com cerca de 20-25cm. Coloque uma ponta da massa entre o polegar e o indicador e enrole a restante à volta da mão até que as extremidades se encontrem. Pressione com os dedos as pontas de forma a colarem e selarem. Tente igualar a largura da argola o melhor que puder e de forma a obter um buraco no centro com cerca de 5cm. Coloque os bagels no tabuleiro, pincele ligeiramente com óleo e deixe novamente levedar no forno por mais 45 min. 

Encha uma panela larga com 3/4 de água e deixe que levante fervura. Nessa altura, junte o bicarbonato de sódio, reduza o lume e deixe ferver um pouco com a tampa.

Pré-aqueça o forno a 250ºC.
Coloque os bagels na panela de água a ferver e deixe cozinhar 1 min de cada lado. Repita o processo com todos os bagels. Retire com uma escumadeira e coloque no tabuleiro. Polvilhe generosamente cada bagel com semente (usei sementes de chia).

Coloque o tabuleiro no forno pré-aquecido e reduza a temperatura para 200ºC. Deixe cozer cerca de 15 a 20 min ou até estarem dourados. 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 120 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha; N.º de porções: 8; Prato: pão

2.19.2016

Cheesecake de manga

Este Cheesecake já foi feito uma série de vezes em várias ocasiões festivas e só agora consegui tirar fotos! Sim, é assim tão bom! ehehehe
É inspirado numa receita de um dos Workshops do Célio e da Sílvia do Sweet Gula e Bocadinhos de Açúcar adaptado ao gosto cá de casa. Deixo-vos então esta pequena maravilha como sugestão para adoçarem o fim de semana!



Ingredientes
400g de queijo creme magro 
200g de queijo Mascarpone
120g de açúcar
200 ml de natas magras para bater
200g de iogurte natural grego ligeiro
1 colher de sumo de limão
5 folhas de gelatina
450g de polpa de manga 
230g de bolacha Maria
90g de margarina amolecida

Confeção
Bimby:
Coloque as bolachas no copo e triture 30 sec/vel 7. Misture a margarina amolecida 15 seg/vel 3. Retire para uma forma de aro amovível com 26 cm de diâmetro e calque bem. Leve ao frigorífico enquanto prepara o restante. 

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Com o copo limpo, bata as natas com o sumo de limão 1 min/vel 3.5. Junte o açúcar, os queijos e o iogurte e misture 1 min/vel 4. 

Numa taça pequena misture 3 colheres de sopa da polpa de manga com as folhas de gelatina hidratadas e bem escorridas e leve ao microondas 30 seg. Mexa, garantindo que está bem dissolvido. 

Retire mais um pouco de polpa de manga para fazer a decoração e reserve. 

Junte a polpa com gelatina à restante polpa de manga e misture bem. Junte ao copo com o creme de queijos, 1 min/vel 4. Deite este creme por cima da base de bolacha, alise a superfície e deite gotas da polpa de manga reservada por cima. Com uma faca, passe pelas gotas de manga, a formar o efeito de espirais. 
Leve ao frio até ficar firme.


Tradicional:
Coloque as bolachas num robot de cozinha e triture. Misture a margarina amolecida. Deite para uma forma de aro amovível com 26 cm de diâmetro e calque bem. Leve ao frigorífico enquanto prepara o restante. 

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. 
Bata as natas com a batedeira com o sumo de limão até começarem a engrossar. Junte o açúcar, os queijos e o iogurte e misture até obter um creme homogéneo. 
Numa taça pequena misture 3 colheres de sopa da polpa de manga com as folhas de gelatina hidratadas e bem escorridas e leve ao microondas 30 seg. Mexa, garantindo que está bem dissolvido. 

Retire mais um pouco de polpa de manga para fazer a decoração e reserve. 

Junte a polpa com gelatina à restante polpa de manga e misture bem. Junte ao creme de queijos e bata mais um pouco para incorporar. Deite este creme por cima da base de bolacha, alise a superfície e deite gotas da polpa de manga reservada por cima. Com uma faca, passe pelas gotas de manga, a formar o efeito de espirais. 
Leve ao frio até ficar firme.


Bom apetite! 

