3.31.2014

Risoto de curgete

Para esta segunda sem carne, a sugestão vai para um risoto delicioso de curgete. Uma refeição simples e reconfortante!


Ingredientes
1 e 1/2 chávenas de arroz arbóreo
1l de caldo de galinha ou legumes
1/2 chávena de vinho branco
1 cebola
azeite
2 curgetes médias cortadas em cubos
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
cebolinho picado para servir
 

Confeção  
Ferva o caldo de galinha ou legumes e mantenha-o quente.  Numa panela, refogue a cebola picada no azeite, sem dourar. Em lume médio, acrescente o arroz e envolva. Junte o vinho e deixe o liquido evaporar, mexendo sempre delicadamente. Continue a mexer e vá acrescentando o caldo aos poucos - cerca de 2 conchas a cada vez, deixando sempre o liquido evaporar antes de acrescentar outra dose. Quando o arroz estiver quase cozinhado, junte a curgete. No final, apague o lume e misture a manteiga e o queijo. Envolva e sirva de imediato, salpicado com o cebolinho picado.
Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Arroz; N.º de porções: 3; Prato: Acompanhamento, prato principal

3.30.2014

Bolo de cola cola

A minha irmã faz muito este bolo, mas, apesar disso e como cá por casa raramente há coca-cola, nunca o tinha experimentado. No outro dia, vi a receita do bolo de coca-cola na página da Clara de Sousa - A Minha Cozinha e decidi-me a comprar a dita coca-cola de propósito. É um bolo delicioso e bem "caseiro", perfeito para os lanches de fim de semana!


Ingredientes

500g de açúcar
400g de farinha com fermento
50g de cacau em pó
60g de margarina à temperatura ambiente
1 colher de sopa de fermento em pó
1 lata (33cl) de Coca-Cola
5 ovos médios
1 pitada de sal
Açúcar em pó para polvilhar (opcional) 

Confeção 
Separe as gemas das claras. 
Pré-aqueça o forno a 180º. 
Barre com manteiga e enfarinhe uma forma grande.  

Bimby:
Coloque as claras no copo, com a borboleta e uma pitada de sal e bata as clara em castelo - 5 min/37º/vel 3 e 1/2. Retire para uma taça grande e reserve.
Coloque no copo a margarina e o açúcar e bata 3 min/vel 4. Junte as gemas e o cacau e programe mais 1 min. Com a máquina a funcionar na vel 3, alterne, através do bucal, a coca-cola e a farinha. Misture a massa com as claras, envolvendo com cuidado.

Tradicional: 
Bata o açúcar com a manteiga durante uns minutos. Junte o cacau em pó, o sal e as gemas e bata mais um pouco para envolver. A baixa velocidade, ou à mão, junte a Coca-Cola alternadamente com a farinha. Finalmente, bata as claras em castelo bem firme e envolva delicadamente na massa. 

Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 50 min ou até que um palito espetado no centro do bolo saia seco. Deixe arrefecer e polvinhe com açúcar em pó, se desejar.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: coca-cola; N.º de porções: 16; Prato:  bolo

3.29.2014

Nuggets leves de frango com parmesão

Este nuggets são repetentes aqui em casa e no Blog, mas já os publiquei há tanto tempo, que acho que merecem uma repetição, porque são, de facto, deliciosos e bem saudáveis! Uma excelente opção para o fim de semana. 


Ingredientes
2 peitos de frango
sal q.b.
1 iogurte natural
1/2 chávena de queijo parmesão ralado
1 dente de alho
2 chávenas de pão do dia anterior ralado

Confeção
Pré aquecer o forno a 180º.
Cortar os peitos de frango em pedaços. Temperar com um pouco de sal e deitar numa taça com o iogurte a envolver bem todos os pedaçinhos de frango. Deixar marinar entre 15 a 30 minutos.
Picar num robot de cozinha, o pão, com o dente de alho. Misturar com o queijo ralado. Preparar um tabuleiro com papel vegetal para ir ao forno. Passar cada pedaço de frango pelo pão com queijo e colocar no tabuleiro. Levar ao forno durante cerca de 20m ou até dourar.

Bom apetite! 

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.28.2014

Pão de leite

Eu sei que falo muito do meu filho aqui pelo blog, mas a verdade é que muitas das coisas que por aqui publico são feitas a pensar nele... o meu filho adora comer e até é bastante fácil de alimentar... exceto ao pequeno almoço! A fim de semana, em que acorda tarde, acorda com fome e toma um pequeno almoço como deve ser, mas, durante a semana, é uma "guerra" diária para não ir para a escola sem comer. E assim se vão experimentando receitas para variar o pequeno almoço do rapaz. Como foi o caso deste pão de leite, receita do livro de receitas essencias da bimby, que passou a ser presença cá em casa!


Ingredientes
250 dl leite  
50 g margarina
50 g açúcar
1/2 saqueta fermento seco, cerca de 5 g
1 colher de chá de sal
500 g farinha
1 gema ovo para pincelar
1 colher de sopa de coco ralado (opcional)

Confeção
Coloque no copo todos ingredientes, exepto a farinha e programe 1,30 min/37º/vel 1.  Adicione a farinha e programe 10 seg/vel 6,  de seguida, amasse 2 min/vel espiga. Deixe descansar 10 min. Molde o pão como preferir - pode fazer bolinhas ou, como eu fiz, usar uma forma de bolo inglês (para comer à fatia, já que adoramos este pão torrado!). Deixe dobrar de volume (cerca de 40 min.), pincele com a gema de ovo, salpique o coco ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 25 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: leite; N.º de porções: 12; Prato: pão

3.27.2014

Farfalle cremoso com peru, brócolos e tomate seco

E, enquanto uns (é mais uma) faz dieta, os outros pedem-se massa... Esta mistura rápida de peru, bróculos e tomate seco, com um molho cremoso de queijo é uma refeição saborosa, rápida e nutritiva, com muito pouca gordura!


Ingredientes
200g de massa farfalle
300g de bifes de peru em tiras
2 chávenas de flores de bróculos
4 tomates secos
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar (usei light)
1 fio de azeite
1 colher de chá de tomilho
leite q.b.

Confeção
Coza a massa em água com sal. Entretanto, tempere as tiras de peru com sal e pimenta, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e aloure a carne. Junte o tomate seco picado e os alhos e deixe cozinhar 1 minuto. Adicione os bróculos cortados em fatias e deixe cozinhar até os legumes estarem tenros (refresque com umas colheres de sopa da água de cozer a massa). Junte o queijo e dilua com um pouco de leite. Retifique os temperos e junte, por fim, o tomilho.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 2-3; Prato: prato principal

3.26.2014

Leite creme light

Andava eu nas minhas pesquisas de sobremesas light, apetecia-me mesmo, mesmo um leite creme... e dei com esta adaptação da receita da Bimby, da Patrícia do fantástico Blog Food with meaning. Fiz mais umas alterações e voilá! Um leite creme bem levinho e tão bom...




Ingredientes
1 litro de leite magro
2 ovos inteiros
100 g de açúcar de frutose
40 g de farinha de arroz
Casca de meio limão, só a parte amarela
1 pau de canela
1 colher de chá de extrato de baunilha
canela para polvilhar


Confeção
Bimby:
Junte todos os ingredientes no copo, pela ordem indicada, exceto a casca de limão e o pau de canela. Programe 15 seg/vel 3 1/2.

Adicione os restantes ingredientes e programe 12 min/90º/vel 2. Retire a casca de limão, o pau de canela e coloque de imediato numa travessa ou em taças individuais. Sirva polvilhado de canela.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: leite; N.º de porções: 6; Prato: sobremesa

3.25.2014

Espetos de carne mexicanos

O meu filho adora tudo em pauzinhos de espetada... ele é fruta, peixe, carne, carne picada, enfim... coloca-se num pauzinho e o rapaz fica feliz! Um destes dias, tinha deixado carne picada a descongelar para fazer um rolo de carne, mas atrasei-me e precisava de acelerar o tempo de forno. Sairam estes espetos, com sabores mexicanos e acompanhados de 2 molhos: sweet chili e um género de pesto de coentros com amnedoim. 

Ingredientes
600g de carne de vaca picada
1 punhado de amendoins
sal 
1 ovo
2 colheres de tempero mexicano (usei a mistura Sabores do México, da Margão)
1 colher de sopa de coentros picados

Para o pesto de coentros:
1 punhado de amendoins
1 chávena de coentros
azeite q.b.
1 dente de alho
1 colher de sopa de sumo de limão
sal e pimenta q.b. 

Molho sweet chili: 
receita aqui

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Pique os amendoins e misture, numa taça, com a carne, o ovo e os temperos. Se ficar demasiado mole, junte 1 colher de pão ralado. Faça os espetos, moldando a carne em espetos de bambu. Disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Para fazer o molho pesto, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e pique por uns segundos.

Sirva os espetos com o molho pesto e o sweet chili, arroz branco e uma salada.
Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne picada; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

3.24.2014

Canelones com ricota e espinafres

Começamos a semana com uma receita deliciosa de canelones... porque o tempo voltou a arrefecer e volta a apetecer ligar o forno e ter refeições reconfortantes à mesa! E sem carne, como já é habitual às 2.ªs feiras!


Ingredientes 
1 cebola
1 dente de alho
1 chávena de espinafres cozidos e escorridos
2 chávenas de queijo ricota (usei caseiro, desta receita)
1 fio de azeite
3 colheres de sopa de molho de tomate (usei desta receita)
Folhas de lasanha frescas
Para o molho branco:
600ml de leite
49g de margarina
60g de farinha
sal, pimenta e noz moscada q.b.
queijo ralado q.b. para gratinar 

Confeção 
Bimby:
Deite a cebola e o alho no copo e triture 15 seg/ vel 5. Junte o azeite e programe 5 min/ vel 2. Adicione os espinafres bem escorridos e programe 4 min/ 100º/vel 2. Junte o queijo ricota, tempere com sal e pimenta e misture 10 seg/vel 3. Retire e reserve.
 
Para o molho branco: deite o leite, a farinha e a margarina no copo, tempere com sal, noz moscada e pimenta e programe 8 minutos, 90º, velocidade 4.
 
Tradicional:
Num tacho, deite um fio de azeite e refogue a cebola e o alho bem picados. Tempere com sal, pimenta, junte os espinafres bem espremidos, para retirar toda a água e deixe cozinhar mais um pouco. Apague o lume e junte, por fim,  o queijo ricota.  

Faça agora o molho branco: num tacho, derreta a margarina e acrescente a farinha. Em lume médio, mexa para tirar o gosto de cru da farinha, sem deixar queimar. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para incorporar na farinha e não criar grumos. Use uma vara de arames, se necessário. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
 
Ligue o forno a 180º e monte os canelones: corte cada placa de lasanha em 3 e escalde as folhas de massa uns segundos, apenas para as tornar mais maleáveis. Em cada pedaço, espalhe um pouco de recheio e enrole. Numa travessa para o forno, deite o molho de tomate diluído com 2 colheres de sopa de água, no fundo. Coloque os canelones bem juntos uns aos outros, deite o molho branco por cima e salpique com queijo ralado.

Leve ao forno por 30 minutos.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ricota; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...