12.31.2014

Top + Vistas: Sugestões para o Fim de Ano

Já têm tudo preparado para a noite de logo? 
Vão passar em casa em família e entre amigos ou festejar fora, com muitos brilhos e música? 
Eu confesso que cada vez gosto mais desta noite em casa, com um jantar especial e rodeada das pessoas que me são mais queridas...
Para vos ajudar a decidir a ementa para logo, deixo-vos algumas sugestões mais festivas!


                                      Entradas


Pastéis de nata de bacalhau





























(e tábua de Queijos)




















                                  Prato Principal

































































                                     Sobremesas









































e para depois da meia noite... um Chocolate quente













Feliz 2015!!!!!! 

12.30.2014

Gressini

Estes palitos finos de massa de pão são viciantes! Crocantes, douradinhos e salgados q.b., difícil é provar apenas um e ficar por aí...


Ingredientes
620g de farinha de trigo
300ml de água morna
5 colheres de sopa de azeite
1 embalagem de fermento seco 
azeite, sal e sementes de chia q.b.

Confeção
Bimby:
Deite no copo a farinha, o fermento e o sal e misture 15 seg/vel 4. Com a bimby a trabalhar na vel espiga, deite pelo bucal a água morna misturada com as 5 colheres de azeite. Deixe bater mais uns 3 min. Desligue e deixe levedar por 30 min.

Tradicional:
Numa taça grande, misture a farinha, o fermento e o sal. No centro, deite a água morna misturada com o azeite e misture, primeiro com um grafo e depois com as mãos. Passe para a bancada e amasse por uns minutos, até a massa estar macia e elástica. Deixe levedar por 30 min.

Pré-aqueça o forno a 160º. Prepare 2 tabuleiros com papel vegetal. 
Estenda a massa com cerca de 1cm de grossura e, com uma faca afiada, corte tiras também com 1 cm. Acerte o tamanho das tiras, disponha-as no tabuleiro. Pincele com azeite e salpique com uma mistura de sementes de chia, sal e pimenta. Leve ao forno cerca de 10 min, até dourarem.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha; N.º de porções: 60; Prato: snack, entrada


 


12.29.2014

Pesto de Espinafre e Nozes

Dizem que o frio vai chegar em força esta semana! Eu confesso que passei o fim de semana quase sem sair de casa, no rescaldo das festas e a descansar (finalmente, a descansar!) e não senti o frio... mas vai chegar esta semana, trazendo o 2015 com ele! 
Já sabem que eu sou mais de sol e calor. Não que esta época não tenha o seu encanto, eu adoro o Natal, no entanto, passado o Natal, estou pronta para o Verão! 
Na falta do calor (sim, sim... eu sei que ainda mal começou o Inverno!), o truque é aproveitar os dias de sol. E, na falta de manjericão, faz-se um pesto com espinafres!


Ingredientes
1 chávena de espinafres congelados
1/2 chávena de salsa
2 colheres de sopa de nozes
1 dente de alho
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
sal e pimenta q.b.
1 dl azeite

Confeção
Descongele os espinafres e escorra-os, apertando num passador, para retirar toda a água.
Num robot de cozinha ou liquidificador, deite os espinafres, a salsa, as nozes  e o alho e pique grosseiramente (uso a bimby, com uns toques de turbo). Retire a mistura para uma taça e acrescente o azeite e o queijo ralado, formando o molho.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: espinafres; N.º de porções: 1 frasco de 200ml; Prato: Molho


 

12.28.2014

Scone familiar

Vi esta receita numa seleção de pães doces da Ana do maravilhoso Petiscos e Miminhos e ficou logo destinada para o pequeno almoço de Domingo! E só me arrependi de uma coisa: de não ter dobrado a receita, porque não ficou nada para o lanche...


Ingredientes
125g de farinha de trigo
1 pitada de sal
30g de açúcar
7g de fermento para bolos
30g de margarina
1 ovo
80ml de leite
30g de passas de uva

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha.

Numa taça, misture os secos: farinha, sal, açúcar e fermento. Junte a margarina e trabalhe a massa com os dedos até obter uma mistura tipo areia.
Noutra tijela, bata o leite e o ovo. Junte os ingredientes líquidos aos secos e misture até ficar com uma massa homogénea.
Junte as passas e misture bem.
Deite a massa na forma e leve ao forno por cerca de 25-30 minutos ou até que tenha a superfície levemente dourada.

Sirva morno, em fatias, com manteiga ou doce,


Bom apetite!


Tempo de preparação: 35 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha; N.º de porções: 8; Prato: bolo 

12.27.2014

Enchiladas de peru

O Natal chegou depressa e passou mais rápido ainda. 
Deixou algum cansaço de muitas horas passadas na cozinha, mas muitas lembranças tão doces quanto as iguarias preparadas!

E deixou sobras, que é preciso reciclar e aproveitar para as refeições do dia a dia. Estas enchiladas foram aligeiradas com o uso de queijo de barrar e leite magro, em vez de molho branco ou natas e ficaram muito saborosas! 


Ingredientes
2 chávenas de sobras de peru assado, desfiado
1/2 chávena de milho cozido
sal e pimenta q.b.
1 chávena de molho de tomate (usei caseiro
1 colher de sobremesa de Segredos do Mundo México, da Margão
2 colheres de sopa de queijo para barrar light
1/2 chávena de leite (usei light)
Queijo ralado light q.b.
4 tortillhas de trigo

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Num tacho, combine o peru, o molho de tomate, o milho e os temperos. Deixe apurar em lume brando uns minutos. 
Numa taça, bata o queijo com o leite e tempere com sal e pimenta. 
Coloque 2 colheradas de recheio em cada tortilla e enrole. Disponha-as num tabuleiro de forno. Cubra com o molho de queijo e leite e polvilhe com um pouco de queijo ralado. Leve ao forno a gratinar, cerca de 20 min.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Peru; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

 

12.26.2014

Biscoitos estrelados

Ainda no "rescaldo" do Natal e da preparação dos cabazes, deixo-vos uns biscoitos italianos tipicamente de Natal, muito simples e saborosos e de que todos gostaram! No original, usa-se extrato de anis, mas eu substitui por baunilha.
Aproveito e participo num desafio de que gosto tanto - o Vamos Fazer Bolachas! - e que, este mês, tem como tema as bolachas de Natal! 


Ingredientes
1/2 chávena de manteiga
3/4 de chávena de açúcar
3 ovos à temperatura ambiente
2 colheres de chá de extrato de baunilha
3 chávenas e 1/2 de farinha de trigo fina
3 colheres de chá de fermento

Para o Glacê:
150g de açúcar em pó
1 clara
1 colher de sopa de sumo de limão

Estrelas de açúcar da Vahiné para enfeitar
Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare um tabuleiro com papel vegetal.
Bimby:
Deite os ovos no copo com a borboleta e bata 5 min/vel 3,5. Gradualmente, pelo bucal, adicione a manteiga amolecida e o extrato de baunilha. Retire a borboleta.
À parte, misture a farinha, o açúcar e o fermento e adicione-a lentamente aos ovos, sempre com a bimby a bater em vel 4. Junte os ovos, 1 de cada vez. Se a massa estiver demasiado líquida, junte um pouco mais de farinha até ter uma consistência mole, mas moldável.

Tradicional:
Numa batedeira, bata os ovos por cerca de 5 min. Adicione a manteiga amolecida e o extrato de baunilha, sempre a bater. 
À parte, misture a farinha, o açúcar e o fermento e adicione-a lentamente aos ovos, sempre com a batedeira a bater. Junte os ovos, 1 de cada vez e incorpore bem.  Se a massa estiver demasiado líquida, junte um pouco mais de farinha até ter uma consistência mole, mas moldável.

Com a ajuda de 2 colheres de sobremesa, faça montinhos de massa separados entre si e leve ao forno por cerca de 8 min. Repita até acabar a massa, retire todos os biscoitos para uma rede ou tabuleiro.

Prepare o Glacê
Bimby: Junte o açúcar em pó, o sumo de limão e a clara e bata 10 seg/vel 6.

Tradicional:
Junte o açúcar em pó, o sumo de limão e a clara e bata com a farinha mágica por uns segundos.

Deite uma colher do glacê em cada biscoito e salpique com as estrelas! 

 
Deixe secar e guarde em recipiente hermético.

Bom Apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ovos; N.º de porções: 24; Prato: Bolachas





12.25.2014

Feliz Natal!

Hoje não trago receita... é dia de Natal e é tempo de estar em família! Mas não quis deixar de vir agradecer-vos a companhia diária aqui no Blog e no Facebook e desejar-vos um dia de Natal muito doce e repleto de momentos felizes!


Deixo-vos também, porque têm seguido algumas das receitas, os meus cabazes de Natal deste ano, com o tema de Itália e continham:
- Gressini
- Molho de tomate
- Molho Pesto
- Palha Italiana
- Certosino
- Biscoitos de Natal

Eu adorei prepará-los, desde a escolha do cesto às etiquetas e acho que, quem recebeu, também gostou muito! Ficaram um mimo, não acham?


12.24.2014

Palha Italiana

Mais um docinho dos cabazes de Natal. Sim, é também Italiano! Bem, em rigor este doce não é italiano, é mais um cruzamento entre o salame de chocolate italiano e o brigadeiro brasileiro... seja como for, uma coisa é certa: é uma gulodice, bem fácil de fazer e fica um miminho tão giro para oferecer! 


Ingredientes
2 latas de leite condensado
200g de chocolate negro 70% cacau
80g de manteiga sem sal
1 pacote de bolacha tipo maria torrada
2 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó + 1 colher de chá de canela

Confeção
Deite o leite condensado, o chocolate e a manteiga num tacho e leve ao lume. Quando começar a fervilhar, baixe o lume e, mexendo sempre, aguarde que a mistura faça o ponto estrada e comece a despegar do fundo do tacho. Apague o lume e misture as bolachas partidas em pedacinhos.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e pincele com óleo. Deite a mistura no tabuleiro, alise a superfície e deixe solidificar. 
Quando estiver frio, retire, corte em quadrados pequenos e passe alguns por açúcar e outros pela mistura de cacau e canela.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: chocolate; N.º de porções: 24; Prato: Sobremesa





  

12.23.2014

Certosino - Bolo de Natal Italiano

Por aqui, estamos em plena "produção" para os cabazes de Natal! E estes bolinhos de Natal Italianos juntam o melhor de vários mundos: chocolate, especiarias e frutos secos... uma delicia aromática que deixa a casa a cheirar a Natal!



Ingredientes
200g de farinha de trigo
100g de açúcar
100g de mel
50g de sultanas
50g de amêndoas
50g de pinhões
50g de chocolate negro picado
50g de fruta cristalizada + 50g para colocar por cima
50g de nozes de macadâmia para colocar por cima
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de café de cravinho em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva doce
50g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de vinho do Porto (no original, Marsala) 
Açúcar em pó para polvilhar

Confeção
Deixe as sultanas no vinho por 15 min.
Leve um tacho ao lume com o vinho, o açúcar, o mel, a manteiga e as especiarias e deixe dissolver. Apague o lume e reserve.
Entretanto, misture as amêndoas, os pinhões, o chocolate picado e a fruta cristalizada. Noutra taça, misture a farinha e o fermento. 
Junte a farinha ao tacho e mexa vigorosamente até estar bem misturado. A massa vai ser bastante densa. Junte os frutos e chocolate e misture bem. 

Deite na forma e enfeite por cima com as nozes e a restante fruta cristalizada.

Leve ao forno previamente aquecido a 180º por 30-40 min. 

Retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

Bom apetite!
 
Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frutos secos; N.º de porções: 8; Prato: bolo
 
 

12.22.2014

Nuggets de salmão no forno

Começamos esta semana de Natal com uma receitinha de peixe. A partir daqui, vão abundar os doces, sobremesas, bolachas e bolinhos... por isso, temos uns nuggets de salmão em versão ligeira, no forno, para compensar a desgraça calórica que se avizinha! 


Ingredientes
500g de lombo de salmão fresco, sem pele
sal e pimenta q.b.
2 fatias de pão tipo saloio
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 dente de alho
1 colher de sopa de coentros picados
1 ovo + 1 colher de sopa de leite
 
Confeção
Corte os lombos de salmão em pedaços e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Num robot de cozinha ou picadora, triture o pão juntamente com o alho, o queijo e os coentros. 
Numa taça, bata o ovo com o leite.

Pré-aqueça o forno a 200º e prepare um tabuleiro com papel vegetal. Passe cada pedacinho de salmão pelo ovo e depois, pelo pão ralado e coloque numa única camada, no tabuleiro. Leve ao forno por cerca de 15m ou até dourar.

Sirva com arroz de cenoura e salada.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salmão; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

12.21.2014

Kladdkaka - Bolo de Chocolate Sueco para um dia especial!

"Pssst... vou roubar-te o coração!" Dizias-me tu bem pequenino.
Mal sabias que to ofereci ainda eras só uma ideia.
"Olha: Gosto de ti até à Lua!" E eu olhava e ficávamos a contar quem dizia mais voltas pelo espaço - até à Lua e voltar, infinitos!
O meu menino cresceu, é inegável... Mas mantém o sorriso e a alegria. Mantém-se carinhoso e cuidadoso. Tornou-se íntegro, Leal! e mantém-me refém entre as voltas da lua e de coração fora do corpo, nas suas mãos.

O meu menino fez 17 anos e a cada ano cresce em mim o orgulho pela pessoa que é!

Para comemorar, só podia ser com chocolate... um bolinho que ficou marcado para fazer, mal recebi o livro Top with Cinamon e que fiquei ainda com mais certeza de que seria o bolo certo para o meu chocólatro depois de ler (e de ver) a versão do meu amigo Célio do Sweet Gula.

Parabéns Filho!


Ingredientes
135g de margarina
55g de cacau puro em pó
350g de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
110g de farinha sem fermento
3 ovos
açúcar em pó q.b. 

Confeção 
Pré aqueça o forno a 180º.
Forre o fundo de uma forma de aro amovível com papel vegetal, unte a forma e reserve.

Bimby
 Coloque no copo a margarina e o cacau em pó e programe 3 min/vel 3/60º. Junte os restantes ingredientes e bata 2 min/vel 4.

Tradicional
 Derreta a margarina e misture com o cacau. Junte os restantes ingredientes e bata na batedeira por alguns minutos. 

Deite a massa na forma e leve ao forno por 20 min. É o suficiente para cozer por fora, mas ficar húmido por dentro. 
Deixe arrefecer uns 15 min antes de desenformar. Polvilhe com açúcar em pó.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções: 8; Prato: bolo, sobremesa
 

12.20.2014

Giveaway de Natal

Querem ganhar o fantástico Livro "Cantinho do Avilez"? Então, toca a participar no Giveaway de Natal do Ponto de Rebuçado, na Página de Facebook!




Boa Sorte e Bom Natal!!

Strogonof de peru e cogumelos

O último fim de semana antes do Natal... passa tudo demasiado rápido! É, para a maioria das pessoas, o fim de semana dos últimos preparativos, por isso, a receita hoje é bem rápida e prática! 
Mas há outro motivo para a receita hoje ser tão rápida... é que hoje é um dia especial: o filhote faz 17 anos e tem o dia por conta dele! O meu "bebé" está um rapaz crescido e tornou-se numa pessoa integra, segura, leal, bondosa e muito carinhosa... o meu orgulho! 

Amanhã mostro o bolinho de aniversário!


Ingredientes
400g de peru cortado em tiras
8 cogumelos fatiados
sal, pimenta e noz moscada q.b.
1 fio de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
1 pacote de natas de soja light
1/2 chávena de leite
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de sobremesa de mostarda

Confeção
Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e doure a carne por uns minutos. Junte os cogumelos, tempere-os com sal e pimenta e deixe cozinhar até perderem a água. 
Numa tacinha, misture as natas, o leite, o ketchup e a mostarda. Tempere com o molho de soja e noz moscada. Junte o preparado à carne e deixe levantar fervura. Baixe o lume e deixe uns minutos a apurar.

Sirva com arroz branco.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peru; N.º de porções: 3; Prato: prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...