11.30.2015

Creme de Cogumelos

Este tempo pede mesmo um prato de sopa a fumegar... reconfortante, a sopa é rainha do tempo mais fresco, uma verdadeira instituição nacional! Para variar as sopas de legumes mais básicas, fiz este creme de cogumelos, sem natas e sem batata, mas igualmente denso e aveludado. Delicioso!



Ingredientes
200gr de cogumelos frescos
água q.b.
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.1 fio de azeite
2 dentes de alho
1 curgete grande
1/2 chávena de cogumelos porcini secos
iogurte natural e queijo feta para servir (opcional)

Confeção
Lave os cogumelos, corte-os em fatias e pique os dentes de alho. Descasque a curgete e corte em rodelas. Hidrate os cogumelos porcini numa chávena com água morna. 
Bimby:
Deite o azeite no copo com os cogumelos e o alho e programe 6 min/ 80º/ vel colher inversa. Junte a curgete e os cogumelos porcini, com a água de os hidratar, adicione mais água a cobrir os legumes, tempere com sal e pimenta e programe 15 min/vel 2/ varoma. Programe de seguida 30 seg/vel 9 e retifique os temperos de sal e pimenta (vá provando até estar a seu gosto).
Tradicional:
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois os cogumelos e o alho e salteie os cogumelos até começarem a ficar cozinhados. Junte a curgete e os cogumelos  e os cogumelos porcini, com a água de os hidratar, adicione mais água a cobrir os legumes, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando. Triture bem com a ajuda da varinha mágica e retifique os temperos de sal e pimenta.
Sirva com um fio de iogurte e queijo feta em cubinhos.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: sim; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Cogumelos; N.º de porções: 6; Prato: sopas

9 comentários:

  1. Nada como uma boa sopinha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. que aspeto bom, is adorar essa sopa como adoro cogumelos.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Adoro cogumelos!!vai ser o jantar de hoje, risotto de cogumelos :) essa sopa tem um ar de ser deliciosaaaaa!!! beijinhos e uma excelente semana :)

    ResponderEliminar
  4. Uma boa sopa sabe sempre tão bem! :)

    ResponderEliminar
  5. Fantastico, que sopa diferente será que é mesmo boa?
    Mark Margo
    www.markmargo.net (entretenimento e cinema)

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi uma sopa com cogumelos mas tenho de experimentar, aliás se eu adoro cogumelos vou gostar de certeza desse creme :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  7. Adoro creme de cogumelos, o teu está super apetitoso!
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  8. que sopinha deliciosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu amo sopa de cogumelos Mª João e já fiz algumas magníficas que, embora não tendo tido oportunidade de publicar no blogue, tenho de ver se retifico essa falha, pois são uma maravilha.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar