8.05.2016

Bolo amanteigado de iogurte e mirtilos com crumble

Para quem ficou assustado com o post de ontem, tranquilizem-se... Mesmo de dieta, continuo a cozinhar "normalmente", que é como quem diz: a fazer gordices, para a família. O rapaz está de férias em casa e isto significa que a cozinha não para! 
E este bolo amanteigado, com iogurte, mirtilos e um crumble para lhe dar aquele toque especial é bem rápido de fazer e é mesmo uma deliciosa gordice para vos deixar de sugestão para este fim de semana. 

Receita adaptada destes muffins do Blog Trem Bom.



Ingredientes
Para a massa:
3 chávenas de farinha de trigo sem fermento
2 chávenas de açúcar
3 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sal
2 chávenas de iogurte (usei grego ligeiro)
110g de manteiga sem sal derretida
2 ovos grandes
chávenas de mirtilos

Para o crumble:
1/2 
chávena de farinha de trigo sem fermento
1/2 
chávena de açúcar mascavado
60g manteiga gelada picada em cubinhos

Confeção

Prepare uma forma de bolo inglês ou de pão de forma, untando com manteiga e salpicando com farinha. 

Pré-aqueça o forno a 180º.

Comece por preparar o crumble: Coloque todos os ingredientes num processador e pulse até ficar com uma consistência de areia (usei a bimby com 4 toques de tubo). Se não tiver um processador, junte todos os ingredientes numa tigela e, com as mãos, desfaça a manteiga até obter o mesmo resultado. Reserve no frigorífico até à hora de usar.

Para a massa, combine numa taça todos os ingredientes secos: a farinha de trigo, açúcar, fermento e sal. Junte os mirtilos e envolva-os na farinha. 
Noutra taça, coloque o iogurte, manteiga derretida e ovos e bata para misturar. Verta os líquidos por cima dos secos e misture com a colher de pau ou espátula. Não bata! 
Coloque a massa na forma, com o crumble distribuído por cima. 
Leve ao forno entre 45-50 minutos. Vá vigiando e, se o crumble estiver dourado antes de acabar a cozedura do bolo, tape com um papel alumínio para não queimar.

Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar. 


Bom apetite!



Tempo de preparação: 60 minutos; DificuldadeFácilVegetarianoNão; Para crianças: Sim; Ingrediente principal: MirtilosN.º de porções: 10Prato: bolo

3 comentários:

  1. Ola
    Fica bom se substituir os mirtilios por pepitas de chocolate?Isto porque cá em casa ninguém gosta de mirtilios. E o açúcar marcavado pelo amarelo?

    Obrigado desde já!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia :)
    Eu sou uma chocolateira, mas aqui os mirtilos cortam um pouco o doce e o chocolate vai acrescentar... Se gostarem, substitua antes por outro fruto vermelho (framboesa, groselha ou amora). Se usar o chocolate, corte um pouco no açúcar da massa para não ficar enjoativo. ;)
    No crumble pode usar o açúcar amarelo, sim.

    ResponderEliminar
  3. Uma fatia dessas era tão bem vinda para as férias!! Depois, tb tenho que regular as gordices cá por casa ;)

    ResponderEliminar