11.02.2015

Lasanha com molho verde

Estes dias de chuva combinam na perfeição com lasanha, não concordam? Este fim de semana não tive muitas oportunidades para cozinhar, entre passeios e os programas do filhote, mas esta lasanha com molho verde foi uma das refeições reconfortantes num dia de muita chuva. Para confortar o estômago e a alma.


Ingredientes
4 folhas de lasanha fresca
400g de carne de vaca 1 cebola 1 dente de alho 2 tomates 
Sal by Necton e pimenta Margão q.b.
oregãos 1 fio de azeite
1l de leite
100g de farinha
50g de manteiga
1 chávena de espinafres congelados
1/2 chávena de queijo mozarela ralado
 
Confeção
Bimby:
Deite a cebola e o dente de alho no copo e triture 15 segundos, velocidade 5. Junte o azeite e programe Varoma/ 5 min/vel 2. Adicione o tomate e a carne, te
mpere com sal, pimenta e os oregãos e programe 20 min/100º/vel colher inversa.  Retire e reserve.

Para o molho branco: deite o leite, a farinha e a manteiga no copo, tempere com sal e pimenta e programe 14 min/90º/vel 4. Quando estiver a 5 min de acabar, junte os espinafres bem escorridos através do bucal. No final, programe 1 min/vel 9.

Tradicional:
Num tacho, deite um fio de azeite e refogue a cebola e o alho picados. Junte a carne, tempere com sal, pimenta e oregãos e deixe cozinhar uns minutos. Corte o tomate em pedaços e junte ao refogado. Deixe cozinhar em lume brando por uns 15 minutos.
 
Faça agora o molho verde: num tacho, derreta a margarina e acrescente a farinha. Em lume médio, mexa para tirar o gosto de cru da farinha, sem deixar queimar. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para incorporar na farinha e não criar grumos. Use uma vara de arames, se necessário. Junte os espinafres e passe com a varinha. Tempere com sal e pimenta.

Ligue o forno a 180º e monte a lasanha: numa travessa, coloque uma colherada de molho verde no fundo e uma folha de massa (ou mais, de acordo com o tamanho da travessa). Cubra com a carne e um pouco de molho por cima. Cubra com outra camada de massa e repita pelo menos por 3 camadas. Termine com uma camada de massa, deite o restante molho por cima e salpique com queijo ralado. Leve ao forno por 20 minutos.

Bom apetite!
Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: frango; N.º de porções: 4; Prato: prato principal

6 comentários:

  1. Uma sugestão diferente e bem apetitosa :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro uma lasanha nestes dias cinzentos

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo sim Mª João!
    Lasanha é do mais confort food que existe e esta versão com molho verde, está mesmo apetitosa.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de lasanha e esta está muito apetitosa.
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar