11.25.2013

Biscotti de nozes e chocolate

Este mês, o desafio da Manuela no Vamos fazer Bolachas foi Ofertas de Natal! Eu, que já ando a preparar os cabazes, pensei, este ano, em fazer Biscotti e foi, mesmo, mesmo ao encerrar do prazo, uma excelente oportunidade para testar a receita!



Ingredientes 
1 e 1/2 chávenas (180g) de farinha
1 colher chá de fermento
Uma pitada de sal
Raspa da casca de 2 limão
1/2 chávena (100g) de açúcar
2 ovos
1/2 chávena de nozes
1/4 chávena chocolate em pedacinhos

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 150ºC. 
Bimby:
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Coloque as nozes e o chocolate no copo e programe 2 seg, vel 7. Retire e reserve. Deite a farinha, o fermento e o sal: 5 seg, vel 5. Retire e reserve.Corte a casca do limão (apenas a parte amarela) e triture-a no copo com o açúcar: 10 seg, vel 9. Junte os ovos e bata 2 min, vel 5.Adicione a farinha reservada: 5 seg, vel 3.Misture nozes e o chocolate, envolvendo com a espátula.

Tradicional:
Pique as nozes com o chocolate grosseiramente. Misture a farinha, o fermento e o sal. Numa taça, bata os ovos com o açúcar e a raspa do limão. Junte a farinha e bata uns minutos. Adicione os pedaços de nozes e chocolate.

Deite a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme um rolo baixo, enfarinhando sempre que necessário.Leve ao forno por 30 a 40 minutos, até que fique dourado e ao pressionar a massa esta ainda esteja ligeiramente mole.Retire do forno e deixe arrefecer no tabuleiro por uns 10 minutos.Sobre uma tábua e com uma faca de serrilha, corte fatias entre 1/2 a 1 cm de largura.Disponha as fatias no tabuleiro e leve novamente ao forno mais 10 minutos, virando-as a meio. Retire-as quando estiverem secas e deixe que arrefeçam. Guarde num recipiente hermético até 2 semanas. 

Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Farinha; N.º de porções: 14; Prato: Bolachas

12 comentários:

  1. Fiz apenas uma vez e gostei.
    Adorei essa combinação de nozes e chocolate devem ter ficado uma tentação.
    Eu já levava alguns...
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  2. Querida,

    Uma participação fantástica com estes biscottis que se apresentam gulosos e de aspecto delicioso, óptima sugestão ! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  3. Uma excelente ideia e umas deliciosas bolachas :) Belo presente!

    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  4. Ficam umas ofertas bem saborosas!

    ResponderEliminar
  5. Que lindos biscotti, gostei muito! São uma excelente oferta :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Nunca experimentei fazer biscotti, mas ando com umas ideias. ;) Os teus biscotti ficaram com excelente aspecto e é uma boa sugestão para os presentes de Natal. Eu também costumo oferecer bolachas feitas por mim e este ano nã vai ser excepção. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Adoro biscotti mas claro está Maria nunca fiz de chocolate, utilizo arandos ou mirtilos secos mas claro que esta sugestão é mesmo para mim, ficaram lindos e são são duvida um presente bonito e guloso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. E que bela sugestão!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Só fiz biscotti uma vez e adorei o resultado final e este teu, está mesmo tentador e é um belíssimo presente de Natal.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Ficaram lindos e com ingredientes que gosto.
    Cá em casa adoram e devoram-se num instante :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Já fiz algumas vezes e sou fã. Os teus ficaram com óptimo aspecto. Devem estar deliciosos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. O teu blogue é dos meus livros de receitas favorito. É isso e muito mais o que tem de especial! Está foi uma das muitas receitas que guardei e venho muitas vezes espreitar as tuas dicas culinária tb. Nem sempre comento, mas passo diariamente (por vezes até mais do que uma vez por dia) por aqu. Beijinhos e obrigada pelos comentários que me vais deixando sempre :)

    ResponderEliminar