2.13.2019

Febras com molho de cogumelos e espinafres e puré de couve-flor

Este sempre foi um blogue de receitas do meu dia a dia. Receitas para confortar o paladar sem perder muito tempo na cozinha e com ingredientes simples! É assim que cozinhamos diariamente, sem muito tempo e já a pensar nas 1001 coisas que ainda há que fazer até o dia (ou a noite) acabar, para a seguir começar de novo um dia de trabalho! 
Por isso, é comum encontrar aqui várias versões de bifinhos com este molho de queijo. É sinal que cumpre todos os requisitos cá de casa e ainda por cima é saudável e leve! Quem já experimentou? 



Ingredientes
Para o puré:
1 cabeça de couve-flor
1 colher de chá de sal 
1 colher de café de noz moscada Margão
1/2 chávena de leite
1 colher de sopa de manteiga

Para as febras:
febras de porco
sal e pimenta Margão q.b.

1 colher de chá de pimentão doce fumado Margão 
1 colher de café de alho em pó

1 chalota1 chávena de cogumelos fatiados
1 punhado de espinafres 
1 fio de azeite
2 colheres de sopa de queijo creme light (tipo philadélphia)
1dl de leite para diluir o queijo



Confeção 
Corte a couve-flor em floretes, mantendo os talos.

Bimby:
Coloque a couve-flor no cesto da bimby. Encha o copo com água até meio, tempere com o sal e programe 15 min/varoma/vel 4. Retire o cesto e deite fora a água (ou guarde para usar como caldo noutra receita). Comprima a couve-flor para retirar o máximo de água. Coloque-a no copo e dê uns toques de turbo. Junte o leite e os temperos e programe 5 min/90º/vel 4. Junte a manteiga e envolva. 

Tradicional:
Coza a couve-flor em água com o sal até estarem tenros. Escorra a água e comprima a couve-flor para retirar o máximo de água. Triture bem com a varinha. Deite novamente no tacho, junte o leite, os temperos e leve ao lume mexendo bem, uns minutos. Junte a manteiga e envolva.

Bata as febras com um martelo de carne e tempere-as com sal, pimenta, pimentão doce fumado e alho em pó. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, refogue a chalota picada. Junte as febras e cozinhe-as uns 4 minutos de cada lado. Junte  os cogumelos e deixe cozinhar mais uns 3 min, sempre em lume médio. Junte finalmente os espinafres e deixe mais 1 min. 
Por fim, adicione o queijo creme e dilua-o com o leite. Deixe levantar fervura, retifique os temperos e sirva com o puré de couve-flor.

Sirva com o puré.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 min; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Carne de porco; N.º de porções: 3Prato: Prato principal

1 comentário:

  1. Gostei da ideia. Levo comigo para experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/02/calzone-de-alheira.html

    ResponderEliminar