8.19.2016

Bolo de chocolate e azeite

Já não é novidade que eu me perco em pesquisas de receitas e esta estava guardada na minha lista há bastante tempo para experimentar. Afinal, um bolo de chocolate é sempre uma boa ideia e andava curiosa para provar o resultado desta combinação improvável de chocolate e azeite! Devo confessar que não resisti e provei uma fatia muito pequenina (ai, a minha dieta!), por isso, posso afirmar com propriedade e não apenas pela opinião dos meus críticos rapazes: não deixem de experimentar este bolo, é maravilhoso! E tem a vantagem de ser sem glúten nem lactose.  




Ingredientes
200g de chocolate 70% cacau 
125ml de azeite 
200g de açúcar 
2 colheres de sopa de amêndoas moídas (farinha de amêndoa)
1 pitada de sal by Necton
5 ovos grandes, separados
Cacau em pó, para polvilhar



Confeção
Aqueça o forno a 180º e prepare uma forma 20 centímetros de diâmetro, untando com manteiga e polvilhando com farinha e com papel vegetal no fundo.

Leve o chocolate em pedaços a banho maria para derreter. Uma vez que esteja completamente derretido, ainda em banho maria, junte o azeite em fio, batendo sempre com a batedeira ou uma vara de arames. De seguida, junte 2/3 do açúcar, mexendo para ajudar a dissolver o açúcar no calor do chocolate. Retire do lume e passe para uma taça, deixando arrefecer uns minutos. Adicione a farinha de amêndoa, uma pitada de sal e as gemas e bata tudo. As gemas vão engrossar, podem parecer talhadas, mas é mesmo assim.

Noutra taça, bata as claras até ter picos suaves. Nessa altura, junte o açúcar restante  e continue a bater até ter um merengue firme (cerca de 5 min). 
Junte umas colheradas de merengue à massa de chocolate e bata energicamente para tornar a massa mais leve. De seguida, envolva suavemente, com movimentos circulares, o restante merengue. 

Deite a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos. Deixe o bolo arrefecer completamente na forma antes de o desenformar e polvilhar com cacau em pó. 




Bom Apetite!


Tempo de preparação: 45 minutos; DificuldadeFácil; VegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: ChocolateN.º de porções: 8Prato: Bolos

8 comentários:

  1. Mas que aspecto este bolo, adorei. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nhamiiiiiiii que tentação!

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Mas que maravilha! Adoro chocolate, está fantástico!

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Hummm que bolo delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/salteado-de-lulas-e-miolo-de-camarao.html

    ResponderEliminar
  5. Parece bem molhadinho e tá com uma cara ótima <3

    ResponderEliminar
  6. Chocolate!!! Há sempre um espacinho para chocolate. E lá dá para resistir a uma coisa destas, amiga?! Olha-me só para essa textura decadente e deliciosa, mesmo a pedir para meter o garfo?! Adoro bolos assim, húmidos e que se derretem na boca. Não admira que tenha sido aprovado e se tu dizes que está bom, quem sou eu para duvidar. Obrigado por mais uma receita que vou guardar. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Ola! Qual foi o tamanho da forma usada? Bjs, Renata!

    ResponderEliminar