11.22.2016

Canja de galinha com ovo (Canja rica)

Não faz um prato bonito, não é nada fotogénica, mas é a sopa de eleição do rapaz mais novo cá de casa, principalmente no inverno... e, confesso, a minha! 
A minha mãe fazia a canja assim, com gemas batidas adicionadas no fim, para enriquecer o prato e com todos os miúdos. É daqueles pratos que me transportam à infância e a comida que nos trás memórias é sempre a melhor... Por isso, apesar da simplicidade, era uma falha grande ainda não estar aqui no blogue!




Ingredientes 
1/2 galinha com os miúdos
1/2 alho francês
1 cenoura
1 cebola média
2 gemas de ovo
1 folha de louro
1 chávena de massa pevide
+/- 2 litros de água
2 pés de hortelã
Sal q.b.

Confeção
Lave e descasque os legumes. Fatie a cebola e corte o alho francês e a cenoura em 4 partes. Retire a pele e gorduras da Galinha. Coloque tudo numa panela e cubra com a água, temperando com sal e o louro. Junte os miúdos e deixe cozinhar por cerca de 1h. (Se usar frango, prefira o frango do campo e vai precisar de menos tempo).
Quando a galinha estiver bem tenra retire da água. Deixe arrefecer para conseguir desossar e desfiar. Retire também o louro, be, como o alho francês e a cenoura e descarte ou guarde para outro prato. Junte as massinhas e deixe cozinhar. Bata as gemas numa taça com um pouco do caldo quente mexendo bem. Junte as gemas ao caldo a ferver, mexendo com uma colher de pau.  Junte a carne da galinha desfiada, os miúdos cortados em pedaços e a hortelã picada e sirva. 


Bom apetite!

Tempo de preparação: 70 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Galinha, ovo; N.º de porções: 8; Prato: sopa

1 comentário: