2.19.2013

Mini "Bife Wellington"

O verdadeiro Beef Wellington é daquelas receitas que me apetece experimentar, mas dá muuuuuito trabalho... para além disso, lembro-me sempre do Chef Ramsey a gritar com os cozinheiros no programa "Hell's Kitchen" porque ninguém conseguia acertar com o prato!

Por isso, quando vi a Lorraine Pascal, no programa que passa na SIC mulher, a fazer esta versão tão simples, de Bifes em vez do temível "Beef", ficou logo marcada para fazer!


Do livro Cozinhar em casa é fácil da Lorraine Pascal


Ingredientes
2 medalhões com 2 dedos de altura (cerca de 130g cada medalhão). Usei da vazia e, como a peça era muito grande, cortei ao meio. Se só gosta da carne bem passada, peça para cortar menos alto.
1 placa de massa folhada pronta
100g de margarina
1 ovo batido para pincelar
150g de cogumelos frescos
1 cálice e meio de vinho do porto
1 cebola
1 pacote de natas (usei de soja)

sal
pimenta

Confeção
Numa frigideira bem quente, coloque uma colher de margarina. Tempere os medalhões de carne na altura com sal e pimenta e leve a selar (cerca de 0,5 minuto  de cada lado). Retire a carne e reserve. Acrescente mais um pouco de margarina, baixe o lume e deite a cebola bem picada. Quando estiver cozinhada (sem queimar), deite os cogumelos picados grosseiramente. Acrescente o cálice de vinho do porto, sal e pimenta e deixe cozinhar até desaparecer o liquido. Acrescente a restante margarina, apague e deixe arrefecer.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 240º. Estenda a placa de massa folhada e corte 2 quadrados. Coloque 3 colheres de cogumelos no centro, o medalhão de carne em cima, pincele as pontas com ovo e feche a massa. Vire o Bife e, com uma faca bem afiada, faça 3 golpes na massa (como se vê na foto). Pincele com ovo e leve ao forno máximo, para que a massa cozinhe mas deixando a carne ainda rosada no centro. Cerca de 10m ou até dourar.

Para o molho:
Aqueça novamente a mistura de cogumelos que sobrou, acrescentando 1/2 cálice de vinho do porto. Misture as natas e deixe levantar fervura. 

Sirva o Bife com verduras (eu acompanhei com espargos) e o molho de cogumelos.

Bom apetite!


3 comentários:

  1. Olá! Também tenho esta receita marcada para fazer...vi a Lorraine fazer e achei tão simples. Deve ter ficado uma delícia.

    ResponderEliminar
  2. Esta versão também me parece uma excelente ideia!

    ResponderEliminar