3.08.2017

Trufas de millet e cacau

Só mesmo a Joana do Limited Edition para me pôr a pensar na minha relação com a alimentação saudável... Na verdade, não creio que tenha uma relação (pelo menos, monógona) com a alimentação saudável. Tenho uma relação forte com a comida, no geral. Quase todas as minhas memórias de infância estão associadas a um prato: os filhós de abóbora da minha avó paterna, as iscas com batatas cozidas da minha avó materna, o arroz de frango da minha mãe... As vésperas de Natal passadas a fazer coscorões em família. A cozinha como coração da casa e a comida como alimento e manifestação de amor.

A minha preocupação com a comida tem vindo, no entanto, a alterar-se. Tendo eu uma tendência para engordar, desde sempre me lembro de fazer dietas. Mas as dietas não são necessariamente alimentação saudável e foi a partir do momento em que me foi diagnosticado um linfoma, em 2009, que comecei a dar mais atenção ao tipo de alimentos que consumia no dia a dia: menos (quase nenhuma) carne vermelha, mais legumes, fibras e minimizar o consumo de alimentos processados e açúcares. Felizmente, a minha é uma história com final feliz e acredito que muito do sucesso e da forma como reagi aos tratamentos violentos que uma doença destas requer tiveram a ver com a alimentação. 

A verdade é que, no dia a dia, tento manter essa alimentação mais cuidada, essencialmente, com alimentos naturais e pouco processados. Todas as semanas faço um bolo e, sim, tem açúcar... mas o objetivo é o rapaz ter uma alternativa mais saudável às bolachas e bolos de compra. Não sou nada fundamentalista e confesso que não resisto a alguns petiscos... Assim, como bem podem ver pelas publicações aqui no blogue, tanto podem ver um bolo bem decadente como uns snacks saudáveis.

Para o Desafio Receita Saudável da Joana, trago precisamente um snack que me deixou rendida: umas trufas deliciosas de millet e cacau, com um toque de coco. A inspiração veio destas bolinhas de millet e limão do Nem Acredito que é Saudável.




Ingredientes
Para as trufas
150g de millet cozido
180g de tâmaras sem açúcar (pesadas sem caroço)
100g de farinha de aveia
4 colheres de sopa de cacau em pó


2 colheres de sopa de coco ralado 
Para envolver
2 colheres de sopa de chocolate em pó magro

1 colher de chá de canela



Confeção
Coza cerca de 1 chávena de millet em 2 chávenas de água por 15 min. Escorra e deixe arrefecer. 
Coloque todos os ingredientes das trufas num robot de cozinha ou picadora e pique até obter uma pasta homogénea. Leve ao frigorífico durante 20 minutos para ficar mais firme. Retire, faça bolinhas e passe-as pela mistura de chocolate e canela.
Guarde-as num frasco fechada no frigorífico.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 15 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Sim; Para crianças: Não; Ingrediente principal: Aveia, tâmaras, Millet, cacau

Se quiserem também participar neste desafio poderão fazê-lo. Enviem um email para lim.edition2012@gmail.com para agendar com a Joana um espaço no calendário. Se reproduzirem nas vossas cozinhas alguma das propostas aqui apresentadas, utilizem o #desafioreceitasaudável e partilhem connosco as vossas versões e interpretações para que todos possamos contribuir para um estilo de vida mais saudável que passa pela comida, mas não se esgota nela.

5 comentários:

  1. que trufas mais gulosas apetece logo agarrar uma e comer.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Ficaram bem bonitas e com um aspeto bem guloso! Ainda nunca tive a oportunidade de experimentar millet mas espero um dia encontrá-lo à venda perto de mim para experimentar. Ter uma alimentação diversificada e o mais saudável possível só nos traz vantagens. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oh adoro essa versão das trufas de millet :-D ficaram lindas! Bjinhho

    ResponderEliminar
  4. Super apetitosas... Bem boas.... :)

    Beijinho
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. obrigada pela tua participação! gosto imenso da maneira como te envolves nos meus desafios, como incorporas o espírito do que se pretende transmitir e fazes dos meus devaneios teus também.
    beijinho grande

    ResponderEliminar