2.12.2016

Bolo de abóbora enamorado de chocolate

Como habitualmente, trago um bolinho para o fim de semana! Mas esta semana o bolo vem enamorado, não estivéssemos tão próximos do dia de S. Valentim... Uma ideia que andava para experimentar há muito tempo, desde que a vi no fantástico Kanela y Limón. Neste caso, usei a receita de bolo de chocolate que já tinha feito aqui e a receita do bolo de abóbora da Bimby.   



Ingredientes 
Para o bolo de chocolate:
160g de farinha
80g de chocolate em pedaços
200g de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
55g de manteiga
120ml de buttermilk*
6 colheres de sopa de café
1 ovo

*Para o buttermilk, junte algumas gotas de limão ou vinagre a 300ml de leite, mexa e deixe repousar num local morno por 10min.

Para o bolo de abóbora:
250g de abóbora, descascada e cortada
100ml de óleo
3 ovos
330g de açúcar
250g de farinha de trigo tipo 55
1 colher de sopa de fermento em pó


Cacau em pó q.b. para polvilhar



Confeção
Para o bolo de chocolate: Pré-aqueça o forno a 180º e unte com manteiga e um pouco de farinha 1 tabuleiro de 20x20 cm.
Misture os secos numa taça grande. Noutra, mais pequena, bata o café, o buttermilk, o óleo e os ovos. Aos poucos e com a batedeira no mínimo, misture os líquidos à taça grande, até ter uma massa homogénea. Deite no tabuleiro e leve ao forno por cerca de 25 min. Deixe arrefecer e corte, com um cortador de bolachas.
 
Para o bolo de abóbora:
Triture a abóbora crua (usei a bimby 15 s /vel 9). 
Numa taça, junte a abóbora com o óleo, os ovos e o açúcar e bata com a batedeira uns minutos. Junte farinha e fermento e envolva. 
 
Prepare uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Coloque uma camada fina da massa de abóbora no fundo. Disponha o bolo de chocolate cortado (neste caso, usei corações), em fila, no centro da forma a preencher toda a forma. Deite a restante massa de abóbora, por forma à fila de corações ficar submersa. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 minutos. 


Desenforme e polvilhe com cacau em pó. 
 
Bom apetite e namorem muito!

Tempo de preparação: 65 minutos; Dificuldade: médio; Vegetariano: não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate, abóbora; N.º de porções: 10; Prato: Bolo

6 comentários:

  1. Maria João esse coração no meio ficou mesmo giro.
    Belo Bolinho. Bom fim-de-semana.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo fiocu mesmo muito lindo
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Querida Mª João,
    Adoro esses bolos hidden heart!
    Fiz um para o Dia dos Namorados do ano passado e adoro o efeito. Este teu, sendo de abóbora, ficou-me ainda mais no goto e amei!!
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Quando a abóbora se enamora do chocolate só podem resultar coisas deliciosas, né?! E se saírem da tua cozinha, então têm tudo para serem memoráveis. Gosto este bolinho, simples, lindo e perfeito para partilhar e saborear uma chávena de chá com a cara metade.
    Um beijinho e um feliz dia de S. Valentim!

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria João.
    Quando vi a receita do Kanela & Limón também não resisti e experimentei. O efeito é muito engraçado e perfeito para a ocasião! Ficou lindo e certamente apetitoso.
    Beijinho

    Sílvia

    ResponderEliminar