1.23.2015

Blog em Pausa

Os próximos dias serão dedicados a arrumações e voltar para casa... voltamos para a semana, já na cozinha nova e renovada! 



1.22.2015

O pequeno almoço perfeito! - Parfait de aveia e romã

Sim, perfeito! No sabor, que é delicioso; por ser nutritivo e saudável, por garantir energia para toda a manhã e... por ser preparado de véspera!
Inspirada pelas sementes enviadas pela Sementina, o novo parceiro do Blog, e pelas já conhecidas overnight oats, fiz este parfait de aveia, iogurte, mel e romã. Podem ainda prepará-las num frasco e levar para comer no trabalho!
 

Ingredientes
3 colheres de sopa de aveia (Sementina)
4 colheres de sopa de leite magro
1 colher de chá de açúcar de frutose
4 colheres de sopa de iogurte grego magro
1 colher de sopa de mel
3 colheres de sopa de bagos de romã
1 colher de café de sementes de chia (Sementina)

Confeção
Numa taça, misture o leite com o açúcar e a aveia. Vai ficar seco, mas será o suficiente para amolecerem, com o iogurte, durante a noite.
Deite 2 colheres da aveia no fundo de um copo, cubra com 2 colheres de sopa de iogurte, um pouco de mel e 2 colheres de sopa de bagos de romã. Deite a restante aveia e repita: iogurte, mel e os restantes bagos de romã. Salpique com as sementes de chia.
Reserve no frigorífico durante a noite, está pronto a consumir de manhã!



Bom apetite!


Tempo de preparação: 5 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: não; Ingrediente principal: aveia, romã; N.º de porções: 1; Prato: pequeno almoço

1.21.2015

Salmão com Mel e Pistáchios

Meio da semana... frio, uma ameaça de constipação que me anda a rondar e uma mudança para fazer. Não está fácil por estes lados, por isso, perdoem-me as receitas zás-trás-pás que têm sido o mote por aqui! Perdoem... mas fiquem com mais uma!


Ingredientes
3 lombos de salmão
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de molho de soja
1/4 chávena de pistáchios partidos grosseiramente

Confeção
Ligue o forno a 180º.
Prepare um tabuleiro com papel vegetal suficiente para fazer um embrulho.
Tempere os lombos de salmão com sal e pimenta. Numa tacinha, misture o mel com o molho de soja (para facilitar, amorne um pouco o mel) e pincele os lombos em cima com esta mistura. Salpique com os pistáchios partidos.Coloque os lombos no centro do papel e una as pontas, como uma trouxa, fechando o embrulho. 
Leve ao forno por 15 min. Retire e deixe descansar fechado por mais 5 min.

Sirva com arroz e salada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Salmão; N.º de porções: 3; Prato: prato principal



1.20.2015

Peito de frango de fricassé

Já não fazia fricassé há imenso tempo e faz-me sempre lembrar a infância! Um destes dias, sem grande inspiração para o que fazer com uma embalagem de peito de frango que tinha destinado para o jantar, "bato" os olhos nos limões e pronto! Uma refeição rápida e com sabor a outros tempos...

Ingredientes
1 Cebola
1 fio de azeite
3 peitos de frango
1 chávena de vinho branco
Sumo de 1/2 Limão
1 colher de sobremesa de amido de milho
2 Gemas
2 colheres de sopa de Salsa picada
Sal e Pimenta q.b.

Confeção
Corte os peitos de frango em cubos e tempere com sal e pimenta.
Bimby:
Coloque no copo a cebola e triture 15 segundos, velocidade 7. Junte o azeite e marque 4 min/100º/Vel 1. Junte os cubos de frango e marque 10 min/100º/colher inversa. Adicione o vinho e o amigo diluído num pouco de água e deixe cozinhar mais 5 min/100º/colher inversa.
Entretanto, bata as gemas com o sumo de limão e a salsa picada e junte ao frango. Marque mais 3 min/100º/colher inversa.
 
Tradicional: 
Ponha a alourar a cebola picada num tacho com o azeite. Junte o peito de frango e deixe cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando. Regue com o vinho branco e o amigo diluído num pouco de água e mexa. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos. Entretanto, desfaça as gemas com o sumo do limão e a salsa picada. Junte ao tacho e mexa rapidamente. Deixe cozinhar mais uns 3 minutos.

