2.24.2013

Bolo de Chocolate em pó

Este bolo foi feito para o meu sobrinho, que é escuteiro, levar para um acampamento. É um bolo que rende imenso, fica enoooorme! É mais uma receita do livro da Clara de Sousa "A minha cozinha", um bolo simples, perfeito para acompanhar com um chá.

A receita pede uma forma redonda, mas fiz em tabuleiro para facilitar o transporte e usei uma cobertura de chocolate com granulado de chocolate branco, simplesmente porque o chocolate nunca é demais...



Ingredientes
1dl de água
75g de chocolate em pó
1dl de óleo
250g de farinha
300g de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
6 ovos

cobertura: 
1 tablete de chocolate de culinária
1dl leite
granulado de chocolate branco q.b.

Confeção
pré-aqueça o forno a 180º.
Dilua o chocolate em pó na água quente e reserve. Numa taça, misture a farinha, o fermento e o açúcar. Abra uma cova no meio e deite a água com chocolate, as gemas de ovo e o óleo e misture bem. Bata as claras em castelo bem firme e envolva na massa, sem bater.

Deite a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por cerca de 25m (faça o teste do palito). Deixe arrefecer.

Misture o chocolate partido em pedaços com o leite e leve ao micro-ondas por 2m em potência máxima. Retire, o leite vai ferver mas o chocolate não estará completamente derretido: mexa até que o chocolate esteja derretido. Cubra o bolo  e salpique com granulado de chocolate branco por cima. Sirva cortado em quadrados.

Bom apetite!


3 comentários:

  1. Cá em casa adoramos chocolate e este bolo parece ser uma verdadeira tentação.No acampamento devem ter adorado.

    ResponderEliminar
  2. Notícias do acampamento: o Bolo desapareceu em 5m... :D

    ResponderEliminar
  3. Fiz este bolo,é muito bom e fácil.Como ainda era muita massa ,optei por fazer um bolo mais pequeno e 6 cupcakes!!A receita resulta e é boa ,recomendo!!

    ResponderEliminar