3.31.2013

Bombons de Caramelo

Para "compor" as ofertas de Páscoa, para além das amêndoas que mostrei aqui, fiz estes bombons. Deliciosos! Para quem gosta da combinação chocolate / caramelo (quem não gosta??) é o bombom perfeito!



Ingredientes
2 pacotes de natas gordas (33% de gordura)
140g manteiga com sal
4 chávenas de açúcar
1 chávena de água
1 tablete de chocolate negro

Confeção
Numa panela alta, deitar a água com o açúcar e deixar levantar fervura até derreter todo o açúcar. Baixar o lume e deixar fervilhar até ganhar uma cor âmbar, de caramelo. Não mexer nunca, para não criar cristais de açúcar. Retirar do lume. Entretanto, aquecem-se as natas no micro-ondas. Deitar as natas no caramelo aos poucos, mexendo vigorosamente. Vai borbulhar bastante, por isso se deve usar uma panela alta. Juntar a manteiga, continuando a mexer. Leva-se de novo a panela ao lume brando, mexendo sempre, até  começar a engrossar (cerca de 8m). Não deixe muito tempo, vamos querer o caramelo ainda um pouco mole. 

Deitar num tabuleiro untado com óleo, por forma a ficar com uma camada com cerca de 1,5cm.  Deixar arrefecer e cortar em quadrados pequenos.

Derreter o chocolate no micro-ondas e deixar ficar apenas morno. Com a ajuda de 2 garfos, mergulhar os pedaços de caramelo no chocolate e colocar num tabuleiro. Levar ao frio para endurecer. 

Embrulhe em papel vegetal ou coloque em forminhas de brigadeiro.


Não resisto a mostrar os cestinhos que a minha irmã me fez para pôr  as guloseimas pascais... não são lindos?!!



Bom apetite!


2 comentários:

  1. optimo aspeto mas nao e muito açucar para 1 cavena de água

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço sempre o caramelo com pouca água, às vezes mesmo sem água e resulta bem, para além de ser mais rápido! ;)

      Eliminar