6.30.2014

Panquecas de salsinhas de soja e legumes

Já não são novidade as panquecas salgadas por aqui! Desta vez, foram feitas com cenoura e salsichas de soja. Ficam sempre deliciosas e são uma refeição mesmo com gostinho de Verão, com uma boa salada e um sumo fresco. Perfeitas, também para levar para a praia ou passeios.


Ingredientes
2 cenouras
1 frasco de salsichas de soja com legumes
1 chalota
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
salsa q.b.
2 ovos
sal e pimenta preta q.b.
100g de farinha
1 pitada de leite
azeite para fritar

Confeção
Bimby:
Deite no copo todos os legumes e a salsa e programe 15 seg/vel 5. Adicione os restante ingredientes, exceto as salsichas e programe 1 min/vel 3. Adicione as salsichas cortadas em rodelas e envolva com a espátula.

Tradicional: 
Pique a chalota e a salsa e rale as cenouras. Misture os legumes com o queijo e a farinha, tempere com sal e pimenta e junte os ovos ligeiramente batidos com o leite, misturando até obter uma massa homogénea. Adicione as salsichas cortadas em rodelas e envolva

Aqueça uma frigideira untada com azeite e deite uma colherada de massa. Quando estiver dourada, vire-a e deixe dourar do outro lado. Escorra em papel absorvente.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: salsichas de soja; N.º de porções: 3; Prato: prato principal, entrada

6.29.2014

Tarte de amêndoa

Pois, sabemos que que hoje é dia de bolo, mas cá por casa houve um pedido especial! E cá está... a tarte preferida do marido, tarte de amêndoa! A receita de sempre, rabiscada no caderninho de receitas, ditada, certamente, pela minha mãe, foi adaptada à bimby.


Ingredientes
Massa:
200 g de farinha
100 g de açúcar
100 g margarina amolecida
1 ovo
3 colheres de sopa de leite
Recheio:
200 gr amêndoa laminada
175 gr açúcar (usei amarelo)
175 gr margarina
4 colheres de sopa de leite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma tarteira com margarina.
Bimby:
Para a massa, deite todos os ingredientes no copo e programe 15 seg/vel 6 e depois, 2 min/vel espiga. Estenda a massa fina e forre a tarteira. Pique o fundo com um garfo e leve 15 min ao forno.

Para o recheio, deite a margarina, o açúcar e o leite no copo e programe 10 min/varoma/vel 1. Junte as amêndoas e envolva com a espátula. Deite sobre a massa e leve novamente ao forno por mais uns 10 min. 

Tradicional:
Para a massa, bata o ovo com o leite e o açúcar, misture a farinha, trabalhe a massa um pouco na bancada, estenda fina e forre a tarteira. Pique o fundo com um garfo e leve ao forno por 15 min.

Para o recheio, leve ao lume todos os ingredientes durante uns minutos, até começar a caramelizar. Deite sobre a massa e leve novamente ao forno por mais uns 10 min.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Amêndoa; N.º de porções: 8; Prato: sobremesa, tartes

6.28.2014

Hambúrguer com cheddar e bacon

Finalmente a temperatura começa a atingir números mais razoáveis para a estação do ano em que estamos! É fim de semana e, com bom tempo, as refeições rápidas são ideiais para libertarmos o tempo para aproveitar o sol, os amigos e a família! Estes hambúrguers foram feitos para os homens cá de casa, bem decadentes e nada dietéticos, mas, segundo disseram, deliciosos! 



Ingredientes
400g de carne de vaca picada  
1 cebola pequena  
2 dentes de alho  
1 colher de sopa de cebolinho  
sal e pimenta q.b.
4 fatias finas de bacon  
4 fatias de queijo cheddar

Confeção

Pique muito finamente a cebola, o alho e o cebolinho e misture bem com a carne picada. Forme 2 hambúrguers grandes e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e, em lume médio, cozinhe os hambúrguers cerca de 3 minutos de um lado. Vire os hambúrguers e cozinhe mais 2 minutos do outro lado. 

Entretanto, numa frigideira pequena, coloque as fatias de bacon a grelhar, até ficarem estaladiças. Escorra sobre papel absorvente. Coloque as fatias de queijo em cima de cada hambúrguer, tape a frigideira com uma tampa ou papel almúnio e deixe mais 1 minuto, até o queijo derreter. Disponha as fatias de bacon em cima.

Bom apetite!


Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: carne de vaca picada; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

6.27.2014

Lançamento da Revista Saúde à Mesa

Na passada 4.ª feira, dia 25 de junho, fui à festa de lançamento da Revista Saúde à Mesa, convidada como BlogIn TeleCulinária, no fantástico Terraço do Tejo no Restaurante Faz Figura




O convite enviado, prometia o desvendar do novo conceito deste revista, um fim de tarde original e muitas surpresas. E cumpriu! Um espaço maravilhoso, com uma vista linda sobre o Tejo, ideal para as noites quentes que se avizinham, comida fantástica e pessoas muito simpáticas.







A revista passa a ter uma colaboração permanente da Nutricionista Natália Cavaleiro Costa, artigos sobre saúde e bem estar e, como não podia deixar de ser, muitas receitas leves e saudáveis deliciosas, sob a supervisão do Chef Hernâni Ermida!



 



Adorei este fim de tarde fantástico, onde pude finalmente conhecer algumas caras por trás de alguns dos Blogs que sigo, como foi o caso da Alexandra do Bimbexpress, da Ana Teles do Telita na cozinha, da Catarina do Tralhas Grátis, da Eva do A aventura culinária,  da Marisa do Sweet my kitchen e da Sandrine do As várias faces da Ginja... e rever outros como foi o caso do Célio do Sweet Gula!


 E no final, ainda tivemos miminhos dos patrocinadores do evento! Obrigada à TeleCulinária por estes momentos! 

Nota: Fotografias da Alexandra, da Sandrine e do Álbum da festa, que podem ver na totalidade, aqui



Espetadinhos de porco

Desde que recebi a TeleCulinária 1833 que marquei esta receita para experimentar! Rápida e com sabores exóticos e, ainda por cima, saudável e leve... e deliciosa! Este prato de inspiração Indonésia foi um sucesso cá em casa!

Ingredientes
1 lombinho de porco (cerca de 700g)
4 dentes de alho
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sobremesa de açúcar mascavado
sal e pimenta q.b.
Coentros q.b.
espetos de madeira pequenos

Confeção
Corte a carne de porco em cubos pequenos para uma taça. Tempere com os dentes de alho picados, o molho de soja, o açúcar mascavado, sal e pimenta e envolva bem. Deixe marinar uns 15 min. De seguida, faça os espetadinhos e grelhe-os de ambos os lados. Sirva com o molho da marinada por cima, salpicado com coentros finamente picados.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Lombo de porco; N.º de porções: 3 pessoas (cerca de 9 espetadas pequenas); Prato: prato principal

6.26.2014

Slim Pasta com frango e curgete

A Slim Pasta (massa konjac) é feita de uma planta, o konjac, uma raiz utilizada na alimentação tradicional japonesa. Esta pasta tem 97% de água e 3% de fibras solúveis, menos de 21 calorias, não tem hidratos de carbono, nem glúten. Tem uma textura mole e pouco (eu diria nenhum) sabor, adquirindo o sabor dos molhos que a acompanham. 
Fiz esta com sabores orientais e ficou bem agradável, perfeita para tirar a vontade de um prato de massa e sem culpas!


Ingredientes
1 embalagem de slim pasta
1 colher de sopa de óleo de girasol
1 chalota
1/2 curgete 
1 peito de frango
2 colheres de sopa de molho de soja light
1 colher de sobremesa de sumo de limão
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá mistura de especiarias chinesas

Confeção
Corte o peito de frango em pedaços pequenos e tempere com sal e pimenta e a mistura de especiarias. Leve um wok ou frigideira larga ao lume com o óleo e cozinhe o frango uns minutos. Junte a cebola e cozinhe mais uns minutos. Adicione o molho de soja, a massa (escorra e passe por água antes) e a curgete cortada em fatias com um descascador de legumes e salteie mais um pouco. Retifique os temperos, adicione o sumo de limão e sirva de imediato.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 10 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: slim pasta, frango; N.º de porções: 2; Prato: prato principal

6.25.2014

Palmiers de farinheira

Hoje trago-vos uma sugestão daquelas mesmo rápidas de fazer e que permitem tantas variações: palmiers salgados. Estes, fiz recheados de farinheira, mas podem usar pasta de azeitonas, queijo, pasta de atum, molho pesto... enfim, o que mais gostarem! Fica uma entrada / petisco bem saborosa.



