11.14.2013

Tiras de peru de fricassé

A minha vida tem andado demasiado cheia para ter disponibilidade (de tempo e mental) para cozinhados mais elaborados e isso reflete-se no que publico por aqui. Há alturas em que pondero se deveria fazer uma pausa no blog ou começar a espaçar mais as publicações, afinal, as receitas têm sido tão simples, valerá a pena partilhá-las? 

Mas a verdade é que nunca pretendi que o meu blog fosse de receitas especiais, mas sim, um local com receitas práticas, do dia a dia... Por isso, levem mais esta sugestão prática para dias atarefados! 

Desta vez, a inspiração veio daqui




Ingredientes

1 Cebola
1 fio de azeite
400g de bifes de Peru em tiras
1 chávena de vinho branco
Sumo de 1/2 Limão
farinha qb
2 Gemas
1 colher de chá de Mostarda
2 colheres de sopa de Salsa picada
Sal e Pimenta qb


Confeção

Bimby:
Tempere as tiras de peru com sal e pimenta e passe-as por farinha. Coloque no copo a cebola e triture 15 segundos, velocidade 7. Junte o azeite e marque 4 minutos, temperatura 100º, velocidade 1. Junte os bifinhos e marque 10 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa. Adicione o vinho e a mostarda e deixe cozinhar mais 5 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa.
Entretanto, bata as gemas com o sumo de limão e a salsa picada e junte aos bifinhos. Marque mais 3 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa.
 
Tradicional: 
Tempere as tiras de peru com sal e pimenta e passe-as por farinha. Ponha a alourar a cebola picada num tacho com o azeite. Junte as tiras de peru e deixe cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando. Regue com o vinho branco e a mostarda e mexa. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos.

Entretanto, desfaça as gemas com o sumo do limão e a salsa picada. Junte ao tacho e mexa rapidamente. Deixe cozinhar mais uns 3 minutos.


Sirva com arroz branco.
Bom apetite!

Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Bifes de oeru; N.º de porções: 3-4; Prato: prato principal

13 comentários:

  1. Huum...parece delicioso! Este molho com as gemas me lembra um prato tipico francês, a blanquette de vitela. O melhor é feito do mesmo jeito.
    Bela receita! Vou anotar para fazer em breve.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Oh minha linda!
    Também eu já ponderei fazer uma pausa no blog. é difícil imaginar receitas diferentes, Mas, fazemos o que podemos.
    Gostei desta tua sugestão com esse molho delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,

    acho que nem todos os blogs são iguais, e acho que receitas rápidas e práticas é o que mais se deseja nesta altura e por isso nada de pensares em pausas, eu gosto de cá vir, até as sopas me deixam com fome.
    Ficou uma refeição deliciosa e com muito bom aspecto a cor é tentadora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não páres! Eu ando a adorar as tuas sopas! ;)

    ResponderEliminar
  5. Bem saboroso e não como ao tempo!
    Em todas as cozinhas se recorre a receitas mais simples, não deixes de as publicar até porque às vezes nem nos lembramos das maravilhas simples que podemos fazer! :)

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que mesmo sendo simples tem um aspecto bem delciioso

    ResponderEliminar
  7. Um fricassé é sempre bem vindo! E o teu é mesmo comme il faut! Normalmente as pessoas usam natas no fricassé, mas gosto mais da tua receita.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de fricassé, nunca fiz assim com tiras de peru! Gostei imenso da tua receita :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Gosto tanto de fricassé, Maria João! E está com tão bom aspecto...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oh Maria João, vale apena sim, as receitas simples é o que muitas pessoas procuram, pois nos tempos que correm durante a semana, quanto mais prático melhor, por isso continua :)

    Esse fricassé de peru está muito apetitoso :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Mi querida amiga, tus recetas siempre merecen la pena, por que como esta siempre son deliciosas, no dejes nunca de publicarlas. Mil besicos cielo

    ResponderEliminar
  12. Oh querida,

    Porque é que não haverias de partilhar ?
    Partilha sempre, eu adoro ver as tuas receitas e decerto que os teus outros leitores também gostam. As coisas não têm de ser complicadas para serem boas, aliás, às vezes vejo receitas tão adulteradas que sinceramente não as faria.
    Adorei esta tua sugestão, adoro fricassé e a cor do teu é super chamativa !

    Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar