Confesso que não compro muitos livros da Bimby. Adoro a minha ajudante, uso-a quase todos os dias e há coisas em que é de facto imbatível! Mas, para outros pratos, continuo a preferir o tacho e a frigideira (e a colher de pau) para cozinhar. No entanto, apaixonei-me por este livro - Na rota das Descobertas. Tem receitas maravilhosas e está lindo! Da secção do Brasil, vem esta receita de pão de queijo. Uma delícia e tão simples de fazer...
150g de queijo da ilha
200ml de leite
100ml óleo
1 colher de chá de sal
250g de polvilho azedo
2 ovo, pequenos
200ml de leite
100ml óleo
1 colher de chá de sal
250g de polvilho azedo
2 ovo, pequenos
Confeção
Bimby:
Coloque no copo o queijo aos pedaços, dê 3 golpes de turbo e rale 10 seg/vel 9. Retire e reserve.
Coloque no copo o óleo, o leite e o sal. programe 5 min/90º/vel 1. Adicione o polvilho e e programe 20 seg/vel 6. Deixe arrefecer até aos 50º. Adicione os ovos, o queijo reservado e programe 2 min/vel espiga. Deixe repousar cerca de 10 min.
Tradicional:
Rale o queijo num ralador médio e reserve.
Num tacho, leve ao lume o óleo, o leite e o sal e deixe levantar fervura. Apague, junte o polvilho e bata bem. Deixe arrefecer até conseguir tocar sem queimar. Junte então o queijo e os ovos e bata bem. Deixe repousar cerca de 10 min.
Com as mãos untadas com óleo e a ajuda de uma colher de gelado, faça bolas pequenas e coloque num tabuleiro preparado com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 min.
Bom apetite!
Tempo de preparação: 25 minutos; Dificuldade: Fácil; Vegetariano: Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: polvilho azedo, queijo; N.º de porções: 20; Prato: entrada, pão
Adorei esses pães tem mesmo um aspecto delicioso.
ResponderEliminarBoa semana
Com queijo da ilha fica maravilhoso! beijinhos
ResponderEliminartão bom, maria joão, tão mas tão bom!! adoro pão de queijo e então nesta versão nacional, deve ser uma maravilha!! beijinho e boa semana, força nessa segunda feira!! ;)
ResponderEliminarEsses paezinhos têm um aspecto maravilhoso ! Beijinhos
ResponderEliminarMinha querida João. Pareces que lês o meus pensamentos. Ainda hoje tinha pensado em procurar uma receita de pão de queijo para um jantar que vou ter brevemente. E não é que hoje vejo esta receita que chama por mim. Irei fazer sem dúvida, ficam divinais com um aspecto bem tentador.
ResponderEliminarBeijinho
Ana
Vi esse livro à venda e também fiquei com vontade de o comprar, por acaso tenho uma colega que adora esses pães e está sempre a falar deles, fiquei curiosa. Kiss
ResponderEliminarOlá linda,
ResponderEliminarEu que nem tenho a ajuda da Bimba, passo a vida a dizer isso mesmo, que adoro o tacho, o fogão e a colher de pau, lol!
Adoro pão de queijo, mas polvilho, é algo que or aqui é difícil de arranjar. Tenho de pedir à minha mãe para me trazer quando cá vier, o polvilho e mais um naco de queijo da Ilha e, entretendo, estes teus pãesinhos ficam na lista de espera, mas guardados.
Um beijinho,
Lia