Quando este blog lança um desafio, eu TENHO de participar. E tenho, simplesmente porque a Maria lança os desafios mais originais e cheios de significado!
Desta vez, a propósito do patrocinador do desafio - as Conservas Nero - pedia-nos uma receita que conserve uma memória: "Quero que puxem
pela vossa cabeça e que me tragam amemória mais bem guardada, escondida
naquela receita que torna impossível não a reviver."
E depois de muito puxar pela cabeça e de alguns tempos a olhar para o meu antigo livro de receitas, encontrei ali mesmo a memória perfeita: em criança, na cozinha, com a minha mãe. O cheiro de bolo de maçã a invadir a casa e a minha mãe a escrever no caderninho a receita. Há muitas receitas que me transportam de novo àquela cozinha e à minha infância, mas esta marca o início do meu primeiro livro de receitas, oferecido pela minha mãe e que tem registos de tantas fases da minha vida.
Ingredientes
100g de margarina
4 ovos
o peso dos ovos de açúcar
100g de farinha
caramelo para a forma
4 maçãs reinetas (ou 6 maçãs gala, como usei)
Confeção
Descasque e descaroce as maçãs. Caramelize uma forma de bolo e coloque as maçãs em metades por cima do caramelo.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata a margarina amolecida com o açúcar em creme, adicione as gemas, misture bem e, por fim, adicione a farinha. Bata as claras em castelo e envolva na massa. Deite a massa por cima das maçãs e leve ao forno por cerca de 40 m.
Desenforme ainda quente, para que o caramelo não endureça e agarre o bolo à forma.
Bom apetite!
Tempo
de preparação: 45 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano:
Não; Para
crianças: Sim; Ingrediente principal: Maçã; N.º
de porções: 10; Prato: bolo
Eu também penso como tu, acho os passatempos da Maria muito originais! E espero ainda ir a tempo de participar!
ResponderEliminarQuanto ao teu bolo de maçã, não há qualquer coisa a apontar! A não ser que para mim é perfeito!! Ou melhor, não é.... Porque está aí e nao aqui!!
Beijinho,
Mena.
PS - Esses livrinhos da Mãe e os nossos, são deveras pedaços de memórias!!
Xinapá, tanto elogio junto, uma mulher até se engasga! E fico à espera da tua participação também, menina Mena! ;) beijinhos para as duas cozinheiras
EliminarQue lindo bolo, Maria João! Há cheiros e sabores que realmente nos fazem andar no tempo e nos transportam para a infância :)
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana*
Adoro! Faz me lembrar uma receita de uma teleculinária que fazíamos lá em casa :)
ResponderEliminarAs tortilhas do outro post também dão água na boca ;)
Boa semana! Beijinhos!
Inês
Eu não consigo participar em quase nenhum passatempo, bem os assinalo, mas depois... enfim o teu bolinho está com um aspeto tão guloso, devo ser eu, mas comum copo de leite e uma fatia desse bolo e ficava aconchegado :)
ResponderEliminarBeijos
Que bolo tão bom, a maçã fica sempre tão bem nos bolos
ResponderEliminarBeijokas
Que belo bolinho, adorei.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada pela tua participação e pela fotografia da receita original. Fez-me lembrar o caderno de receitas da minha Avó e todas as memórias de pratos e momentos bem passados graças a ele. Um beijinho
ResponderEliminarLa mejor receta del mundo para mi es la que te trae recuerdos de la infancia, y esta tarta junto con esos recuerdos es hermosa y rica. MIl besicos amiga
ResponderEliminarEsta com tão bom aspecto Maria, um bolo de maçã é perfeito para os dias de chuva, ficou com um interior de babar.
ResponderEliminarBeijinhos
Adoro bolo de maçã e estas receitas são as que nos fazem viajar no tempo, são as que nos confortam :)
ResponderEliminarBeijo