10.09.2015

Queijadas de abóbora

Para adoçar o fim de semana, deixo-vos uma versão mais saudável de umas queijadinhas, com sabores bem outonais e um aroma, sabor e cor deliciosos! A receita hoje vem com recomendações: primeiro,usei a farinha de teff da Myprotein, mas podem usar outra, de espelta, integral ou mesmo de trigo; a segunda: usem a massa filo apenas se forem servir imediatamente. Eu fiz algumas com massa e outras diretamente na forma bem untada. É que a massa filo, no dia seguinte, amolece e perde toda a graça!
Recomendações feitas, vamos à receita!



Ingredientes
400g abóbora, cortada em pedaços
1 pau de canela
160g requeijão (usei o requeijão de cabra Santiago)
100g de açúcar de frutose
4 ovos
20g de farinha de teff (usei Myprotein)
1 c. chá de fermento p/ bolos
açúcar em pó para polvilhar
Folhas de massa filo q.b.
azeite q.b.

Confeção
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Bimby Coloque no copo a abóbora e o pau de canela, cubra de água  e programe 25 min/100ºC/vel colher inversa. Escorra a água, retire o pau de canela, coloque a abóbora, programe 30 seg e vá progressivamente até à vel 7. Junte o requeijão, o açúcar e os ovos e programe 1 min/vel 6. Finalmente, junte a farinha e o fermento e envolva 15 seg/vel 4.

Tradicional
Numa panela, cubra a abóbora com água e coza-a com o pau de canela até estar cozida. Escorra a água, retire o pau de canela e triture a abóbora com a varinha mágica. Junte o requeijão, o açúcar e os ovos e bata bem com a batedeira. Junte seguidamente a farinha e o fermento e envolva.

Se usar a massa filo, estenda uma folha de massa e pincele com azeite. Coloque outra folha por cima e corte quadrados. Com estes quadrados de massa, coloque nas formas untadas com azeite.

Se não quiser usar a massa, unte bem as formas com azeite.

Distribua a mistura pelas formas preparadas e leve ao forno a 180º durante 20 minutos. 
Sirva polvilhadas com açúcar em pó.



Bom apetite!

Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: leite; N.º de porções: 18; Prato: Bolinhos, sobremesa

10 comentários:

  1. Tem um aspecto super apetitoso! Que vontade de provar! Beijinho
    www.sotaodaverdinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Agora amuei ... também queria uma com o chá quentinho que estou a beber. Essas queijadinhas estão com um aspecto super saboroso e já que os olhos também comem, então como logo duas.

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Uauuu!!! Devem ser óptimas!
    A frutose é essencial Maria João? :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, podes substituir por açúcar de cana, mas usa um pouco mais (150g) já que a frutose adoça mais. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Tão boas Maria João, adoro queijadinhas de abóbora!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Hummm que aspecto delicioso!! Gostei muito da ideia, adoro doces de abobora ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que receitinha deliciosa amiga João! Eu adoro este tipo de queijadinhas e ainda para mais com massa filo que eu adoro. :) É que tem mesmo a minha cara e olha, vou levar a receita comigo, esta eu quero mesmo experimentar. Perfeita para aproveitar as abóboras da estação. Obrigado por mais uma partilha deliciosa. :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde! Antes de mais muitos parabéns pelas receitas, têm todas um aspecto divinal! :D Em relação à farinha de teff, se não encontrar posso usar farinha de trigo? e a quantidade é a mesma? Beijinho*

    ResponderEliminar