Sirva com arroz branco ou batata frita
 
Bom apetite!
Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peito de frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

1.19.2015

Frittata de cogumelos, curgete e feta

Começamos bem a semana, com uma proposta sem carne, mas nem por isso, menos nutritiva e saborosa! Eu adoro Frittatas, mas o meu pessoal torce um bocadinho o nariz... por isso, comprei esta mini forminha, perfeita para as frittatas individuais! Esta, é só minha! :P


Ingredientes
2 ovos
2 colheres de sopa de leite
sal e pimenta q.b.
3 cogumelos brancos
1/2 curgete
1 fio de azeite
1 fatia fina de queijo feta

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Numa frigideira pequena, deite um fio de azeite e junte os cogumelos e a curgete fatiados finamente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar uns minutos. À parte, bata os ovos com o leite. Deite na frigideira os ovos, esfarele o queijo feta por cima e leve ao forno por cerca de 8 min. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ovos; N.º de porções: 1; Prato: Refeições ligeiras

1.18.2015

Panquecas de iogurte com sementes de papoila

Acordar mais tarde, acender os aquecedores, ligar o fogão e preparar, ainda com o resto da casa na cama, um pequeno almoço de Domingo, para comer devagar... 
Estas panquecas são altas e fofas, doces q.b. e as sementes dão-lhes uma textura tão boa! Já não venho a tempo do pequeno almoço, mas ainda temos o lanche, não é verdade!?


 
Ingredientes
1 iogurte natural (usei grego light)
1 ovo
7 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
50ml de leite
1 colher de sopa de sementes de papoila
óleo q.b. para untar a frigideira 

Confeção
Numa taça, bata o ovo com o iogurte. Junte a farinha, o fermento e o açúcar e bata bem. Adicione o leite aos poucos até ficar com uma massa fluída e sem grumos. Junte então as sementes e envolva bem. 
Unte uma frigideira com óleo e leve ao lume. Quando estiver quente, baixe o lume e deite uma concha de massa. Deve virar a panqueca quando verificar que se começam a formar bolhinhas à superfície. Proceda do mesmo modo até acabar a massa. 

Sirva com mel, compota ou chocolate derretido (obrigatório para o adolescente cá de casa...)

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinha; N.º de porções: 8; Prato: pequenos almoços, lanches

1.17.2015

Sopa de peixe

Sábado de chuva e frio e apetece uma comida reconfortante... esta sopa de peixe, com uma base de legumes reúne todos os requisitos para estes dias, para além de que é muito saudável, leve e deliciosa!

 
Ingredientes
2 postas de pescada (pode usar outro peixe)
Sal q.b.
2 folhas de louro
2 dentes de alho
3 cenouras
2 curgetes
100g de abóbora
1 cebola
1 fio de azeite 
coentros picados e tostas para servir

Confeção
Bimby:
Coloque o peixe no cesto, temperado com sal e o louro, cubra de água e coza vel 3/varoma/8 min. Entretanto, descasque e corte em pedaços todos os legumes. Retire o cesto e reserve o peixe. Deite todos os legumes no copo, junte 1 fio de azeite e programe vel 2/varoma/15 min. Triture em creme 30 seg/vel 3-6-8. 

Tradicional:
Coza o peixe temperado com sal e o louro na panela de sopa, coberto com água. Entretanto, descasque e corte em pedaços todos os legumes. Retire o peixe e reserve. Deite todos os legumes na panela, junte 1 fio de azeite coza por 15 min, até os legumes estarem cozinhados. Triture em creme com a varinha. 

Junte o peixe em lascas limpo de pele e espinhas ao creme e envolva.
Sirva com os coentros picados finamente e umas tostas em pedacinhos.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Legumes, peixe; N.º de porções: 6; Prato: sopas

1.15.2015

Piza de atum e bacon

Por aqui continuam as refeições rápidas e simples que o tempo tem de ser aproveitado para outras coisas... 
Mas no fim de semana conseguiu-se arranjar um tempinho para fazer uma piza, a pedido do filhote!

Ingredientes
Para a massa:   
Água morna q.b. 
1 colher de chá de sal  
500g de farinha de trigo  
1 saqueta de femento seco
1/2 colher de azeite


Recheio:
3 colheres de sopa de molho de tomate 
1 e 1/2 chávenas de queijo mozarela ralado  
2 latas de atum em azeite
1/2 chávena de bacon em pedaços
manjericão fresco picado q.b.
1 fio de azeite



Confeção

Bimby:

Coloque no copo a farinha, o azeite e o fermento e programe velocidade Espiga, sem tempo. Pelo bucal, adicione água morna (cerca de 200ml), em quantidade suficiente para a massa se formar numa bola que se desprende dos lados da máquina. Tempere com o sal e bata em vel espiga durante cerca de 2 min.



Tradicional:

Coloque todos os ingredientes secos e o azeite numa tigela e misture. Vá adicionando água morna até formar uma bola que se desprenda da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e amasse durante uns minutos.



Forme uma bola, tape e deixe repousar, pelo menos, 30m.

Pré aqueça o forno a 180º.  

Divida a massa em 2 (pizas médias). Estique a massa em cima de papel vegetal e recheie, primeiro com o molho, depois o queijo mozarela, o atum e o bacon. Termine com o manjericão picado e regue com 1 fio de azeite. Leve ao forno por cerca de 20 min. 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: atum, bacon, queijo;  N.º de porções: 8-10 fatias; Prato: piza

1.13.2015

Prémio do passatempo de 2 anos de Ponto de Rebuçado!

Está a decorrer o Passatempo dos 2 anos do Blog e aqui está o prémio: este cake stand lindo em loiça branca, com tampa. Querem participar? É só seguir as regras aqui!

Hambúrguer duplo de peru com cebola caramelizada (e Batatas assadas com ervas e alho)

Este fim de semana, depois de um dia a carregar mobílias, os homens cá de casa estavam mesmo a precisar de uma refeição indulgente para recompor energias e animar! E foi isto que saiu: hambúrguer duplo de peru recheado com fiambre e queijo, com cebola caramelizada e umas batatinhas novas no forno com ervas e alho.


Ingredientes
4 hambúrgueres de peru
sal e pimenta q.b.
4 fatias de queijo
4 fatias de peito de peru
azeite q.b.
1 cebola
2 dentes de alho

Para as batatas:
400g de batatas novas
1 colher de sopa de ervas de provence
2 dentes de alho
1 dl de azeite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Corte as batatinhas em quartos e coloque numa assadeira. Tempere com sal, as ervas, os alhos esmagados e o azeite, misture e leve ao forno por 40 min, até dourar.
Tempere os hambúrgueres com sal e pimenta. Numa frigideira com um fio de azeite, deite os alhos laminados e frite os hambúrgueres. Coloque uma fatia de queijo e o peito de peru em cima de 2 hambúrgueres, coloque outro hambúrguer por cima e termine com mais um pouco de queijo. Tape a frigideira com uma tampa e deixe, em lume baixo, até o queijo derreter. 

Noutra frigideira pequena com um fio de azeite, deite a cebola cortada em meias luas finas, tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar, em lume médio-baixo, mexendo de vez em quando, até caramelizar. 

Sirva o hambúrguer com um pouco de cebola em cima e acompanhado com as batatas.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne de peru; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

 


1.12.2015

Esparguete com camarão, alho e coentros

Confesso que desde o início do ano que ando numa azáfama! E estas próximas semanas vão ser ainda mais complicadas: estou a preparar o regresso a casa depois de umas obras grandes que nos obrigaram a refugiar-nos na casa da mãe. Entre limpezas, compras e assuntos vários para tratar, é bem possível que nalguns dias o blog fique parado... 
As receitas, as que se têm feito, são sempre rápidas, como este esparguete com camarão, alho e coentros, porque assim anda a minha cozinha: sem tempo!


Ingredientes
300g de esparguete
300g de camarão cozido
3 dentes de alho
1 fio de azeite
1 pitada de sal
1 malagueta picada
1/2 chávena de vinho branco
1 molho de coentros picado 

Confeção
Coza o esparguete pelo tempo indicado na embalagem. Num tacho largo, deite um fio de azeite, a malagueta e os alhos picados. Junte o camarão (usei camarão cozido, que tinha sobrado de outra refeição, mas pode usar camarão cru descascado). Deixe tomar fitar 1 minuto em lume médio e adicione o vinho. Deixe evaporar um pouco. Misture os coentros picados. Escorra o esparguete e junte ao tacho, envolvendo bem.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Camarão; Prato: Massas
   

1.11.2015

Muffins de caramelo

Que tal uns bolinhos bem rápidos de fazer para o lanche deste domingo solarengo? Estes muffins fazem-se mesmo num piscar de olhos e são sempre deliciosos... já os fiz simples, com pepitas, com cobertura e, deste vez, apeteceu-me com caramelo, só porque sim! 

 

Ingredientes 
300g de farinha
150g de  açúcar
100g de margarina
2 ovos
250ml leite
1 colher de café de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1/2 chávena de caramelo liquido


Confeção
Aqueça o forno a 180º. Derreta a  margarina  e junte o  leite e depois o ovo  e misture. À parte, misture todos os ingredientes secos, junte os secos à mistura de  ovo e bata só com a  colher de pau, para misturar (não é preciso bater a massa, não se pretende que a massa ganhe ar). 

Deite em formas de queque com forminhas de papel, enchendo apenas a 2 terços. Com a ajuda de uma colher, "abra" a massa no centro e deite um pouco de caramelo em cada muffin. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 a 20 minutos.

Retire os muffins do forno e deixe arrefecer.


 
Bom apetite!

