6.30.2018

Tarte de Framboesa (com creme de pasteleiro)

Fiz esta tarte no aniversário da minha mãe. Tinha acabado de regressar de uns dias maravilhosos e inspiradores em Paris e ainda vinha com as imagens daquelas montras coloridas da pastelaria francesa... Além disso, uma vez que voltei na véspera do aniversário da minha mãe, não tinha muito tempo e esta tarte é bem simples de fazer. 
Podem usar outras frutas frescas e resulta sempre deliciosa e fresca. Perfeita para esta época de verão!




Ingredientes
para a massa:
1 chávena e ½ de farinha de trigo sem fermento
2 colheres de sopa de açúcar refinado
¼ de colher de chá de sal
115g de manteiga sem sal, bem fria e cortada em cubinhos
3 a 5 colheres de sopa de água gelada
Raspa de 1 limão

Para o recheio:
5 gemas
500ml de leite
200g de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de essência de baunilha
 
Para finalizar: 
500g de framboesas
algumas folhas de hortelã

Confeção
Comece por preparar a massa: misture a farinha, açúcar, raspa de limão e sal. Junte os pedacinhos de manteiga gelada e, com os dedos, desfaça-os juntando com a farinha, até obter uma areia grossa. Se tiver um processador de alimentos, pode usá-lo com alguns toques para obter esta areia. Junte a água e amasse com as mãos até a massa começar a formar uma bola. 

Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e amasse delicadamente a massa (vai parecer um pouco seca, mas amassando, ela forma uma massa uniforme. Não amasse em excesso, senão fica dura. Embrulhe em película aderente e leve ao frio por 30 min.

Passado este tempo, numa superfície de trabalho polvilhada com farinha, abra a massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Leve ao frio por 10 min. Decore as laterais a gosto (usei um cortador em forma de coração e "colei" pequenos corações na borda da tarte).

Pré-aqueça o forno a 180º. Retire a forma do frio e pique o fundo da massa com um garfo. Asse por cerca de 10 min, ou até as laterais dourarem levemente. Deixe arrefecer.

Faça o recheio: misture o leite com o açúcar, a essência de baunilha, as gemas e o amido de milho com uma vara de arames. Leve ao lume médio-baixo, mexendo sempre, até engrossar. Verta sobre a massa e deixe arrefecer completamente antes de decorar com as framboesas e folhas de hortelã.

Sirva fresca ou à temperatura ambiente.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldademédio; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: FramboesasN.º de porções: 8-10; Prato: sobremesa, tartes

3 comentários:

  1. Olá! Esta tarte tem ótimo aspeto. Vou experimentar fazê-la, mas com morangos frescos. Ficará boa? Se não tiver tempo de fazer a massa, dará para fazer com massa comprada? Será folhada, quebrada ou areada? Gosto muito do seu blogue. É uma inspiração. Bjs. Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João!
      Com morangos fica deliciosa! Se forem pequenos, use inteiros, senão, é melhor em fatias ou metades. Se usar a fruta cortada, pincele depois com um pouco de geleia, para não secar tanto. Outra versão de que gosto muito é com kiwi e manga... esta tarte adapta-se a qualquer fruta mais sumarenta.
      Quanto à massa, pode usar a massa refrigerada quebrada.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. que fantástica. Desde que o meu filho foi a paris que me fala nessa gulodice. Entretanto fui lá e vim com elas nos olhos. Já tentei fazer um milhão de vezes mas não ficam com o mesmo sabor. Irei tentar esta receita. Sempre é mais uma esperança, eh,eh.

    ResponderEliminar