7.01.2013

Tortillas e guacamole

Esta segunda não houve receita vegetariana... acho que foi "daqueles" dias em que, depois de chegar do hospital, pedi ao marido para trazer jantar... 
No fim de semana tive, finalmente, mais tempo para a cozinha. No Sábado, fizemos um almoço descontraído de inspiração mexicana, com Tortillas, Guacamole e fajitas de peru com cogumelos (a receita vai aparecer amanhã).

Hoje, deixo-vos a receita do Guacamole e, novamente, porque já as tinha mostrado aqui, das tortillas caseiras!


Ingredientes
Para as Tortillas:
3 chávena e meia de farinha com fermento
1 colher de chá de sal
1 chávena de água bem quente
1/2 chávena de óleo

Para o Guacamole:
1 abacate
1 cebola pequena
1 tomate
sumo de 1 lima
sal
pimenta
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de salsa picada 


Confeção
As tortillas:
Numa taça, misture a farinha com o sal. Abra uma cova no centro e deite a água e o óleo. Misture, passe para a bancada e amasse durante cerca de 3 minutos. Forme uma bola e deixe a massa repousar, tapada, por 15 minutos. Didida a massa em 14 bolinhas e abra cada uma com o rolo da massa, bem finas. 
Aqueça uma frigideira e coloque a tortilla, sem mais gordura. Quando estiver cozinhada de um lado, vire-a. Proceda de forma igual para as restantes. Vá guardando as tortillas dentro de um saco, para que não sequem! Nesta fase, pode guardar as que não vai usar separadas entre si com papel vegetal e congelar.

O Guacamole:
Retire a polpa do abacate e, com um garfo, desfaça-o. Pode usar o processador elétrico, mas cá em casa gostamos de encontrar pedaços, portanto, prefiro o garfo. Junte o tomate cortado em pedaços pequenos, a cebola picada finamente e os temperos e misture tudo. Sirva bem fresco!

Bom apetite!

10 comentários:

  1. Ora aqui esta uma receita que me agrada e de que maneira, para ja porque com este calor que tem feito sabe mesmo bem comer assim comidinhas dessas, e depois porque gosto muito de tortilhas e quando quero tenho que as comprar e claro feitas em casa so podem ser bem melhores!!! Excelente!!!

    Beijocas

    MArgarida

    ResponderEliminar
  2. Maria Joao,

    Quer acredites quer nao, este tipo de comida para mim e reconfortante. E optima para quando nao temos tempo e queremos comer bem e rapido. Ambas as receitas sao maravilhosas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já não faço há imenso tempo e o meu marido adora Guacamole :)
    O teu ficou bem apetitoso!
    Beijocas doces e tem uma excelente semana !

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de guacamole essa com as tortilhas esta uma delicIa.
    Eu já me servia,.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Tenho que confessar que enquanto esquisitinha do pior não aprecio muito guacamole, mas adoro tortillas!! E ficou tudo com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi guacamole e diga-se também não é das coisas que me chamem à atenção :) mas tem muito bom aspeto :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria,
    eu adoro guacamole e só descobri há bem pouco tempo que adorava, e com tortilhas deve saber ainda melhor ficou tudo com um aspecto devorador.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro estes jantares temáticos :)
    E as tortilhas caseiras fabulosas! Adoro guacamole!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha, ando para fazer há tanto tempo, adoramos comida mexicana.
    Agora "lembraste-me" que tenho mesmo de meter mãos à obra !
    Adorei estas tortilhas, estão fantásticas e o guacamole está com uma cor lindíssima ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adoro tortillas (e guacamole então...). Já anotei a tua receita para fazer tortillas caseiras :)

    ResponderEliminar