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: queijos, mangaN.º de porções: 10; Prato: sobremesa 

2.18.2016

Frango assado em leite

Já não sei há quanto tempo tinha esta receita do Jamie Oliver marcada para fazer, mas eu confesso que tenho tantas receitas em lista de espera, que às vezes demoro mesmo muito tempo até chegar lá... Neste caso, valeu a pena não ter desistido da ideia! É uma receita super simples de preparar e fica maravilhosa... o leite amacia a carne e faz um molhinho irresistível! Para servir com arroz branco ou puré de batata e um pãozinho para molhar...




Ingredientes 
3 pernas inteiras + 6 coxas de frango do campo com pele

6 dentes de alho 
1/2 litro de leite
1 fio de azeite
raspas de 2 limões
1 colher de sopa de sal by Necton
1 colher de chá de pimenta preta Margão

2 paus de canela Margão
4 Folhas de salva

Confeção

Pré-aqueça o forno a 170º. Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta.

Deite o azeite numa panela ou tabuleiro que possa ir ao lume e ao forno e aloure o frango de todos os lados. Retire o frango, escorra a gordura e, sem limpar o tabuleiro, deite o leite, os alhos esmagados, a raspa de limão, a salva e a canela. Junte o frango e leve ao forno por cerca de 50 min, virando os pedaços de frango a meio do tempo.


Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:Frango;  N.º de porções: 5-6; Prato: prato principal

2.17.2016

Lombos de salmão com mostarda e "crispy kale"

Depois de ver por vários blogs estrangeiros que sigo esta "kale", andava com muita curiosidade de experimentar! Assim, logo que a vi à venda, comprei e resolvi fazê-la no forno, o que faz com que fique crocante. Eu adorei o resultado! Os rapazes, nem tanto... mas para mim, foi o acompanhamento perfeito para este salmão com mostarda.
 




Ingredientes 
4 lombos de salmão fresco 
Sal by Necton e pimenta Margão q.b. 
1 colher de sopa de mostarda  à antiga
Raspa de 1/2 limão
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sopa de molho de soja

Para a couve:
1 couve "kale"  
Sal by Necton q.b.
1 colher de sopa de azeite 

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro grande e outro mais pequeno com papel vegetal. 
Arranje a couve: retire o talo central e desfaça em pedaços as folhas. Lave e seque bem as folhas. coloque no tabuleiro e tempere com o azeite e sal, envolvendo bem. 
Tempere os lombos de salmão com sal e pimenta e reserve. Misture numa taça a mostarda, a raspa de limão, o mel e o molho de soja. Cubra os lombos com esta mistura. Leve ambos os tabuleiros ao forno por 20 min.  

Nota: Para servir, pode colocar os lombos no tabuleiro da couve, mas não os faça juntos, já que o salmão larga água e não terá o efeito "crispy" que se pretende!

 
Bom apetite!
Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

2.16.2016

Tiras de peru cremosas com açafrão

Cá em casa os jantares de semana têm sido rápidos e sem grandes novidades, que o tempo tem andado escasso e a inspiração também... estas tiras de peru foram feitas num desses dias apressados mas ficaram tão boas que não resisti em partilhar!



Ingredientes  
3 bifes de peru
Sal by Necton e pimenta Margão q.b. 
1 cebola pequena  
1 colher de chá de açafrão  
2 colheres de chá de mel
1/2 chávena de vinho branco  
1 colher de sopa de queijo creme  
sumo de 1/2 limão
raspa de 1 limão
Salsa picada para servir

Confeção  
Corte os bifes de peru em tiras e tempere-os com sal, pimenta e sumo de limão. Coloque o azeite numa frigideira e doure as tiras de peru. Baixe o lume e deixe cozinhar uns 3 min. Retire e reserve. Junte ao azeite a cebola picada e o açafrão e deixe cozinhar até amolecer. Adicione a raspa de limão e o vinho e deixe evaporar. Volte a colocar as tiras de peru na frigideira e junte, em fio, o mel. Junte o queijo creme ao molho, tempere com um pouco de sal e pimenta e misture bem para dissolver o queijo e engrossar um pouco.

Sirva salpicado com salsa picada.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Perú; Prato: Prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...