Ingredientes
1 placa de massa folhada fresca retangular
1 farinheira

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro com papel vegetal.
Abra a farinheira e desfaça-a com um garfo. Espalhe a farinheira o mais uniformemente possível pela massa folha e pressione levemente com as mãos (apenas para prender o recheio e conseguir dobrar a massa). 
Dobre a massa conforme descrito aquiCorte fatias com a largura de 1 cm, disponha-as no tabuleiro e leve ao forno por cerca de 15 min ou até dourarem.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: farinheira; N.º de porções: 20; Prato: entrada, petiscos, snacks

6.24.2014

Frango com mozarela e bacon

Mais um desafio do Grupo Quinze dias com... Esta quinzena, a Chef convidada era a Donna Hay, que eu adooooro e não podia mesmo faltar! Como o Verão anda assim, fresquinho, escolhi uma receita de forno, do Livro "No Time to Cook". 
Uma refeição super saborosa, rápida e saudável, bem ao estilo desta australiana. 

Ingredientes
4 peitos de frango, cortados ao meio
300g de tomate cereja, cortados ao meio
1 bola grande de queijo mozarela fresco
12 fatias finas de bacon (o original pede panchetta)
1 punhado de azeitonas
12 folhas de manjericão
sal e pimenta q.b.
1 fio de azeite

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º.
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta. Coloque um pedaço de queijo mozarela em cada metade do peito de frango, com 2 folhas de manjericão em cima e envolva com 2 fatias de bacon. 
Deite um fio de azeite no tabuleiro (eu usei 2 tabuleiros separados) e coloque os tomates e as azeitonas. Por cima, disponha o frango. Leve ao forno por cerca de 20 min. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango; N.º de porções: 4-5; Prato: prato principal

6.23.2014

Salada de ananás e queijo de cabra

O calor está, para dizer o mínimo, muito tímido. Mas eu já abri oficialmente a época balnear e, nem que chovam picaretas, estou em modo de Verão! E, por isso, fiquem com esta salada refrescante!


 
Ingredientes
Um punhado de folhas verdes (usei mistura de alfaces)
2 fatias de ananás
3 fatias de queijo tipo chévre
algumas nozes
Para o vinagrete:
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sumo de ananás 

Nota: não usei sal porque os ingredientes já têm, para o meu  paladar, sal suficiente, mas podem usar. 

Confeção
Faça o Vinagrete: No liquidificador, reduza uma fatia de ananás a sumo e passe por um passador. Junte 1 colher de sopa do sumo com o azeite e mexa.  
Numa travessa ou taça, coloque a alface, deite o vinagrete e envolva. Disponha por cima os restantes ingredientes a gosto e finalize com as nozes. 
Bom apetite!

Tempo de preparação: 05 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: alface; N.º de porções: 1; Prato: prato principal, saladas

6.22.2014

Cheesecake de ricota com frutos vermelhos

Apercebi-me que já não fazia um cheesecake há tanto tempo que ainda não tinha nenhum aqui no Blog... com este desafio da querida Mariana do Receitas para a Felicidade, foi o pretexto perfeito para mudar isso! Um cheesecake delicioso, de textura macia, para festejar os 20.000 seguidores da página da Mariana!


Ingredientes 
Para a base
200g de bolacha Maria
80g de manteiga 

Para o creme
2 pac de natas para bater
500g de ricota
6 folhas de gelatina 
150g de açúcar em pó
1 iogurte natural

Para a cobertura
2 folhas de gelatina
1 chávena de compota de frutos vermelhos
2 colheres de sopa de água


Confeção 
Coloque as 5 folhas de gelatina em água.
Bimby:
Triture a bolacha 30 seg/vel 5. Junte a manteiga amolecida e misture mais 15 seg/vel 5. Coloque numa forma de fundo amovível, calque bem e leve ao frio.
Limpe o copo, coloque a borboleta e deite as natas bem frias. Bata, sem tempo, na vel 2 e, quando começarem a engrossar, aumente para 3,5. Parar quando estiver na consistência desejada. Retire e reserve. Deite no copo a ricota, o açúcar e o iogurte e bata 1 min/vel 3. 
Esprema a gelatina, misture 2 colheres de natas numa taça com as folhas de gelatina e leve uns segundos ao microondas a derreter. Junte ao creme de ricota, juntamente com as natas e envolva tudo 20 seg/ vel 3. Deite este creme sobre a base de bolacha e leve ao frio.

Tradicional:
Triture a bolacha num robot de cozinha, junte a manteiga amolecida e envolva bem. Coloque numa forma de fundo amovível, calque bem e leve ao frio.
Bata as natas em chantili e reserve. Noutra taça, bata a ricota com o iogurte e o açúcar até ter uma mistura homogénea.
Esprema a gelatina, misture 2 colheres de natas numa taça com as folhas de gelatina e leve uns segundos ao microondas a derreter. Junte ao creme de ricota, juntamente com as natas e envolva tudo com a batedeira. Deite este creme sobre a base de bolacha e leve ao frio.

Enquanto o creme prende, hidrate as 2 folhas de gelatina em 2 colheres de água. Leve ao microondas a derreter uns segundos. Num tachinho, leve ao lume a compota e junte a gelatina, misturando bem para derreter e ficar envolvida. Deixe arrefecer. Quando estiver fria, já o creme estará em condições para deitar a compota em cima. Leve ao frio por mais umas horas.

Para desenformar, passe uma faca em volta para soltar e retire a forma, deixando o fundo. Enfeite com frutos a gosto.


Bom apetite!
Tempo de preparação: 40 minutos (mais umas horas no frio); Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Ricota; N.º de porções: 8-10; Prato: sobremesa

6.21.2014

Massa com bacon e cogumelos

Este prato é rápido e muito saboroso. Já aqui o tinha feito, com massa pevide, mas neste dia resolvi experimentar com cotovelo, daquele pequeno. É perfeito para os dias em que nos esquecemos de descongelar alguma coisa e apetece um prato bem aconchegante. 
Ingredientes
1 chávena de massa cotovelo pequeno
2 chávenas de caldo de galinha (usei caseiro)
1 cebola
1 chávena de vinho branco
1/2 chávena de bacon cortado em tiras
1 chávena de cogumelos cortado em tiras
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
3 folhas de manjericão picadas
azeite
sal
pimenta
1 nozinha de manteiga
 
Confeção 
Num tachinho, deite um fio de azeite e refogue a cebola picada. Junte o bacon e os cogumelos e deixe cozinhar um pouco. Adicione a massa e o vinho branco e deixe ferver até evaporar o vinho. Junte todo o caldo de uma vez, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar a massa al dente. Se necessário, adicione um pouco de água. Apague o lume, acrescente 2 colheres de sopa de queijo e uma nozinha de manteiga e mexa. Sirva polvilhado com o manjericão e o restante queijo.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Massa; N.º de porções: 3; Prato: prato principal

6.20.2014

Tiras de porco e cogumelos com molho de soja

E já é 6.ª feira... temos o tempo a fazer caretas e parece que o fim de semana será também de tempo instável. Mas o fim de semana à porta é sempre uma boa notícia! E convém aproveitá-lo para recarregar baterias entre amigos e família, por isso, fiquem com uma sugestão bem prática e rápida!


Ingredientes
4 bifanas de porco cortadas em tiras
1 chávena de cogumelos fatiados
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho de soja
sal e pimenta q.b.
1 pitada de pimenta de caiena
1/2 cebola finamente picada
2 dentes de alho
1 fio de azeite
1/2 chávena de vinho branco
coentros picados

Confeção
Misture numa taça o vinagre, o mel, o molho de soja e as pimentas. Envolva as tiras de bifanas neste preparado e deixe repousar pelo menos 15 min. Aqueça um tacho com um fio de azeite e refogue a cebola e os dentes de alho picados. Junte as tiras de bifanas e deixe alourar. Adicione os cogumelos e deixe cozinhar uns minutos. Junte os sucos da marinada e o vinho e deixe cozinhar em lume brando por uns 10 min ou até a carne estar tenra. Salpique com os coentros picados.

Servi com arroz branco e salada.

Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Biafanas; N.º de porções: 3; Prato: prato principal


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...