11.20.2013

Empadão de peixe com ervilhas do Jamie

O novo programa do Jamie Oliver - Poupe com o Jamie - ensina receitas económicas e deliciosas. No primeiro episódio, o Jamie preparou este empadão delicioso e fiquei logo cheia de vontade de experimentar. Reduzi as quantidades para 3 pessoas e, mesmo assim, ainda sobrou bastante, é uma receita que rende muito!


Ingredientes 
400g de Batatas
1  Limão  
20g de Margarina 
200g de Ervilhas Congeladas
1 Cenoura
1 Cebola
Azeite
250ml Leite
100g de Lombos Salmão
100g de Lombos Pescada
40g de Farinha
50g de Espinafres congelados
70g de miolo de Camarão
1 c. chá Mostarda Inglesa
40g Queijo Cheddar
 


Confeção

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bimby
Descasque as batatas, corte-as em cubos grandes do mesmo tamanho e leva-as a cozer no copo da Bimby com 300g de água temperada com sal, por 20m, velocidade 1, 100º. Passado este tempo, se ainda houver água no copo, escorra-a e acrescente a raspa do limão e a manteiga. Programe 30 segundos, velocidade 3. Retire o puré e, sem lavar o copo, coloque as ervilhas passadas por água bem quente e escorridas e programe 30 segundos, velocidade 5. Incorpore-as no puré de batata de modo a criar um efeito marmoreado e reserve.


Entretanto, aqueça o leite num tacho em lume médio com sal e pimenta. Quando levantar fervura, junte-lhe os lombos de peixe congelados e deixe cozinhar durante 10m ou até o peixe estar cozido. Transfira-o para um prato com uma escumadeira para arrefecer e reserve o leite. 
Coloque no copo as cenouras e as cebolas com um fio de azeite e programe 15 segundos, velocidade 5. De seguida empurre com a espátula os pedaços de legumes para o fundo do copo e programe 5 minutos, velocidade 2, 100º. Deite a farinha e o leite no copo e programe 5 minutos, 100º, velocidade 3. Junte os espinafres e programe mais 5 minutos, 100º, velocidade 3. Retifique os temperos. Junte os camarões, a mostarda, o sumo de meio limão e o queijo cheddar ralado e programe mais 1 minuto, 100º, velocidade 3. Acrescente o peixe em lascas misture com a espátula. 


Deite o preparado de peixe numa travessa, espalhe por cima o puré de batata e ervilhas e alise, fazendo uns sulcos com uma colher para lhe dar mais textura. Leve ao forno por 40m ou até estar dourado. 
Para a receita de forma tradicional, consultem aqui a página do 24 kitchen!


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peixe; N.º de porções: 5; Prato: prato principal

11 comentários:

  1. Bom dia Maria,
    um empadão bem bonito e delcioso com tanto ingrediente saudável, está com muito bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia linda,
    Eu tenho esse livro do Jamie e sabes que também vi o programa em que ele preparava esse empadão e fiquei como tu, cheia de vontade de experimentá-lo mas ainda não passei à acção, eheheh!!
    O teu ficou ainda mais apetitoso que o dele.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Foi uma das receitas que me chamou a atenção no livro e tinha mesmo um aspecto apetitoso no programa, e o teu não ficou nada atrás

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Mais uma bela receita, que deve ser óptima e que é muito boa para levar para o trabalho no dia seguinte, porque depois é só aquecer!

    Em que canal dá o programa do Jamie?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! O programa passa no 24 Kitchen, às 5.ªs feiras. Mas pode ver aqui algumas das receitas: http://www.24kitchen.pt/search/receita?serie=2804
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Maria João:)

    Ficou um belo empadão! Deve ser uma delícia e ainda por cima é económico. Há que experimentar:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá! Vi esta receita do Jamie e achei fantástica!
    Saiu-te muito bem, esse empadão! Deve ser uma delícia. Eu gosto de ervilhas...mas cá em casa sou a única...
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. É uma forma diferente de fazer empadão!! Ficou com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Adoro as receitas de Jamie.Nunca me passou pela cabeça fazer empadão de peixe mas é uma versão leve e saudável e pelos ingredientes fica barato.
    bjns

    ResponderEliminar
  9. Me gustan tus recetas, me quedo de seguidora.

    Un abrazo.

    *Pilar*

    ResponderEliminar
  10. Belíssima sugestão, adoro as receitas do Jamie e este teu empadão não fica nada atrás do dele.
    Adorei, amiga !

    Beijinhos

    ResponderEliminar