9.14.2014

Bundt cake de limão e alecrim

Para a edição deste mês do Bundtmania, em que a Mena do As Aventuras de uma Mamã nos desafiou a aromatizar os Bundts, usei uma combinação clássica que já se vê muito em bolos: limão e alecrim. 
Por aqui, gostamos muito de bolos cítricos e este, feito com um toque de curd de limão, ficou com um sabor bem forte, doce e aromático... uma delícia!





Ingredientes
200g de manteiga sem sal, amolecida
280g de açúcar granulado
raspas de 2 limões
3 ovos grandes, temperatura ambiente
200g de iogurte natural  
300g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Meia colher de chá de sal
7-8 raminhos de alecrim, finamente picado (só as folhas)
4 colheres de sopa de curd de limão 

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte bem com margarina uma forma de bundt.

Bimby:
Coloque a raspa do limão e as folhas de alecrim no copo e dê uns toques de turbo. Retire e reserve. Deite a margarina amolecida com o açúcar no copo, com a borboleta e bata 3 min/vel 3. Numa taça, misture a farinha, o sal e o fermento. Junte as raspas de limão e o alecrim. Programe 5m/ velocidade 2 e, pelo bucal, adicione os ovos, 1 cada vez. Deite então 1/3 da mistura de farinha, depois, metade do iogurte, novamente a farinha, o resto do iogurte e termina-se com a farinha

Tradicional:
Bata na batedeira, a margarina amolecida com o açúcar, até obter um creme fofo. Numa taça, misture a farinha, o sal, o fermento, a raspa de limão e as folhas de alecrim finamente picadas. Adicione os ovos, 1 cada vez, ao creme de margarina. Com a batedeira em velocidade média, deite então 1/3 da mistura de farinha, depois, metade do iogurte, novamente a farinha, o resto do iogurtee termina-se com a farinha.

Deite a massa na forma, deite as colheres de curd de limão no centro e, com uma faca, faça um zigue-zag para incorporar na massa, sem misturar completamente. Leve ao forno cerca de 50 min.


Bom apetite!


Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade: Médio; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Limão; N.º de porções: 10; Prato: bolo

4 comentários:

  1. Que lindo está esse bolo, adorei a mistura de aromas!

    ResponderEliminar
  2. Oi Maria João!!!! Acredita que nunca tive a idéia de colocar alecrim numa receita doce? Achei fantástico! Ainda mais no contraste com o limão, parabéns!!! Beijos e bom Domingo pra ti! =)

    ResponderEliminar
  3. ficou com um aspecto delicioso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar