8.26.2016

Scones de maçã com golden syrup

Estes são talvez os melhores scones que já fiz... a maçã dá-lhes uma textura mole por dentro e a combinação desta fruta um toque de sabor de caramelo do golden syrup colocou estes meninos no top dos scones cá por casa! E são bem rápidos de fazer, por isso, são mesmo a receita perfeita para os lanches gulosos do fim de semana!



Ingredientes 

2 chávenas e meia de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de açúcar 
1/2 chávena de butermilk*
2 ovos 
150g de manteiga sem sal
1 maçã 
Golden syrup q.b. para salpicar 

* para fazer o butermilk, junte umas gotas de limão a 1/2 chávena de leite e deixe repousar 10 min à temperatura ambiente.

Confeção 
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bimby:
Coloque no copo a farinha, o açúcar, o sal e o fermento e misture 15 seg/vel 4. Junte a manteiga bem fria cortada em cubos e programe 20 seg/vel 5. Adicione os ovos batidos e o butermilk e programe 0,5 min/vel espiga. 

Tradicional:
Misture numa taça a a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Junte a manteiga bem fria cortada em cubos e misture com as mãos até obter uma mistura tipo areia. Adicione os ovos batidos e o butermilk e misture com uma colher de pau. 

Adicione a maçã descascada e cortada em pedacinhos e envolva. Numa bancada bem enfarinhada, deite a massa e espalme-a, com as mãos também enfarinhadas num círculo com cerca de 2 cm de altura. Corte os scones em triângulo e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno por cerca de 15 min.

Quando os retirar, deixe arrefecer um pouco e sirva salpicados com um pouco de Golden Syrup.

Notas
1 - podem dobrar a receita e congelar os scones antes de os colocar no forno. Para os fazer, basta colocarem no forno pré-aquecido os scones congelados e deixá-los cerca de 25 minutos.
2 - caso não encontrem Golden Syrup, podem substituir por mel ou caramelo.


Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; DificuldadeFácil; Vegetariano:Não; Para crianças: Sim; Ingrediente principal:maçã, golden syrupN.º de porções: 8Prato: Bolinhos, snacks

3 comentários:

  1. Ficaram deliciosos!!! :)
    Hummm....
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Que lindos e com maça são com toda a certeza uma delicia
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. É assim... tu não digas a palavra melhores neste blog! Lembras-te o que aconteceu no Bolinho de chocolate? Ah pois é... agora vou daqui a pensar nestes scones, malvada! :D beijo

    ResponderEliminar