 
Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: caramelo; N.º de porções: 12; Prato: bolo

1.10.2015

Panados de frango no forno

Por aqui, vamos ter um fim de semana de trabalho... por isso, deixo-vos uma sugestão bem prática: uns panados de frango feitos no forno, com pão aromatizado com ervas e queijo.


Ingredientes
2 peitos de frango
sal e pimenta q.b.
1 chávena de iogurte natural
3 fatias de pão
1 dente de alho
1 mão cheia de ervas aromáticas (usei salsa e manjericão)
1/2 chávena de queijo parmesão ralado

Confeção
Corte os peitos de frango em bifes e tempere com sal e pimenta. Coloque-os numa taça e envolva com o iogurte. Deixe marinar por 15 min.
Numa picadora ou robot de cozinha, coloque o pão, o dente de alho e as ervas e triture (usei a bimby, 30 seg/vel 8). Misture o queijo.

Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare um tabuleiro com papel vegetal. 
Retire o excesso de iogurte de cada bife e passe pelo pão ralado, pressionando um pouco, para aderir e coloque no tabuleiro. Leve ao forno por cerca de 20 min ou até dourar.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 35 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peito de frango; N.º de porções: 3; Prato: prato principal


 
 

1.09.2015

Medalhões ao molho pimenta

Finalmente, termina a semana... é sempre complicado voltar ao ritmo de trabalho de 5 dias / semana depois de uns tempos de paragens e festas! A receita de hoje tem ar de festa, mas é bem simples e tão rápida de fazer...


Ingredientes
6 medalhões de vitela
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Para o molho:
100g de manteiga
1 dente de alho
1 folha de louro
1 chávena de leite
1 colher de sobremesa de molho de soja
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 colher rasa de sobremesa de amido de milho
1 colher de sopa de pimenta em grão
 

Confeção 
Numa frigideira com um fio de azeite, frite os medalhões temperados na hora apenas com sal, uns 2 minutos de cada lado. Retire para um prato, tape com papel de alumínio e reserve. Na frigideira onde fritou os medalhões, derreta a manteiga com o alho esmagado e o louro e deixe tomar gosto uns segundos. Enquanto isso, numa tacinha, misture o leite com a mostarda, o molho de soja, o molho inglês e a farinha, dissolvendo bem a farinha com um garfo. Junte esta mistura à frigideira, adicione os grãos de pimenta e deixe ferver 1 minuto, em lume baixo. 

Sirva os medalhões com o molho por cima. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: medalhões de vitela; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

1.08.2015

Torta de pescada

Eu adoro souflés salgados... infelizmente, sou a única cá por casa a gostar! Aproveitando a visita da mãe, tinha a "desculpa" perfeita para experimentar esta torta-quase-souflé, porque ainda não desisti de por os homens da casa a gostar de souflés. E esta torta é um passo nessa direção: tem uma consistência um pouco mais densa, mas ainda assim é leve e o sabor é maravilhoso. Com esta, convenci os rapazes!


Ingredientes
400g de peixe cozido limpo de pele e espinhas
5 ovos
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite
sal e pimenta q.b.
5 colheres de sopa de farinha
1/2 chávena de ervas frescas picadas (usei salsa e manjericão) 
2,5 dl de leite
100g de queijo fresco para barrar

Confeção:
Pré-aqueça o forno a 180º. Prepare um tabuleiro fundo com papel vegetal.
Bimby:
Separe as claras das gemas. Deite as claras no copo da bimby com a borboleta e bata 5 min/vel 3. Retire para uma taça e reserve. 
Deite no copo a cebola, os alhos, as ervas e um fio de azeite e triture 15 seg/vel 5. De seguida programe 4 min/vel 2/varoma. Junte a farinha, o leite e tempere com sal e pimenta e programe 6 min/vel 2/varoma. Adicione o peixe e as gemas e programe mais 3 min/vel 2/varoma. Adicione as claras em castelo e envolva com a espátula.

Tradicional:  
Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo firme e reserve. 
Num tacho com um fio de azeite, deite a cebola, os alhos, as ervas picados e deixe cozinhar uns minutos. Junte a farinha, o leite e tempere com sal e pimenta mexa até engrossar. Adicione o peixe em lascas e as gemas, deixando mais uns minutos, sempre a mexer. Adicione as claras em castelo e envolva com a espátula.

Deite a massa no tabuleiro e leve ao forno até dourar ligeiramente (cerca de 25 min). 
Retire, vire a torta para cima de um pedaço de papel vegetal, espalhe o queijo num dos lados e enrole, com a ajuda do papel. 

Sirva com salada ou legumes salteados.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: pescada; N.º de porções: 4-5; Prato: prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...