8.16.2014

Frango com harissa e tabule

Que há casos "graves" de empatia virtual, já eu sabia há muito tempo antes mesmo de sonhar ter um Blog, afinal, ando ligada a outros ambientes online, com outros contextos bem mais formais (em teoria) há... credo, tantos anos! Quando conheci o Blog Limited Edition, da Maria, percebi logo que ia ser um caso desses! A Maria tem um humor inteligente e acutilante, em primeiro lugar com ela própria, que me fez seguir atentamente todas as histórias e receitas. Pouco tempo depois de comentarmos o Blog uma da outra, de percebermos um monte de coisas em comum, lá estava, confirmadíssimo: empatia aguda! 

Em tempos referi que não consigo faltar a um desafio desta menina, já que todos têm um conceito super original, edição limitada, mesmo! Fiel à minha palavra, trago à mesa do Desafio Receita Saudável uma refeição de inspiração do Médio Oriente, bem saudável e refrescante!


Ingredientes
Para o frango:
3 peitos de frango médios
sal q.b.
1 chávena de iogurte natural
1 colher de chá de alho em pó
2 colheres de sopa rasas de harissa em pó (uso uma de intensidade média de picante, se for da mais forte, coloquem menos)

Para o Tabule:
1 chávena de trigo sarraceno
1 pepino
1/2 cebola roxa
1 chávena de tomate cereja
1/2 chávena de hortelã
Sal e pimenta
azeite q.b.
sumo de lima

Confeção
Numa frigideira antiaderente, sem gordura, deite o trigo e toste-o ligeiramente por uns minutos. Coza o trigo por 15 min em 2 chávenas de água e uma pitada de sal. Deixe arrefecer.

Corte o frango em tiras e tempere com sal e o alho em pó. Numa taça grande, misture o iogurte e a harissa. Junte o frango em tiras e envolva. Deixe marinar uns 30 min. 

Prepare os legumes para o tabule: pique a cebola e a hortelã, descasque, retire as sementes do pepino e corte-o em quadradinhos e corte os tomates em 4. Junte tudo ao trigo e misture. Tempere com sal, pimenta, azeite e sumo de lima.

Faça as espetadas, espetando as tiras de frango em zig zag. Aqueça uma grelha ou frigideira antiaderente e grelhe as espetadas uns 3 min de cada lado, em lume médio.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Frango, trigo; N.º de porções: 3; Prato: prato principal, acompanhamentos

4 comentários:

  1. Gostei imenso do aspecto, uma mistura de sabores fantástica!

    ResponderEliminar
  2. Uma refeição deliciosa e saudável! Tem muito bom aspeto.
    Bjos
    Vanda
    http://iguariadesigual.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nunca recuso espetadas caseiras

    ResponderEliminar