9.24.2014

Empada de peixe e camarão

Se eu fosse uma rapariga com mais tempo e mais paciente, esta empada teria ficado tão bonita quanto saborosa. Mas não... decido-me a fazer uma empada num dia em que chego a casa tarde (valha-me a Santa Bimby, ehehehe), decido-me a fazer a dita entrançada e depois, a meio, apercebo-me que temos compromissos depois de jantar e o entrançado é totalmente aldrabado! 
Mas "It's all about taste", dizem... e nesse requisito, não houve dúvidas: muito boa!


Ingredientes 
Para a massa:
1/4 chávena de água
2 colheres de sopa azeite
1/4 chávena de vinho branco
1 c. chá de sal
150g de banha
1 ovo
500g farinha

Para o recheio:
1 cebola
1 cenoura
8 cogumelos
1 dente de alho
4 lombos de pescada
8 camarões médios
sal e pimenta
1 fio de azeite
1 chávena de leite
1 colher de sopa de amido de milho

Confeção:
Aqueça o leite num tacho em lume médio com sal e pimenta. Quando levantar fervura, junte-lhe os lombos de peixe e deixe cozinhar durante 10m ou até o peixe estar cozido. Nos últimos 3 minutos, junte o camarão. Transfira o peixe e o camarão para um prato com uma escumadeira para arrefecer, junte as cabeças de camarão ao leite, esmague com um esmagador de legumes ou triture, coe e reserve o leite. 

Bimby:
Para a massa, coloque os líquidos no copo, o açúcar, o sal, a banha e programe 2 min/37ºC/vel 1. Junte o ovo, a farinha e programe 2 min/vel espiga até que a massa fique homogénea (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Retire e deixe descansar enquanto faz o recheio.
Deite a cebola e a cenoura no copo e triture 15 seg/vel 5. Junte o azeite e programe 5 min/varoma/vel 1. Junte os cogumelos cortados em 4, os temperos - sal, pimenta - o peixe em lascas e os camarões cortados ao meio, o leite e o amido de milho e programe mais 6 min/varoma/vel colher inversa. 

Tradicional:
Coloque a farinha com o sal e o açúcar numa taça, abra um buraco e deite os líquidos: o ovo, a água, o vinho, o azeite e a banha derretida. Vá trabalhando a massa e misturando os líquidos com a farinha até obter uma bola de massa homogénea. (se estiver demasiado pesada, junte-lhe um pouco de água ou vinho e, se estiver demasiado pegajosa, incorpore um pouco mais de farinha). Deixe descansar enquanto faz o recheio.
Num tacho com um fio de azeite, refogue a cebola picada e a cenoura ralada. Deixe refogar em lume médio uns minutos. Adicione o amido de milho e cozinhe uns segundos. Junte então os os cogumelos cortados em 4, os temperos - sal, pimenta - o peixe em lascas e os camarões cortados ao meio e deixe levantar fervura. Adicione então o leite aos poucos, mexendo sempre.
Divida a massa em 2 porções. Estenda 1 disco de massa redondo e forre uma tarteira untada com azeite com um dos discos, deite o recheio. Estenda a outra parte de massa, corte tiras e decore faça um entrançado. Leve ao forno a 180º por cerca de 30 min. 
 



Bom apetite!

Tempo de preparação: 40 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: peixe; N.º de porções: 5; Prato: prato principal, tartes

6 comentários:

  1. Para mim quanto mais tosco melhor!
    Acho que as refeições quando são apresentadas de um modo muito elaborado e perfeccionista perdem o encanto e começam a parecer falsas, pode parecer parvoíce mas para mim é assim mesmo. Claro que gosto de me aprimorar nas refeições, mas tudo perfeitinho, tudo alinhado, tudo impecável... não... para mim não resulta!
    Gostei imenso da tua empada, está bem apetitosa e com um aspecto caseiro fantástico.

    ResponderEliminar
  2. Sou da mesma opinião!
    E já agora essa empada ui ui :) Com peixinho então, uma delicia!
    Beijocas
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  3. Essa empada deve mesmo ter ficado bem saborosa a julgar pelos ingredientes. O aspeto não está muito mal! Eu pessoalmente nunca me aventurei a fazer trançados, não como me sairia ;) Quem sabe agora que fiquei com a pica para fazer essa tarte me vá aventurar!? :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que ficou muito bonita na mesma! E deve ser uma delicia!

    ResponderEliminar
  5. O entrançado não ficou perfeito mas esta linda na mesma
    O recheio é uma delicia, fica uma excelente refeição
    bjs

    ResponderEliminar